Faxineiros de museu limpam sala e mandam obra de arte para o lixo por engano

Pois é, está cada vez mais complicado separar a arte do lixo mesmo. Se para nós, meros mortais, não é fácil, quem dirá para quem não é “entendido” do assunto de forma alguma e é um simples faxineiro.

Foi o que aconteceu em no Museu de Arte Moderna e Contemporânea na cidade de Bolzano na Itália. A equipe de limpeza do museu italiano destruiu uma das obras em exposição ao pensar se tratar de sujeira deixada por uma eventual festa. O fato curioso aconteceu na última sexta-feira (23).

A peça era composta por 300 garrafas de champagne, bitucas de cigarro e confetes espalhados pelo chão de uma sala. De acordo com os autores, os artistas de Milão conhecidos por Goldschmied e Chiari, a composição é uma crítica à Itália dos anos 1980, um período marcado por “consumismo e hedonismo dos políticos socialistas e suas festas inacabáveis”.

Obra

Museion02_3483758b
imagens da instalação artística

Parece que para os funcionários da limpeza, a obra “Onde Nós Vamos Dançar Nesta Noite” foi convincente e conseguiu o intuito de demonstrar a sujeira e a bagunça: em poucos minutos, eles retiraram as garrafas e “limparam” a sala de exposição. “Nós pedimos para que eles limpassem uma outra sala, onde realmente existiu um evento. Evidentemente, eles se confundiram”, disse a diretoria do museu Letizia Ragaglia ao jornal italiano Alto Adige.

Por sorte, os funcionários colocaram a “sujeira” no lixo reciclável e a diretora disse acreditar que os artistas poderão remontar a obra.

art-1
imagem da sala “limpa” após a faxina

VIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s