45 curiosidades para comemorar 45 anos de A Fantástica Fábrica de Chocolates

Em 30 de junho de 1971 chegava aos cinemas americanos A Fantástica Fábrica de Chocolates. Apresentando um dos personagens mais icônicos do cinema, o filme trazia Willy Wonka e sua bizarra aventura com crianças que tinham tirado a sorte grande (ou não) e ganharam o direito de conhecer sua maravilhosa fábrica.

willy-wonka

Refilmado em 2005 pelas mãos do diretor Tim Burton, o filme agradou novamente a toda uma nova geração com Johnny Depp encarnando o estranho fabricante de chocolates, no papel que anteriormente fora de Gene Wilder.

Vamos ver abaixo 45 curiosidades para comemorar os 45 anos do filme:

  1. Dirigido por Mel Stuart, o filme foi lançado originalmente nos cinemas americano pela Paramount Pictures. Entretanto todas as exibições posteriores do filme seja ela na TV, em vídeo ou nos próprios cinemas, foram realizadas pela Warner Bros.
  2. O filme foi originalmente financiado pela Quaker Oats Company, que esperava para ligá-lo a uma nova barra de chocolate. Quando o filme foi lançado, a empresa começou a comercializar seu “Wonka” barras de chocolate. Infelizmente, um erro na fórmula fez com que as barras derretessem com muita facilidade, mesmo na prateleira, e elas foram retirados do mercado. A Quaker vendeu a marca para St. Louis com base Sunline, Inc. (que mais tarde se tornou parte da Nestlé via Rowntree). Sunline foi capaz de tornar a marca um sucesso, e com a marca de doces Wonka (a maioria sem chocolate) ainda está disponível nos EUA.
  3. O longa foi um fracasso nas bilheterias, mas um dos filmes mais populares no home-vídeo nos anos de 1980. No Brasil é um clássico do “Cinema em casa” (a seção da tarde do SBT).
  4. Roald Dahl escreveu um esboço para uma futura adaptação de seu livro para o cinema, mas David Seltzer reescreveu o roteiro para o filme de Mel Stuart. Dahl odiou o tratamento, que negou não apenas a venda dos direitos da sequencia Charlie and the Great Glass Elevator(Charlie e o Grande Elevador de Vidro), mas para qualquer outra adaptação. A adaptação de 2005 só foi possível após sua morte, autorizado por sua viúva.
  5. No ano de 1964 foi publicado o livro ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate,’do escritor Roald Dahl. O livro é um sucesso de vendas, com mais de treze milhões de cópias comercializadas em todo o mundo, adaptação para 31 idiomas e várias adaptações para o cinema.
  6. A seqüência dos créditos de abertura foi filmada em uma fábrica de chocolate real (a Tobler) na Suíça
  7. A cena em que Augustus Gloop foi entrevistado por ser o primeiro a encontrar o Bilhete Dourado foi filmado em um restaurante alemão de verdade. A maioria dos membros do elenco foi lá para almoçar durante o período que o filme estava sendo feito.
  8. No filme Veruca é “descartada” por ser um ovo ruim, no livro ela é considerada uma noz ruim. A Fantástica Fábrica de Chocolate 1971 Charlie and the Chocolate Factory Willy Wonka
  9. Muitos dos objetos e plantas do filme eram mesmo comestíveis, inclusive os pirulitos gigantes. Já a flor-xícara que Wonka saboreia após beber seu conteúdo era de cera. Gene Wilder, mastugou pedaços de cena até o fim do take.
  10. A maioria das barras de chocolate eram feitas de madeira.
  11. Este é o único filme em que Peter Ostrum, intérprete de Charlie Bucket, atuou. Quando cresceu ele tornou-se veterinário. De todas as crianças deste longa a única que continuou atuando foi Julie Dawn Cole, a Veruca Salt.
  12. Joel Grey foi a primeira escolha para o papel de Willy Wonka, mas não foi considerado fisicamente imponente o suficiente. O papel foi, então, oferecido a Ron Moody, que recusou. Escolha original de Roald Dahl para interpretar Willy Wonka foi Spike Milligan. Jon Pertwee teve que rejeitar o papel porque ele estava com a agenda apertada em Doctor Who na época. Todos os seis membros do Monty Python (Graham Chapman, John Cleese, Eric Idle, Terry Gilliam, Terry Jones e Michael Palin) tinha manifestado grande interesse em desempenhar o papel, mas eles não eram considerados nomes grandes o suficiente para uma audiência internacional.
  13. Depois de ler o roteiro, Gene Wilder disse que iria fazer o filme sob uma condição: que ele seria permitido fazer uma cambalhota na cena quando ele encontra pela primeira vez as crianças. Quando perguntado por que, Gene Wilder respondeu que, ver Willy Wonka começar mancando e acabar dando cambalhotas iria definir o tom para o personagem. Ele queria retratá-lo como alguém cujas ações eram completamente imprevisíveis.
