Você já parou pra pensar em como a TV brasileira conta a história do país? Novelas, minisséries e seriados não apenas testemunharam mas desde os primórdios ajudam a contar (e em alguns casos a escrever) a história do Brasil.
Divido em três matérias, o UOL e o pesquisador Nilson Xavier produziram textos que mostram como as produções televisivas contam a nossa história, passando por novelas e seriados da Rede Globo, SBT, Record e as extintas Manchete e Tupi.
Parte 1: Brasil Colônia e Brasil Império

Produções como Caramuru, Xica da Silva, A Muralha, Escrava Isaura, Sangue do Meu Sangue, O Quinto dos Infernos e a recente Liberdade Liberdade contam sobre descobrimento e movimentos importantes do Brasil.
Parte 2: Brasil República até a década de 30

A Semana de Arte Moderna, a proclamação da república, a ascensão do rádio e da TV e a chegada dos imigrantes no país são contadas em produções como Terra Nostra, Lado a Lado, Mad Maria, Um Só Coração, Éramos Seis e Kananga do Japão.
Parte 3: Década de 40 aos dias atuais

A terceira e última parte do especial abrange os conturbados anos da ditadura e políticas brasileiras até os dias atuais, com as manifestações de 2013 retratadas na minissérie Plano Alto e outros momentos históricos políticos importantes, em produções como Agosto, JK, Dona Anja, Queridos Amigos e Amor e Revolução.