25 curiosidades para celebrar 25 anos de ‘Esqueceram de Mim’

Foi nesta mesma época em 1990 que um dos maiores clássicos natalinos estreou nos cinemas americanos. Aquele que viria a ser o filme de todos os natais na TV brasileira e que muita gente cresceu assistindo e ainda ama.

Estamos falando de Esqueceram de Mim, um dos filmes mais marcantes da carreira de Macaulay Culkin, dirigido pelo então mestre dos filmes infantojuvenis Chris Columbus e com roteiro do também mestre das comédias adolescentes John Hughes.

Columbus escreveu filmes como Gremlins, Os Goonies O Enigma da Pirâmide e dirigiu diversos longas, como Uma Babá Quase Perfeita, O Homem Bicentenário, Rent, Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara SecretaPercy Jackson e o Ladrão de Raios. Já Hughes, foi o responsável pelo roteiro e direção de filmes hoje clássicos dos anos 80, como Curtindo a Vida Adoidado, Gatinhas e Gatões O Clube dos Cinco.

Vamos ver algumas curiosidades sobre o filme?

1. A foto da namorada do Buzz que o Kevin encontrou era, na verdade, de um menino, feito para parecer com uma menina, porque o diretor achou que seria muito cruel tirar sarro de uma garota.

2

2. Existe uma lenda de que Elvis Presley (que morreu em 1977) fez uma ponta no filme. Muitos daqueles que acreditam que Elvis ainda está vivo sustentam que o homem de pé no fundo da cena onde a Sra. MacCallister está gritando com o funcionário da recepção é Elvis.

3

3. A Playboy que Kevin encontra na sala de Buzz é de julho de 1989, com Erika Eleniak, como Miss Julho.

4

4. A “fonalha do mal” foi feita por dois caras com linhas de pesca e lanternas.

5

5. Robert De Niro recusou o papel de Harry.

6

6. “Angels with Filthy Souls” é um filme de gangsters falso, foi feito especialmente para Esqueceram de Mim. Também foi o último filme do ator Ralph Foody

7

7. O Talkboy foi originalmente concebido para o filme, usado pelo personagem de Macaulay Culkin. Em 1993 foi transformado em uma versão comercial, chamando a atenção dos fãs dos filmes.

8. John Candy filmou sua parte em apenas um dia. A história sobre uma vez ter esquecido seu filho em uma casa funerária foi totalmente improvisada. Sua parte é obviamente inspirada pelo personagem que interpretou em “Antes Só do que Mal Acompanhado”.

9. Na cena em que Harry morde o dedo do Kevin, Joe Pesci deixou uma cicatriz no dedo de Macaulay Culkin.

10. O papel de Kevin foi escrito para Macaulay Culkin, entretanto, mais de 100 crianças participaram de testes para se ter certeza da escolha.

11. A ideia para o roteiro de Esqueceram de Mim surgiu quando o diretor John Hughes rodava Quem Vê Cara Não Vê Coração, também estrelado por Macaulay Culkin.

16

12. Daniel Stern não gritou enquanto gravava a cena em que uma aranha está em seu rosto por que ficou com medo de assustá-la. Sabe a cena em que Marv, o mesmo bandido atrapalhado, entra pela janela e acaba pisando em bolinhas natalinas? Para gravar a cena o ator Daniel Stern usou um pé de borracha e os enfeites pisoteados eram feitos de açúcar.

13. O diretor do filme, Chris Columbus, também é o diretor de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. A trilha sonora original de “Esqueceram de Mim” foi feita por John Willians, que também trabalhou no filme do bruxinho. O filme foi lançado em 1990 e passou pela primeira vez na TV só em 1993 e o primeiro canal a exibir foi a Fox.

14. Macaulay Culkin recebeu 4.5 milhões de dólares para estrelar o filme Esqueceram de Mim 2. A quantia foi a mais alta já paga a um ator de 12 anos de idade.

17

15. Apesar do endereço do tio de Kevin em Nova Iorque existir de verdade, as cenas do exterior da casa e da vizinhança foram filmadas em Los Angeles. O endereço seria 51 W. 95th St., no Upper West Side, pertinho do Central Park, mas todas as cenas em que a townhouse aparece foram feitas em uma cidade cenográfica em Hollywood.

