10 filmes brasileiros para se esperar em 2016

Cinema brasileiro vai muito além de violência e comédias estapafúrdias nível Zorra Total de inteligência. Acredite você ou não. (não vamos retomar a discussão do “não valorizar o que é feito no Brasil” né?).

Veja as 20 superproduções internacionais mais esperadas do ano

13 filmes brasileiros que se você não viu deveria ver

E este ano a produção está bem variada. Esta lista, do site da revista Mundo Estranho, traz uma boa compilação de alguns longas para esperarmos em 2016, com especial destaque para novos longas dos diretores Marcos Jorge (Estômago) e Halder Gomes (Cine Holiúdy) e cinebiografias de Elis Regina e Arlindo Barreto, que interpretava o Bozo nos anos 80. Olha só:

FEVEREIRO

Amor em Sampa
Previsão de lançamento: 18/02

Lembrando filmes como Idas e Vindas do Amor e Paris, Eu Te Amo, Amor em Sampa, dirigido por Carlos Alberto Riccelli e seu filho, Kim Riccelli, narra cinco histórias e seus desdobramentos, tudo com a cidade de São Paulo como fundo. Ou seja, é um filme multi-plot com alto teor de comédia romântica.

A fotografia vista no trailer é colorida, transmitindo uma atmosfera divertida e contagiante, focando o clima romântico e engraçado do filme.

MARÇO

Mundo Cão
Previsão de lançamento: 10/3

Na mesma linha de vingança de Reza a Lenda, Mundo Cão, dirigido por Marcos Jorge, apresenta Santana, funcionário do Departamento de Combate às Zoonoses, responsável por recolher cães de rua.

Algum tempo depois de Santana ter encontrado um cachorro abandonado, o dono aparece para levá-lo de volta à casa, mas o cachorro já foi sacrificado. A partir disso, Nenê, dono do cão, trama um plano contra Santana pois o culpa pela morte do animal. A primeira cena liberada ao público tem alta dose de violência, e é de se esperar que Mundo Cão siga a mesma linha do primeiro longa de ficção de Marcos Jorge, Estômago (2007), prometendo uma crítica social de qualidade.

ABRIL

Mate-me, Por Favor
Previsão de lançamento: 21/4

Em Mate-me, Por Favor, dirigido por Anita Rocha da Silveira, Bia é uma jovem de 15 anos que vive na Barra da Tijuca. A vida dela muda quando uma série de assassinatos começa a acontecer.

O filme passa em um plano em que adolescentes são o foco, junto com seus sentimentos e reações. Os jovens estão rodeados de tecnologia, sexo, violência e morte, e não há adulto para julgar as escolhas que eles fazem durante sua trajetória.

O longa traz questionamentos à tona: até que ponto a segurança é real? Câmeras nos protegem de bandidos ou de outras pessoas? Até que ponto os jovens realmente se envolvem com a religião? No meio de tantas dúvidas, Mate-me Por Favor é um dos filmes da lista para os quais temos as expectativas mais altas.

MAIO

A Comédia Divina / Comédia dos Deuses
Previsão de lançamento: 5/5

filmesnacionais_comediadivina

Do premiado diretor Toni Venturi, o filme ainda não tem título definido mas parece fugir da linha das comédias nacionais comuns. Baseada no conto Igreja do Diabo, de Machado de Assis, a obra narra a história da protagonista Raquel (Mônica Iozzi), uma repórter recém-formada com dificuldades no seu novo emprego e que, de repente, descobre um furo de reportagem inusitado – o Diabo (Murilo Rosa) abriu sua própria igreja na Terra a fim de aumentar sua popularidade.

A premissa soa meio canastrona, mas em vista ao passado do diretor em festivais como o Berlinale, em 2001, e tendo como base um conto do Machado de Assis, espera-se algo no mínimo diferente das comédias com cara de especial de fim de ano que a Globo Filmes lança.

O longa ainda não tem trailer, mas, o programa Metrópolis acompanhou os bastidores de gravação do filme mais de um ano atrás.

Elis
Previsão de lançamento: 19/05

filmesnacionais_elis

Muitas cinebiografias de cantores têm sido feitas no Brasil, desde Cazuza – O Tempo não Pára (2004) e 2 Filhos de Francisco (2005) até mais recentemente Somos Tão Jovens(2013) e Tim Maia (2014). 2016 vai ser o ano de Elis, dirigido por Hugo Prata, que já dirigiu mais de 60 videoclipes e estreia como cineasta.

