20 curiosidades para comemorar os 20 anos de ‘Space Jam’

spacejam_spotlight

No último feriado da República, 15 d novembro, o longa Space Jam completou 20 anos de estreia nos Estados Unidos.

A aventura que misturava animação e live action colocava lado a lado o astro do basquete Michael Jordan e os personagens dos Looney Tunes, como Pernalonga, Patolino e Frajola.

Dá o play e vamos ver 20 curiosidades para celebrar os 20 anos de estreia do longa que a gente ainda ama:

1. Space Jam foi a primeira vez que a coelha Lola Bunny apareceu. Depois do filme ela voltou a aparecer em vários desenhos dos Looney Tunes.

2. Além de Jordan e Larry Bird, uma série de jogadores e técnicos da NBA aparecem no filme, entre eles Charles Barkley, Derek Harper, Alonzo Mourning, o grande Paul Westphal, Danny Ainge, A. C. Green, Vlade Divac, Cedric Ceballos, Del Harris, Anthony Miller, Sharone Wright e Jeff Malone, além dos comentaristas Jim Rome e Ahmad Rashad.

3. O filme recebeu críticas pesadas na época da estreia, mas isso não impediu que fosse um sucesso, tendo rendido mais de 230 milhões de dólares no mundo todo e se tornando o filme de basquete mais rentável da história.

4. Depois de Space Jam os Looney Tunes voltaram a aparecer no cinema, desta vez ao lado de Brendan Fraser e Steve Martin em Looney Tunes: De Volta à Ação.

5. Space Jam foi filmado exatamente no período em que Michael Jordan havia trocado o basquete pelo baseball. Essa transição, inclusive, faz parte do roteiro do filme.

6. A música I Believe I Can Fly, de R. Kelly recebeu o Grammy de melhor música original para filme ou TV.

7. Em uma das cenas, aparece um quadro com o personagem Bosco (o primeiro personagem dos Looney Tunes).

8. A ideia do filme surgiu a partir de uma série de comerciais da Nike:

9. O site original do filme continua no ar da forma como era quando o filme estreou. Clique AQUI para acessar.

10. Space Jam foi o primeiro filme de longa metragem dos Looney Tunes, com 1h40 de duração.

11. Durante as gravações Michael Jordan usou o uniforme do Chicago Bulls por baixo do uniforme do time do filme, para dar sorte.

12. A Warner construiu uma quadra de basquete dentro do estúdio para que Michael Jordan pudesse jogar nos intervalos das gravações.

13. Bill Murray está no filme porque pouco tempo antes havia protagonizado uma série de comerciais em que dizia que queria ser jogador de basquete. Além disso, como ele mesmo diz no filme, porque era “amigo do produtor”, o mesmo de Os Caça-Fantasmas 1 e 2.

14. A trilha sonora do filme vendeu tanto que recebeu 6 vezes o certificado de disco de platina nos Estados Unidos. Cada disco de platina representa 1 milhão de cópias vendidas.

15. Há uma piada em que Patolino sugere chamar o time de “The Ducks”, ao que Pernalonga responde perguntando quem chamaria um time de “Ducks”. Isso é uma referência ao time de hockey The Mighty Ducks, criado por Walt Disney.

16. Quando Larry Johnson diz no filme que sua avó pode jogar melhor que outro personagem, isso é uma referência a um comercial que o jogador protagonizava, onde interpretava sua própria avó jogando basquete.

17. O ginásio onde os Looney Tunes treinam se chama Leon Schlesinger Gym, numa referência ao primeiro produtor dos desenhos.

jaspacem

18.Quando Charles Barkley tem suas habilidades de volta no filme ele promete nunca mais sair com Madonna. Ele se refere a um caso real que teve com a cantora.

19. Quando a cena mostra a Montanha Monster no espaço é possível ver o monolito do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço flutuando no ar.

20. Apesar de já ter sido confirmada pela Warner, a sequência do filme, desta vez estrelada por LeBron James ainda não saiu do papel. No entanto o diretor do longa original, Joe Pytka, afirmou que é “ridícula” a ideia de fazer um novo longa e que LeBron James não se compara a Michael Jordan.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s