30 curiosidades para comemorar 30 anos de ‘Conta Comigo’

Adaptação cinematográfica do livro de Stephen King, Conta Comigo estreou nos EUA em 22 de agosto de 1986 (no Brasil só estrearia em dezembro daquele ano) e entrou pra história do cinema.

Um dos melhores filmes sobre crescimento e amizade, o longa é até hoje referência para inúmeras obras, como os excelentes Super 8Stranger Things, por exemplo. Nele, despontaram atores como River Phoenix, Corey Feldman e Kiefer Sutherland e o diretor Rob Reiner, de longas como Harry & Sally e Louca Obsessão.

Veja aqui os dez filmes que você precisa assistir se gostou de Stranger Things

stand_by_me

(uma criança com uma arma… imagine a repercussão deste pôster hoje)

Vamos dar uma olhada em 30 curiosidades para comemorar os 30 anos do filme:

  1. Foi inspirado no conto O Corpo de Stephen King, lançado na coletânea de contos As 4 estações, o qual também continha Um Sonho de Liberdade. Cada conto representava uma estação, e o conto de onde o filme foi retirado era o Outono da Inocência.
  2. Custou 8 milhões de dólares e rendeu 52 milhões de dólares, ficando em 2º lugar na arrecadação de bilheteria durante várias semanas.Stand-By-Me-1986-1024x474
  3. O protagonista, Gordon Lachance, um escritor de sucesso, narra os fatos de sua infância após saber da morte de seu amigo de infância Chris Chambers, sobre quando eles e mais dois amigos saíram para procurar pelo cadáver de um garoto na floresta. Quem interpreta Gordie adulto é Richard Dreyfuss.
  4. Wil Wheaton é o interprete de Gordon Lachance criança. Ele é conhecido no mundo nerd como Wesley Crusher de Star Trek: Nova Geração, e como o grande inimigo, e depois amigo de Sheldon Cooper em The Big Bang Theory.
  5. Na cena do trem, o choro dos garotos é real, pois eles não conseguiam fazê-la corretamente, e o diretor gritou  furioso várias vezes para que ficassem nervosos.
  6. Apesar de Gordie ter 12 anos no filme, Wil Wheaton estava as vésperas de completar 14 anos durante as filmagens.
  7. O filme se passa na pequena cidade deCastle Rock no Oregon, em Setembro de 59. No conto, a cidade fica localizada no Maine (como na maioria das obras de King).
  8. O nome do filme seria O Corpo, assim como o conto que deu origem a ele, no entanto foi mudado quando a música escolhida para o final dele foi escolhida, Stand By Me, de Ben E. King.
  9. Os palavrões, apesar de aparecerem em boa quantidade no filme, são mais numerosos no conto.StandByMe-8.jpg
  10. A cena onde Ace rouba o boné de Gordie, e outra onde ele acerta caixas de correio com um taco de baseball junto com sua gangue, não existem no conto.
  11. Os cigarros fumados pelos garotos durante o filme eram feitos de folhas de repolho, e não eram prejudiciais a saúde.
  12. Chris Chambers foi interpretado por River Phoenix, irmão de Joaquin Phoenix, que apesar de uma curta carreira, alcançou o estrelato com filmes como Indiana Jones e A Última Cruzada (onde interpreta o próprio Indiana na juventude), Garotos de Programa e O Peso de Um Passado. Ele morreu em 31 de outubro de 93, do lado de fora da boate de Johnny Deep, a Viper Room, devido a overdose de uma mistura de heroína e cocaína, conhecida como
  13. Haviam planos de que Michael Jackson gravasse o cover da música Stand By Me especialmente para o filme, mas Reiner acabou preferindo a versão original.
  14. Teddy Duchamp foi interpretado por Corey Feldman, um dos dois Coreys que dominou os filmes infanto-juvenis e adolescentes nos anos 80. Ele vinha de um de seus grandes papéis: o Bocão de Os Goonies.
  15. Jerry O´Connell interpretou Vern Tessio. Ele fez filmes como Joe e as Baratas, Canguru Jack, Jerry Maguire, entre outros. É casado com a atriz Rebbeca Romjim, a Mística de X-Men no cinema.standbyme2