Prata reconhece a dificuldade de se produzir algo à altura do talento de uma das maiores cantoras brasileiras. O filme já começa com a chegada de Elis (Andréia Horta) no Rio, aos 18 anos, na véspera do Golpe Militar em 1964, e segue até a morte trágica da cantora. Também sem trailer até o momento.

Através da Sombra
Previsão de lançamento: 19/5

filmesnacionais_atravesdasombra

Filme de suspense baseado na obra A Última Volta do Parafuso, de Henry James, o longa (que passou no Festival do Rio e na 39° Mostra de SP em 2015) estreia nacionalmente esse ano.

Um suspense, gênero dificilmente produzido em terras tupiniquins, Através da Sombraacompanha Laura (Virginia Cavendish), professora de duas crianças órfãs no interior do Rio de Janeiro do século 20. Aos poucos, a protagonista desconfia que as crianças estão possuídas por algum espírito maligno.

Walter Lima Jr. foi assiste de direção de um dos maiores clássicos nacionais, Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, e é um diretor experiente e renomado. Através da Sombra promete ser um filme despretensioso de um diretor maduro e apaixonado pelo cinema.

SETEMBRO

O Rei das Manhãs
Previsão de Lançamento: 1/9

filmesnacionais_reidasmanhas

O montador Daniel Rezende fez sua carreira editando belíssimos filmes como A Árvore da Vida, de Terrence Malick, e Ensaio Sobre a Cegueira e Cidade de Deus, de Fernando Meirelles. Agora o famoso montador estreia na direção de O Rei das Manhãs, cinebiografia de Arlindo Barreto, intérprete do palhaço Bozo do programa infantil dos anos 80.

O ator teve uma vida turbulenta, ficou viciado em drogas e chegou a morar na rua. É difícil se empolgar com a cinebiografia de alguém que não se conhece muito a fundo, mas, se Daniel Rezende conseguir ser tão bom diretor quanto é montador, o filme terá seus encantos.

NOVEMBRO

O Shaolin do Sertão
Previsão de estreia: 3/11

filmesnacionais_shaolin

Depois do grande sucesso cearense Cine Holliúdy (2013), o diretor Halder Gomes e o ator Edmilson Filho lançam outro longa-metragem de comédia. Ao contrário do filme anterior, uma produção local, O Shaolin do Sertão teve alguns investimentos, como da Telecine e Globo Filmes. Talvez por isso, o filme, além de ser gravado no sertão, também terá cenas rodadas em Hong Kong.

Na história passada nos anos 80, o cearense Aluízio Lee (Edmilson Gomes), um aficionado por artes marciais, se vê confrontando um lutador profissional de kung-fu que está de passagem pelo interior do Ceará.

Cine Holliúdy foi um grande fenômeno brasileiro, com cerca de meio milhão de espectadores, e que bateu diversos recordes de bilheteria, inclusive (reza a lenda) a bilheteria de Titanic no Ceará. Veremos se a equipe consegue se superar com o lançamento deste ano e esperamos que o dedinho da Globo Filmes não estrague as boas ideias transformando o filme em Zorra Total.

Malasartes e o Duelo com a Morte
Previsão de estreia: 24/11

filmesnacionais_malasarte

As histórias de Pedro Malasartes são quase mitológicas, contadas há décadas no interior do Brasil. O já conhecido astucioso Malasartes (Jesuíta Barbosa) terá de enfrentar dois inimigos, Próspero (Milhem Cortaz) que quer impedir que o preguiçoso protagonista se case com sua irmã Áurea (Isis Valverde), e a própria Morte (Júlio Andrade), que dá nome ao título do filme. Histórias do amado personagem já foram transformadas antes em obras cinematográficas algumas vezes. Vamos ver o que essa nova obra tem a acrescentar.

DEZEMBRO

vendedor-de-sonhos-e1359763806464

O Vendedor de Sonhos
Previsão de estreia: 22/12

Baseado no romance do psiquiatra brasileiro Augusto Cury, considerado o autor mais lido da década pela Folha de SP, não se sabe quase nada sobre essa adaptação cinematográfica, inclusive elenco ou diretor.

O que se sabe é a própria sinopse do livro – o professor universitário Júlio César tenta se jogar do alto do edifício San Pablo enquanto diversas pessoas tentam dissuadi-lo da ideia. O homem não escuta a ninguém exceto um maltrapilho que lhe diz sábias palavras. Ambos se unem e passam a “vender sonhos” junto com outros discípulos, baseando-se em princípios cristãos e valores espirituais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s