16. Depois da fama com o filme Esqueceram de Mim, em 1990, Macaulay Culkin, ficou na segunda posição na lista 100 melhores atores-mirim, do canal Vh1, e na mesma colocação na lista das 50 melhores estrelas mirim, do canal E!

17. A casa da árvore de Kevin não existia no set de  filmagens. A casinha foi construída especialmente para o filme e demolida assim que as gravações foram encerradas.

20

18. A casa da família Mccallister existe de verdade. Se você quiser visita-la basta ir no seguinte endereço: 671, Lincoln Avenue, Winnetka, Illinois.

19. O irmão de Macaulay, Kieran Culkin, também atua no filme, como o primo de Kevin, Fuller. Kieran não abandonou a carreira de ator, tendo estrelado diversos filmes como Scott Pilgrim Contra o Mundo A Estranha Família de Igby.

20. Da mesma forma que o roteiro de “Esqueceram de Mim” é uma história familiar, questões familiares reais também fizeram parte da produção do filme. O diretor Chris Columbus disse, em uma entrevista ao The Guardian em 2013, que, na época em que gravou o filme era muito ingênuo e que trabalhar com questões familiares foi complicado, afinal o próprio Macaulay tinha problemas familiares na época. Os pais do ator mirim viraram notícia em 1995 depois de entrarem em uma batalha legal para conseguirem o poder de toda a fortuna de Macaulay.

Kieran Culkin

21. O filme foi lançado em novembro de 1990 e, no primeiro final de semana de exibição, arrecadou mais de US$ 17 milhões em bilheteria, fora o que faturou nas 12 semanas em que ficou em primeiro lugar – só para você ter ideia, “Esqueceram de Mim” ficou no top 10 dos mais vistos até junho de 1991. O longa foi a maior bilheteria de 1990 e fez com que os demais filmes lançados na época ficassem conhecidos como “home aloned”, ou seja, ficaram “sozinhos em casa” vendo o sucesso do concorrente.

22. O elenco original está presente em “Esqueceram de Mim 2”, mas mais três filmes, com outros atores, foram feitos com a mesma “receita”. A sequência, porém, não acaba aí: são cinco filmes, no total (três sequências sem o elenco original, a última delas de 2012), além de três jogos de vídeo game e dois jogos de tabuleiro.

23. Não é só no Brasil que a exibição do filme se tornou uma tradição natalina. Um dos países que mais ama “Esqueceram de Mim” é a Polônia, onde em pleno 2011, mais de 5 milhões de pessoas ligaram a TV para assistir o clássico.

24. O pequeno Macaulay Culkin tinha medo de verdade de Joe Pesci, que interpretou o bandido Harry. Pesci evitou fazer amizade com Culkin durante as filmagens e nem mesmo ficava perto do garoto. Durante o ensaio da cena em que Kevin é pendurado à porta pela blusa, Pesci mordeu o dedo de Culkin e acabou machucando o ator. Aliás, Pesci não estava acostumado a gravar ao lado de crianças e, por isso, os diretores tiveram que ensiná-lo a falar menos palavrão, por exemplo.

25. Não há como negar que o esquema que Kevin armou para se livrar dos bandidos foi sensacional, mas e se aqueles ataques tivessem acontecido de verdade com alguém? Bem… Nesse caso, os bandidos provavelmente teriam sofrido lesões muito mais graves. De acordo com o Dr. Ryan St. Clair, os vilões jamais sairiam ilesos ou com tão poucos machucados das armadilhas de Kevin. Lembra o lança-chamas que colocou fogo na careca de Harry? Pois é. Segundo Clair, qualquer pessoa que passasse por isso teria sérios problemas não só na pele, mas também no crânio. Isso para falar apenas de uma das armadilhas de Kevin.

** Bônus – VOCÊ SABE PORQUE NINGUÉM DEU FALTA DE KEVIN NO AEROPORTO?

Simples: porque seu pai joga sua passagem no lixo quando ainda estão em casa! Então não sobra uma passagem sem o dono na hora do embarque! Esta cena está no filme. Já tinha reparado?

Anúncios

Um comentário sobre “25 curiosidades para celebrar 25 anos de ‘Esqueceram de Mim’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s