Grandmaster Flash pode não ser um nome conhecido pra muita gente, mas foi ele quem ajudou o hip-hop a sair da obscuridade para o topo das paradas americanas. Ele é um dos personagens-chave de The Get Down, próxima produção do Netflix que estreia em agosto sob a batuta de ninguém menos que Baz Luhrmann.
Hoje aos 58 anos, Flash não é mais o garoto que começou um movimento e tampouco aparece em cena. Hoje ele foi a principal fonte de memórias para a criação do seriado e suas lembranças dos anos 70, quando começou a carreira como DJ. É Mamoudou Athie quem o interpreta no programa em sua juventude.
O resultado desta colaboração é um seriado de treze episódios que traça o caminho do hip-hop não quando ele estourou nos anos 80, mas antes, nas suas origens no Bronx. “O mundo precisa saber que os anos 70 foram como um rascunho de tudo o que aconteceu no hip-hop”, diz Flash, que se tornou um dos produtores do show. Para a preparação de The Get Down, Baz Luhrmann conduziu mais de uma década de pesquisas e entrevistas e criou uma história própria sobre as fontes.
Quando The Get Down estrear em agosto, será a primeira vez que Luhrmann terá dirigido um seriado. O diretor de longas de impacto visual como Moulin Rouge, O Grande Gatsby, Romeu + Julieta e Austrália já havia dirigido comerciais para o perfume Chanel nº 5, inclusive com Rodrigo Santoro e Gisele Bundchen, mas nunca um seriado. Passado entre os anos de 1977 e 1979, o programa explora como uma arte que surgiu fora do mainstream acabou se tornando a trilha sonora de uma nação. “Em 1977 a música disco reinava absoluta e o rock estava em decadência. Aconteceu o Verão de Sam, terrorismo, crise do petróleo, cultos malucos, Elvis morreu… e enquanto tudo isso acontecia, no mesmo ano, crianças estavam fazendo uma coisa com a qual ninguém se importava em um bairro distante. Como, com tão pouco, esse gesto criativo acabou mudando o mundo todo?” , comenta Luhrmann.
Veja 22 curiosidades sobre Moulin Rouge
Leia nossa resenha de O Grande Gatsby
Pelo trailer e pelas imagens divulgadas no site da Revista Vogue, fotografadas por ninguém menos que Annie Leibovitz (uma das fotógrafas mais reconhecidas do mundo, responsável por, entre outras, a imagem de Cinderela que estampa o cartaz da produção mais recente da Disney e uma série que coloca personalidades nos papéis de personagens do estúdio), já dá pra perceber que o seriado manterá muito das características do diretor: a edição ágil, imagens de encher os olhos e uma trilha sonora poderosa, nada menos do que a história pede.
A primeira parte dos 13 episódios de The Get Down estreia no Netflix no mês de agosto. Assista ao trailer abaixo: