30 anos de MacGyver

Poisé, os saudosistas adoram, as novas gerações nem ouviram falar (a não ser quando vira meme), mas o fato é que dia 29 de setembro completou 30 anos da estréia de Profissão:Perigo, o seriado que tinha Angus MacGyver no papel principal.

MacGayver era um agente que usava “seus conhecimentos científicos” para sair de enrascadas e criar geringonças mirabolantes como impedir o vazamento de um tanque de ácido sulfúrico com uma barra de chocolate ou consertar um fusível queimado com embalagem de chicletes. MacGayver chegou, inclusive, a virar VERBO OFICIAL NO DICIONÁRIO este ano.

Veja alguns dos truques:

fonte: revista Galileu

fonte: revista Galileu

Ao longo de 139 episódios da série exibida entre 1985 e 1992 o agente nunca disparou um tiro sequer. “Mac­Gy­ver fez sucesso porque é um homem comum”, arrisca o físico e matemático Leonard Mlodinow, um dos roteiristas da série, coautor de Uma nova história do tempo, com Stephen Hawking, e autor de best-sellers como O andar do bêbado. Criado por Lee David Zlotoff, MacGyver é a mais perfeita antítese de outro famoso agente secreto, James Bond. Ao contrário do 007, que dispunha de um arsenal de gadgets, MacGyver só podia contar com elementos do cotidiano, como clipes de papel e canivete suíço, para fugir do perigo.

“Muito da inspiração para criar o personagem veio do meu pai, que era um cara multifacetado e também me deu meu primeiro canivete suíço, que continua comigo até hoje e inspirou aquele que Mac­Gyver usa”, explica Zlotoff. “Quanto mais simples e direto, melhor era o truque”, cita o geólogo John Koivula, diretor do Instituto Gemológico da América, que já foi acordado de madrugada pelos roteiristas para explicar como se faz explosivo com leite. Ao todo, Koivula ajudou a bolar 313 “macgyverismos”: 302 para a série e 11 para os dois filmes para a TV: O tesouro perdido de Atlântida e Conspiração internacional. “Se percebia que o truque oferecia qualquer risco de lesão, eu omitia detalhes importantes para evitar que os telespectadores o reproduzissem em casa”, confessa o consultor. Mesmo assim, houve adolescente que conseguiu explodir o armário do colégio e, na hora de pagar o prejuízo, colocou tudo na conta do personagem da TV.

No fim dos anos 1980, quando a série já era um êxito, dois jovens fabricaram uma bomba caseira em uma garagem. A explosão, inesperada, matou um deles. O sobrevivente disse que o motivo para realizar tal experimento foi inspirado em um episódio de MacGyver, mas anos depois essa alegação soou contraditória, pois não havia nenhum capítulo da série mostrando algo parecido.

Richard Dean Anderson, que encarnou o personagem, obteve o papel de primeira porque se apresentou na audição com óculos escuros. De acordo com o diretor do casting, isso mostrou a despretensão do ator, algo que a equipe buscava naquele momento. Aos 64 anos, hoje o ator deixou para trás a faceta de galã e, na telinha, não tem mais o apelo de outros tempos. Entre 1997 e 2007, ele atuou na série Stargate SG-1 – os papéis no cinema, nesse mesmo período, não tiveram repercussão positiva. Ele chegou a fazer uma participação no desenho animado Os Simpsons, dublando uma versão animada de MacGyver, e uma paródia do personagem no programa de humor Saturday Night Live.

Claro que com a onda de remakes que tomou conta de Hollywood era uma questão de tempo até MacGayver dar o ar da graça novamente. Esta semana foi anunciado que a série ganhará um remake produzido por James Wan, diretor de Jogos Mortais, Invocação do Mal Velozes e Furiosos 7, que também deve dirigir o episódio piloto. O novo seriado foi encomendado pela CBS e ainda não se sabe quem será o novo ator a interpretar o agente e nem foi definida uma data de estreia. Wan é um grande fã da série e há anos tentava aprovar a produção de um filme sobre o personagem. O estúdio New Line chegou mesmo a anunciar um em 2009, mas acabou nunca acontecendo. Agora, a ideia central da série  será uma “reimaginação” das aventuras de um MacGyver  de 20 e poucos anos, que é recrutado por uma organização clandestina, onde ele pode usar seu talento de buscar soluções pouco convencionais para problemas e ainda prevenir desastres.

ads_macgyver1

Algumas curiosidades:

2003 > O ator Jared Padalecki, o Sam Winchester da série Supernatural, interpreta Clay MacGyver, o sobrinho do herói, no spin-off Young MacGyver, que  não passou do piloto.

2007 > O humorístico Saturday Night Live cria o personagem MacGruber. Três anos depois, chega aos cinemas a paródia Corram que o agente voltou, estrelada por Will Forte.

2008 > O seriado MythBusters – Os caçadores de mitos, do Discovery Channel, dedica o centésimo episódio a testar o rigor científico de algumas das invencionices de MacGyver.

2012 > A Image Comic lança MacGyver: Fugitive Gauntlet, HQ de Tony Lee e Will Sliney. Dividida em cinco edições, mostra o herói às voltas com uma rede de espionagem.

2014 > MacGyver: Deadly Descent é um game com versões para iOS e Android. O objetivo é montar os quebra-cabeças no menor tempo possível e resgatar um grupo de cientistas encurralado.

Fontes: Galileu e Blog de Hollywood

Anúncios

3 pensamentos sobre “30 anos de MacGyver

  1. Pingback: ‘O Casamento do Meu Melhor Amigo’ vai ganhar continuação em formato de série de TV | pausa dramática

  2. Pingback: ‘Segundas Intenções’ vai ganhar continuação em formato de série (também) | pausa dramática

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s