30 anos de ‘Os Goonies’. Veja 30 curiosidades sobre o filme

A década de 1980 produziu diversos clássicos do cinema. Entre eles está Os Goonies, lançado em 1985. Nos EUA ele estreou em junho, mas no Brasil o filme estreou dia 12 de dezembro. Ou seja: este mês completa 30 anos!

goonieswallpaper

Que tal relembrar do filme com 30 curiosidades? #partiu

  1. Dia dos Goonies. Em 2010, o prefeito de Astoria (Oregon, Estados Unidos) anunciou oficiamente o dia 7 de junho como o “Dia dos Goonies”. A cidade serviu como principal cenário para o filme.
  2. A origem do mapa do tesouro. O diretor de arte, J. Michael Riva, confessou que ele até achava o mapa legal, mas não “velho” o suficiente. Então, às vésperas de começarem as filmagens, no quarto do hotel mesmo, ele resolveu usar café e, na falta de tinta, o próprio sangue (OMG!), para envelhecer o papel.mapa goonies
  3. O fim do mapa do tesouro. Patty Duke, mãe de Sean Astin (Mikey) jogou o mapa na lixeira, muitos anos depois, pensando se tratar de papel velho, quando fazia uma faxina no quarto do rapaz. A produção tinha deixado Astin ficar com o objeto de cena.
  4. A origem do “Inferno”. Inferno, o navio de Willy Caolho, foi inspirado na embarcação do filme O Gavião do Mar, de 1940. A peça usada nas filmagens era de tamanho real (nada de chroma key, estamos falando de 1985!) e levou dois meses e meio para ser construída.
  5. “Inferno” virou Piratas do Caribe? Mas nem tudo se perdeu. Algumas peças da embarcação foram reaproveitadas na construção (veja só!) do brinquedo Piratas do Caribe, da Disneylândia, que estava sendo reformado na época.
  6. “Holy shit!” O elenco foi proibido de ver o tal navio antes das filmagens – exatamente para pegar a reação das crianças o mais genuína possível, ao verem a embarcação pela primeira vez. Foi aí que Josh Brolin (Brand), então com 16 anos, soltou um “puta merda!” (“holy shit!“) e a cena teve que ser refilmada.
  7. Sexy Sloth? John Matuszak era considerado um símbolo sexual na época. Tanto era que posou nu para a revista PlayGirl. Infelizmente, o ator/ ex-jogador morreu em 1989, e as causas são estranhas até hoje. Especula-se que ele tenha sido vítima de insuficiência cardíaca decorrente do uso de anabolizantes; overdose, porque foram encontrados traços de um dos componentes da cocaína em seu sangue; ou mesmo pneumonia.sloth
  8. “Um grandalhão forte pra caramba”. Lá pro final do filme, Dado diz algo em chinês – que é legendado também em chinês na tela. Você sabe o que significa a frase? Em bom português, o que ele fala é “Ele é um grandalhão forte pra caramba” (“He is a big strong man”, em bom inglês). É claro que ele se referia ao Sloth.
  9. Pegadinha do Spielberg. Na última semana de filmagem, todo o elenco tratou Donnerde maneira fria, deixando o diretor bastante intrigado. Mas tudo não passava de uma pegadinha de Steven Spielberg, que os orientou a agir assim. Terminadas as gravações, Richard embarcou para sua casa de praia no Havaí onde foi surpreendido por todo o elenco – além de Spielberg – para comemorar a realização do filme com um churrasco.
  10. Nasce um grande ator. Antes de brilhar em Onde os Fracos não Têm Vez; de ser indicado ao Oscar de ator coadjuvante por Milk – A Voz da Igualdade; de assumir o papel do Agente K em Homens de Preto 3; bem antes de ser escalado como o Thanos de Guardiões da Galáxia e Vingadores: Era de Ultron, houve Goonies. O filme marca a estreia de Josh Brolin como ator.thanos
  11. Catapora. Jeff Cohen pegou catapora assim que foi selecionado para o papel de Gordo. Repouso? Que nada! Ele apareceu no set mesmo assim, com medo de ser substituído.
  12. Aposta. Durante as filmagens, a jovem Martha Plimpton (a Stef), então com 14 anos, apostou com Richard Donner de que ela pararia de roer as unhas até o fim das gravações. E não é que conseguiu? A cor do dinheiro, no entanto, ela só viu muitos anos depois. Donner só honrou a dívida quando eles gravavam os extras para o DVD.
  13. Goonies ‘R’ Good Enough. Na cena em que os meninos estão assistindo ao clipe da música “The Goonies ‘R’ Good Enough”, da cantora Cyndi Lauper, os atores não estavam assistindo ao clipe da música realmente. A canção só foi criada seis meses depois do fim das filmagens. A cantora Cyndi Lauper foi recrutada como uma nova goonie para o videoclipe da música tema do filme. O clipe tinha 12 minutos de duração e praticamente conta a história do filme inteiro. Cindy ajudou a escrevê-la.
  14. Nome trocado. Em uma das cenas é possível ouvir Mikey chamando o irmão Brand de Josh. Sean Astin, o intérprete de Mickey, gritou o nome do ator (Josh Brolin), e não o do personagem, mas o erro passou na edição final.
