25 curiosidades para celebrar 25 anos de ‘O Silêncio dos Inocentes’

Em 12 de fevereiro de 1991 estreava nos Estados Unidos aquele que se tornaria um clássico dos filmes de suspense modernos: O Silêncio dos Inocentes.

A saga de Hannibal Lecter e Clarice Starling atterorizou muita gente na época e, até hoje, ainda é um dos melhores filmes do gênero.

Vamos ver abaixo 25 curiosidades sobre o filme para comemorar seus 25 anos de lançamento norteamericano:

  1. É até hoje o único filme de terror/suspense a ganhar um Oscar de Melhor Filme. Somente outros quatro foram indicados: O Exorcista (1973), Tubarão (1975), O Sexto Sentido (1999) e Cisne Negro (2010).silence-of-the-lambs-02
  2. Foi o terceiro filme na história a receber os 5 principais Oscars (Melhor Filme, Direção, Roteiro, Ator e Atriz). Os demais foram Aconteceu Naquela Noite (1934) e Um Estranho no Ninho (1975).
  3. O filme ultrapassou o seu orçamento em sua primeira semana de lançamento. E ficou no topo da bilheteria nos Estados Unidos por 5 semanas.
  4. O autor do livro em que o filme se baseou, Thomas Harris recusou a oportunidade de estar envolvido no filme de qualquer maneira, embora ele tenha desejado o elenco e a equipe a melhor sorte com a adaptação.
  5. A Unidade de Ciência Comportamental do FBI (da vida real) ajudou na realização deste filme. A plena cooperação do FBI, aconteceu pois a agência viu a produção como uma ferramenta de recrutamento potencial para contratar mais agentes do sexo feminino.hannibal_lecter
  6. Quando o agente de Anthony Hopkins telefonou-lhe em Londres, para dizer que ele estava enviando um script chamado “O Silêncio dos Inocentes” (The Silence of the Lambs), Hopkins imediatamente pensou que se tratava de um filme infantil.
  7. Em preparação para seu papel, Anthony Hopkins estudou arquivos de serial killers. Além disso, ele visitou prisões, estudou assassinos condenados e esteve presente durante a audiências judiciais relativas a assassinatos em série.
  8. Uma das inspirações de Anthony Hopkins para interpretação de Hannibal Lecter foi o hábito de um amigo de Londres, Ele nunca piscava enquanto falava, enervando todos ao seu redor.
  9. Anthony Hopkins descreveu sua voz para Hannibal Lecter como, “uma combinação de Truman Capote e Katharine Hepburn.”
  10. Anthony Hopkins e Jodie Foster compartilham apenas quatro cenas durante todo o curso do filme.Promo-pic-the-silence-of-the-lambs-31769967-1024-679
  11. Hannibal Lecter fica em cena apenas 17 minutos durante todo o filme. Tempo suficiente para criar um personagem clássico e amedrontador.
  12. Depois de Lecter ser transferido de Baltimore, o plano era para vesti-lo com um macacão amarelo ou laranja. Anthony Hopkins convenceu o diretor Jonathan Demme e o figurinista Colleen Atwood que o personagem pareceria mais clínico e inquietante se ele estivesse vestido de branco puro. Hopkins, afirma que teve a ideia de seu medo de dentistas.
  13. Buffalo Bill é a combinação de três reais assassinos em série: Ed Gein, que esfolou suas vítimas, Ted Bundy, que sequestrava mulheres em seu carro, e Gary Heidnick, que manteve mulheres que ele sequestrava em um buraco em seu porão. Gein também serviu inspiração para o assassino de Psicose.
  14. Jodie Foster afirma que, durante a primeira reunião entre Lecter e Starling, a zombaria sobre seu sotaque do sul feita por Anthony Hopkins foi improvisada no local. A reação horrorizada de Foster era genuína; ela se sentiu pessoalmente atacada. Mais tarde, ela agradeceu Hopkins por gerar uma reação tão honesta.
  15. É o segundo filme a apresentar o personagem do Dr. Hannibal Lecter, o primeiro foi Caçador de Assassinos (1986) de Michael Mann. Lecter ainda aparece em Hannibal (2001), Dragão Vermelho (2002), Hannibal – A Origem do Mal (2007) e na série de TV Hannibal (2013 – 2015).hannibal1
  16. Este filme contém uma linha famosa erroneamente repetida à exaustão: a maioria usa a citação “Hello, Clarice”, quando a frase correta é “Good evening, Clarice”. Na sequência, Hannibal, quando o Dr. Lecter fala ao telefone com Clarice (agora interpretada por Julianne Moore) pela primeira vez, ele, de fato, diz “Olá Clarice”. Isso foi colocado pelos roteristas de Hannibal como uma piada interna, em referência à citação errada do filme original.
  17. As regras para falar com Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) são as mesmas que as regras para falar com Ethan Powell em Instinto (1999), um papel também desempenhado por Hopkins.
  18. A mariposa que se encontra no cartaz do filme, Acherontia styx, é também conhecida como “mariposa da morte”. Ela traz na cabeça uma mancha em forma de caveira. E se refere a Buffalo Bill, evocando a sua metamorfose.
  19. Thomas Harris, escritor norte-americano, é o autor de O Silêncio dos Inocentes. Ele possui cinco best-sellers adaptados para o cinema: Domingo Negro, Dragão Vermelho, O Silêncio dos Inocentes, Hannibal, Hannibal – A Origem do Mal.
  20. O diretor Jonathan Demme aparece rapidamente em cena, com um boné azul, no final do filme.
  21. Jonathan Demme, nos seus comentários no DVD, declara que se arrepende por não ter se aprofundado mais na história de Lecter, abordando que ele fora vítima de abuso na infância.
  22. O crânio no cartaz, formado por sete corpos de mulheres, tem base na obra de Dali.silence_of_the_lambs_moth
  23. O primeiro ator a quem foi oferecido o papel de Hannibal Lecter foi Gene Hackman. Quando o diretor Jonathan Demme se envolveu com o projeto, ele convidou em primeiro lugar a atriz Michelle Pfeiffer para interpretar Clarice Sterling.
  24. Quando Jodie Foster leu pela primeira vez o romance de Thomas Harris, tentou comprar os direitos da obra para o cinema, mas descobriu que Gene Hackman já havia feito isso.
  25. Anthony Hopkins disse que pra ele, Hannibal é muito parecido com HAL, o robô de 2001: Uma Odisseia no espaço, de 1968: uma máquina complexa, inteligente e lógica de matar, que parece saber tudo o que passa ao seu redor.Hannibal
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s