  14. Este filme foi rodado em Munique, na Alemanha, mas os produtores tiveram que sair da Alemanha para recrutar mais Oompa Loompas.
  15. Muitas das pessoas elenco como Oompa Loompas não falavam, por isso que alguns parecem não saber a letra das músicas durante os números musicais.
  16. Denise Nickerson (Violet Beauregard) e Julie Dawn Cole (Veruca Salt) tinham uma queda por Peter Ostrum (Charlie Bucket) na época das filmagens. As meninas alternavam os dias para passar tempo com o protgaonista. No dia em que não ficavam com ele, gastavam tempo com Bob Roe (um dos colegas de classe de Charlie), por quem também tinham uma queda. Crianças!
  17. Julie Dawn Cole (Veruca Salt) odiava chocolate.
  18. Julie Dawn Cole guardou vários objetos do filme (mesmo não sendo permitido). Entre eles, o bilhete dourado, e o chiclete que durava para sempre.
  19. A cena da “partida” de Veruca foi filmada no dia de aniversário da atriz. Julie Dawn Cole completava 13 anos.
  20. A reação das crianças ao verem a sala cachoeira de chocolate foi real, era a primeira vez que viam o cenário.
  21. As abelhas que foram usadas na máquina de goma eram na verdade vespas. Paris Themmen (o Mike Tevee), um encrenqueiro notório no set, aparentemente, deixou as sair de sua redoma e foi picado no rosto.
  22. Peter Ostrum estava entrando na puberdade durante o filme. Sua voz é alta durante o dueto de “I have a Golden Ticket”, e é muito mais grave no final do filme.
  23. A música que Wonka canta no barco “There’s no earthly way of knowing… ” é a única retirada do livro. As outras fora escritas especificamente para o filme.Oompa Loompas A Fantástica Fábrica de Chocolate 1971 willy wonka Charlie and the Chocolate Factory
  24. O longa de 2005 utilizou 781,927.83 litros de chocolate falso em seu delicioso rio, enquanto a cachoeira necessitou de 145,474.96 litros de chocolate derretido falso. Mais de 100 mil barras de plástico foram feitas em formato de chocolate e embrulhadas em embalagens da Nestlé, além das 1850 barras reais que a empresa forneceu as gravações.
  25. A maioria das barras de chocolate eram feitas de madeira.
  26. A imagem realizada pelo apresentador do Paraguai anunciando o localizador último do bilhete dourado é do capanga nazista Martin Bormann.
  27. Ernst Ziegler, que interpretou vovô George, estava quase cego, e assim foi orientado a olhar para uma luz vermelha para guiá-lo quando seu personagem devia olhar em uma certa direção.
  28. O rosto do túnel psicodélico no filme é o de Walon Green, amigo do diretor Mel Stuart e roteirista de The Wild Bunch. De acordo com as memórias de Stuart, Green é a única pessoa que concordaria em deixar uma centopéia rastejar sobre o seu rosto por causa de um filme infantil.
  29. Todos os pirulitos e canudos de açúcar nas árvores eram reais.
  30. O código musical para entrar no salão da cachoeira, é a introdução de “Marriage of Figaro” de Mozart.
  31. Augustus Gloop é de Dusselheim, Alemanha, Violet Beauregarde é de Miles City, Montana, e Teevee Mike é de Marble Falls, Arizona. Dessas cidades, a única que não é ficcional é Miles City, Montana. As cidades natais Charlie Bucket e Veruca Salt não são mencionados ao longo do filme.
  32. A razão para todos os objetos no escritório de Wonka serem cortados ao meio, é que seria chato assistir a um escritório comum após tantos cenários criativos no filme.
  33. O longa foi indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original, e ao Globo de Ouro de Melhor Ator em Comédia ou Musical para Gene Wilder.
  34. A história foi originalmente inspirada em fatos reais pela experiência que Roald Dahl viveu em sua infância, onde durante seus tempos de escola. Uma famosa empresa de chocolates chamada: Cadbury costumava enviar pacotes de teste para os alunos em troca de suas opiniões sobre os novos produtos. Naquele tempo em torno da década de 1920, a fabrica Cadbury e a fabrica Rowntree que eram os dois maiores fabricantes de chocolate da Inglaterra, travavam uma grande disputa comercial, muitas vezes elas tentaram roubar os segredos das receitas uma da outra, para isso eles enviavam espiões como empregados para as fábricas. Devido a esse sigilo muitas vezes foram elaboradas gigantescas máquinas nas fábricas. E isso inspirou o escritor Roald Dahl escrever a fantástica história de como seria essas misteriosas fabricas de chocolate por dentro. A Fantástica Fábrica de Chocolate 1971 willy wonka Charlie and the Chocolate Factory 4
