O que é ser blogueiro?

Hoje “surfando” pela internet me deparei com o blog Curvex Feminino, da Lana Côrtes e um texto em particular me chamou atenção. Nele, ela explica o que é ser blogueira na opinião dela. Concordo com diversos pontos, e por isso mesmo, resolvi dar a minha versão da mesma história.

tom hakns typing.gif

O Pausa Dramática tem mais de 7 anos de existência. Começou como blog pessoal e aos poucos virou blog/site de notícias sobre entretenimento e cultura pop. São mais de 2.1 milhões de visitas, mais de 2000 postagens, num ritmo de uma ou duas (às vezes mais) por dia, com conteúdos próprios, traduções ou republicações de outros sites.

Muita gente acha que sendo blogueiro você passa imediatamente a ganhar as coisas. Outros tem a impressão completamente errada de que um blog é um veículo publicitário, quando na verdade é um meio jornalístico.

blog (1)

Explico: muitos blogueiros novos não entendem e nem sabem a diferença de uma sugestão de pauta pra um publieditorial. Sim, já tentei divulgar pautas para outros blogs que absurdamente responderam com um “orçamento” para publicar ou para falar do produto. Veículo nenhum sobrevive só de publicidade, no que diz respeito à conteúdo. Jornal, revista, site ou canal no Youtube, todos precisam de matérias espontâneas, geradas por eles mesmos sem vínculos financeiros com marcas e muitas vezes vindas justamente das sugestões de pauta enviadas pelas assessorias de imprensa.

Uma sugestão de pauta gera conteúdo para seu site. É este conteúdo que irá chamar leitores. E quanto mais leitores, maior a possibilidade de você formar uma parceria com uma marca que, aí sim, irá pagar para que você fale dela. Como diz a Lana lá no post dela: “nós simples blogueiras não recebemos um figo podre de ninguém. Não chega nem um esmalte para provarmos, um creme e etc.

typing.gif

Aqui no Pausa divulgamos muitas marcas e produtos. Tudo espontaneamente. Quantas vezes ganhamos produtos para divulgar? Nenhuma. Por que fazemos isso? Porque sabemos que esta divulgação, em forma de textos informativos, é o conteúdo que nossos leitores querem ler. Algum dia uma marca irá ver como isso é importante e aí sim fazer um publieditorial. Ou não.

Achar que vai criar um blog para ganhar as coisas é um pensamento errado e imbecil. Às vezes nem uma resposta da assessoria de imprensa a gente recebe. A não ser que você queira virar um desses blogs que começaram bons e de tanto publieditorial ficaram insuportáveis. A não ser que você queira ter um canal no Youtube onde você cobra para resenhar livros, deixando sua credibilidade no chão (ao contrário de outros que divulgam espontaneamente e são muito melhores). Esse povo está “famoso” e ganhando dinheiro? Provavelmente. É isso que eu quero me tornar e é dessa forma que quero “ser famoso e ganhar dinheiro”? Provavelmente não.

blogger-afiliado

O Pausa Dramática é irrelevante? Talvez seja. Talvez os mais de 110 mil leitores mensais signifiquem pouco ou talvez o retorno dos leitores em forma de comentários, compartilhamentos e conversas também não seja relevante para os possíveis anunciantes. Talvez quase 2 mil seguidores no facebook não seja o bastante.

Enquanto a coisa é assim, continuamos produzindo conteúdo. Continuamos sendo copiados por sites mais populares e falando do que a gente gosta.

Sabe quantas vezes ganhamos alguma coisa por uma postagem? Uma. Em mais de 7 anos e mais de 2000 posts, somente um até hoje foi pago. Fazemos parcerias não pagas, por “troca de divulgação”. Eu, Flávio, trabalho no meio jornalístico, estou em contato direto com muitos jornalistas e assessores de imprensa. Alguma vez algum deles me ofereceu parceria, convite pra evento, roupa ou produto pra ser divulgado? Nunca.

cat typing

Claro que, enquanto vemos gente que escreve mal, com pouco conhecimento de causa, ganhando dinheiro, produtos e convites para divulgar, rola uma mágoa. O que estou fazendo de errado? Onde está o problema com meu site?

Mas daí a gente percebe a duração destes sites, o conteúdo ruim, a profundidade de um pires, a falta de conhecimento do que está fazendo e como muitos blogueiros agem como celebridades e pensa “Não, não estou fazendo nada de errado”.

O Pausa Dramática não começou assim e nem nunca foi um projeto de fonte de renda. O site é feito por pessoas que gostam do que fazem, que conhecem os assuntos dos quais falam (e que quando não conhecem, pesquisam). Este sempre foi o objetivo. Claro que ganhar dinheiro com isso seria ótimo, mas enquanto isso não acontece continuamos aqui, firmes e fortes, buscando todo dia assuntos interessantes para tratar e produtos e ações bacanas para divulgar.

Quem sabe um dia a gente estoura. Ou não.

kermit typing

Anúncios

4 comentários sobre “O que é ser blogueiro?

  1. curvexfeminino - Revista Cultura da Mulher disse:

    Olá querido amigo. Adorei seus comentários e, principalmente, por você ter visitado meu blog. Mas, erroneamente comentei sobre não ganhar nada, retifico ou justifico que, por não ser paga por nada e não preciso de nada dos assessores, afinal tenho uma empresa de assessoria de imprensa desde 1994, entendo bem como funciona.. e como.. Comento que minha revolta foi um diretor de uma assessoria de imprensa rasgar, jogar no lixo minha publicação, comentando que somos blogueiros sem expressão: A jornalista me contou, pois é minha filha. Então, tipo.. faço tudo com carinho e amor e não me sinto imbecil.. nem um pouco.. Não preciso de reconhecimento, nem grana e muito menos me vender por “produtinhos”. Gente, Quando se chega na minha idade, com a força de viver ou reviver como é meu caso, eu só escrevo matérias de utilidade publica, algo realmente que acrescente aos leitos em geral. Dar dicas de saúde, indicar algo que conheço e assino em baixo. Me entendem amores? Só me senti um pouco ofendida com o fato de ser julgada sem receber nada.. Será que consegui esclarecer? O Pausa Dramática é o máximo, adoro..e eu nem chego aos pés.. Porém, meu ganha pão é outro e minha fama está dentro de casa. Meu nome é Lana Côrtes. beijão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s