  16. John Cusack interpreta o irmão de Gordie que morreu em um acidente de carro,  em alguns flashbacks.
  17. No filme, o único irmão de Chris citado é Zoião, mas no conto é dito que ele tem mais um irmão mais velho e menores mais novos. No conto, Vern passa 4 anos procurando pelo seu jarro cheio de moedas. Já no filme são apenas 9 meses.
  18. Corey Feldman confessou que durante as filmagens, pela primeira vez bebeu, fumou maconha e beijou uma menina sem ser uma gravação, e o mesmo aconteceu com River Phoenix. Eles tinham respectivamente 14 e 15 anos.
  19. O nome do garoto pelo qual os 4 amigos procuram pelo corpo é Ray Brower. O corpo de  Brower não foi visto pelos garotos até a cena onde o encontram, para que a reação deles fosse a mais natural possível.
  20. Uma espécie de maldição relacionada a mortes prematuras cai sobre os garotos, resultante da procura pelo corpo. No filme, apenas a morte de Chris é mostrada, esfaqueada na garganta quando tentava separar uma briga, mas no conto a morte de Teddy e Vern é contada: o primeiro morre queimado em um incêndio e o segundo em um acidente de carro causado por ele dirigir bêbado.
  21. River Phoenix tentou o papel de Gordie.
  22. No conto, todos os garotos acabam apanhando de Ace e sua turma após voltarem da procura pelo corpo, algo que não é mostrado no filme.stand by me
  23. Gordie tem uma relação próxima e carinhosa com seu irmão no filme, mas no conto, ele tem um grande ressentimento pela atenção dada apenas a ele.
  24. Em 87, Rob Reiner fundou sua produtora, a qual o nome homenageia o filme: Castle Rock, que é o nome da cidade onde o filme se passa. Entre algumas produções dela estão O Senhor das Moscas, Um Sonho de Liberade, Striptease, A Espera de Um Milagre, Miss Simpatia, Canguru Jack, O Expresso Polar e Cine Majestic.
  25. Ace é interpretado por Kiefer Sutherland, na época começando a carreira. Na época ele tinha 19 anos. Kiefer gostava de provocar e zoar os 4 garotos mesmo fora das filmagens, segundo ele para manter o clima do personagem.
  26. Na cena de corrida entre Gordie e Chris, Wil teve que correr devagar, mas fingindo que estava tentando ser rápido, para deixar River
  27. Perto de um dos locais de filmagem, havia uma feira renascentista e Jerry O´Connel foi até lá, e acabou comprando alguns brinquedos e cookies. O problema é que esses doces tinham maconha neles, e após comê-los, Jerry sumiu, mas foi encontrado duas horas depois, chorando e sob os efeitos da droga.
  28. A cena das sanguessugas foi escrita por King baseada em uma experiência parecida que ele teve na infância.
  29. O filme não fala das mortes de dois dos garotos como o conto faz, mas mostra o futuro de todos os garotos em partes: Gordie se torna um escritor de sucesso; Chris após muito esforço se torna advogado e acaba morto separando uma briga em um restaurante; Vern se casa, tem 4 filhos e se torna funcionário de uma madeireira e Teddy tenta entrar no exército, não consegue devido a sua visão e seus problema auditivo, acaba passando um tempo da cadeia, e depois que sai passa a viver de bicos em Castle Rock.
  30. Family Guy teve um episódio dedicado a recontar 3 contos de Stephen King, e um deles é O Corpo, mas é totalmente baseado no filme. Peter interpreta Gordie, Quagmire faz Chris, Joe é Ted eCleveland é Vern. Stewie e Brian fazem uma pequena participação, respectivamente o dono ferro velho, Pressman e o cachorro dele, Bocarra. O prefeito Adam West é Ace, e sua gangue é formada por Homem Fera e Aquático de He-Man, além de Norm da série  O corpo que eles procuram é o de Meg.

VIA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s