  15. Riso involuntário. Richard Donner caiu na gargalhada na cena em que Gordo começa a chorar depois que Jake Fratelli (Robert Davi) toma o sorvete do garoto. Até aí, nada de mais. Mas acontece que o diretor riu enquanto a cena estava sendo filmada e, prestando atenção, é possível ouvir a gargalhada, que vazou no áudio original.
  16. Participações especiais. Alguns membros da equipe de filmagem de Gooniesatuaram no filme – um bico, uma ponta. A assistente de direção Jennie Lew Tugend é a mãe do Dado; o pai do Bocão é um dos cinegrafistas; outro cameraman “interpreta” o morto do freezer. E tem até o diretor. Donner é o xerife de cabelos brancos que aparece na cena final.
  17. Casamento. A atriz que interpretou Harriet Walsh, Mary Ellen Trainor, era casada com Robert Zemeckis. Ela esteve em quatro de seus filmes: Tudo Por Uma Esmeralda, De Volta para o Futuro II, A Morte Lhe Cai Bem e Forrest Gump. Eles se divorciaram em 2000.
  18. Medo. O elenco disse que estava apavorado em filmar o vídeo “Goonies R Good Enough” com Cyndi Lauper, porque todos os lendários lutadores que participaram do clipe eram assustadores.
  19. O nome. Os Goonies são chamados assim porque todos eles moravam em um bairro de Astoria, chamado “Goon Docks”.
  20. Turismo. Se você visitar Oregon e quiser fazer um tour pelas locações do filme, visite TheGoonies.org, que apresenta uma lista de todos os locais onde foi filmado. Você ainda pode visitar a casa Goonie, os proprietários não se incomodam.
  21. Mais gente famosa. Outro ator que ficou famoso e é reconhecido até hoje é Sean Astin. Entre as produções recentes mais conhecidas estão O Senhor dos Aneis (onde interpreta Sam) e o seriado The Strain.sean astin
  22. Custo. O filme custou meros 19 milhões de dólares e teve um ótima bilheteria, de 61 milhões de dólares.
  23. Equipe. Foi dirigido e produzido por Richard Donner que tem uma extensa carreira dirigindo séries que se tornaram clássicos, como O Fugitivo, Agente 86, Kojak, O Homem de Seis Milhões de Dólares, Além da Imaginação, Contos da Cripta, entre outros. Sua carreira no cinema foi igualmente prodigiosa, tendo ele na direção de A Profecia, o primeiro filme do Superman, a franquia Máquina Mortífera e O Feitiço de Áquila. Também foi produtor executivo no primeiro filme dos X-Men, X-Men Origens: Wolverine e produtor em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. O roteiro ficou por conta de Chris Columbus (que dirigiu Esqueceram de mim, os dois primeiros Harry Potters, Uma Babá Quase Perfeita, Rent, O Homem Bicentenário, entre outros), baseado em uma história de Steven Spielberg.
  24. Video game. O filme rendeu três jogos. O primeiro foi lançado para MSX e Nes, com o nome de The Goonies. A sequência, The Goonies 2, não tinha nada a ver com a película, mas foi muito bem recebido pela crítica. O último jogo foi feio para o Commodore 64, Atari e Apple 2, com algumas alusões ao filme e cheio de puzzles.
  25. Pirata caolho. Willy Caolho, ficou preso na caverna enquanto fugia da marinha, quando uma rocha gigante fechou a entrada. Ele obrigou todos os tripulantes do Inferno a cavarem tuneis, e os encheu de armadilhas. Como não queria que ninguém ficasse com seu tesouro, matou toda a tripulação e se suicidou.
  26. “Não canto mais”. Cindy Lauper se recusou a tocar o tema do filme ao vivo a partir de 87, e só a incorporou de volta em seus shows em 2004.cyndi lauper goonies
  27. Dublagem famosa. Você conseguiria descobrir de quem são as vozes de Brand (Josh Brolin) e Bocão (Corey Feldman), na versão dublada para o português? Os irmãos e atores Selton Mello e Danton Mello são as vozes dos personagens que estão marcados em nossa memória!
  28. Superman. John Matuszak, ator que deu vida ao Sloth, era um jogador de defesa do time de futebol americano Oakland Raiders até 1981. Em certo momento do filme, inclusive, Sloth está vestindo uma camisa do Raiders. Em uma das cenas você vê quando ele aparece com uma camiseta do Super-Homem, e isso não teve nada de aleatório: Superman, de 1978, também foi dirigido por Donner.02_sloth_toad.com_.br_
  29. Star Wars. O modelo do navio que a gente vê navegando no final do filme tem um R2-D2 escondido no convés.
  30. E a sequência? Os Goonnies não querem morrer. Rumores sobre Goonies 2 circulam há anos. Alguns dos atores do filme original já desdenharam a participação, enquanto outros disseram que certamente participariam.

VIA, VIA e VIA

Anúncios

Um pensamento sobre “30 anos de ‘Os Goonies’. Veja 30 curiosidades sobre o filme

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s