  35. Em algumas versões brasileiras do livro, Loompalândia é chamada de Lumpalópolis.
  36. Na versão de 2005 Foram feitas comparações entre Willy Wonka e Michael Jackson. Burton brincou: Há uma grande diferença: Michael Jackson gosta de crianças, Willy Wonka não pode suportá-los. Para mim, isso é uma diferença enorme. Depp explicou que as semelhanças com Michael Jackson nunca lhe ocorreram. “Eu digo se havia alguém que você gostaria de comparar a Wonka seria um Howard Hughes, quase. Recluso, misofóbico, controlador. A outra inspiração de Depp para o Willy Wonka moderno veio do glamour dos astros de rock dos anos 70.
  37. Em uma lista de 2006 para a Royal Society of Literature, a escritora JK Rowling a autora dos Harry Potter. Disse que o livro a fantástica Fábrica de Chocolate esta entre seus dez melhores livros que toda criança deveria ler.
  38. O Primeiro filme musical intitulado Willy Wonka & the Chocolate Factory, dirigido por Mel Stuart ,e estrelado por Gene Wilder como Willy Wonka , e Peter Ostrum como Charlie Bucket. Foi Lançado em 30 de junho de 1971, o filme arrecadou apenas US $ 4 milhões e foi considerado uma decepção de bilheteria. Mas seu VHS se tornou um dos mais vendidos e locados na epoca, as repetidas exibições do filme na TV foram as mais assistidas pelas crianças do mundo todo, se tornando um clássico do cinema cult ate hoje. Com isso a empresa Quaker Oats Company usou os personagens do livro e as imagens para o seu marketing com grande sucesso.
  39. A disputa das fabricas Cadbury e da Rowntree’s inspirou a fabrica de chocolate de Willy wonka. A Cadbury é um empresa multinacional fundada em 1824, tem um extremo sucesso ate hoje. É a segunda maior marca de confeitos do mundo, depois da Wrigley. Já a fabrica de chocolates Rowntree’s fundada em 1862 Foi adquirida pela famosa Nestlé em 1988.
  40. O filme possui duas dublagens uma do SBT e outra que foi redublado em DVD. A diferença entre as duas é que no DVD as músicas são dubladas e na versão do SBT é mantida a versão original das músicas.
  41. Em 2011 a série Glee cantou a música Pure Imagination no episódio Funeral da segunda temporada, no funeral de Jean, irmã de Sue, pois esta era a música favorita dela.
  42. As filmagens do primeiro filme começaram em 30 de abril de 1970 e terminaram em 19 de Novembro de 1970. Os locais principais foram Munique, Baviera, e a Alemanha Ocidental, porque era significativamente mais barato do que filmar nos EUA e o cenário eram propícios para a fábrica de Wonka, os Exteriores da fábrica foram filmados nas fábricas de gás de Stadtwerke München, a entrada e as laterais do edifício existem ate hoje como ponto turístico. O final do filme quando o Wonkavador está voando acima da fábrica é a cidade de Nördlingen na Baviera.
  43. Oompa-Loompas são pigmeus na obra fictícia de Roald Dahl e também nas adaptações A Fantástica Fábrica de Chocolate de 1971. e A Fantástica Fábrica de Chocolate de 2005. Eles vêm da Loompalândia e são as únicas pessoas que trabalham na fábrica de Willy Wonka, acabando com o risco de espionagem industrial. Eles têm cerca de trinta centímetros e têm entre seus alimentos preferidos o cacau.
  44. Os pigmeus foram caracterizados como possuindo “cabelos castanho-dourados” e pele “branca-rosada”. Na adaptação musical de 1971, A Fantástica Fábrica de Chocolate, os Oompa-Loompas possuem pele laranja e cabelos verdes. Na adaptação mais recente de 2005, A Fantástica Fábrica de Chocolate, os Oompa-Loompas são bastante pequenos, com cabelos pretos e escuros e pele bronzeada, todos vividos pelo ator Deep Roy. O tamanho de Roy foi diminuído digitalmente para que possuísse apenas trinta centímetros.
  45. Os Oompa-Loompas viviam na Loompalândia, um lugar infestado de Chifrocerontes, Ratavalhas e Vespobondos, tipos muito perigosos de animais, que comiam milhares de Oompa-Loompas por ano. Por isso, os Oompa-Loompas se refugiavam em casas em cima de altas árvores no meio da floresta, onde os animais perigosos nunca os alcançariam, e comiam larvas verdes, às quais misturavam outros ingredientes, para amenizar o sabor extremamente ruim.

Com informações DE e DE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s