animais-fantasticos

Resenha do site SEM SPOILERS – Animais Fantásticos e Onde Habitam

animais-fantasticosProvavelmente faz alguns anos que J.K. Rowling sabe que tem em mãos uma galinha dos ovos de ouro chamada Harry Potter. E, esperta que é, sabe que não deve matar essa galinha e transformá-la em um frango assado para ser consumido só mais uma vez. Deve cuidar dela e alimentar para que ela continue dando novos ovinhos periodicamente.

Assim como a peça e o livro Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, Animais Fantásticos e Onde Habitam é nada menos que um destes ovos de ouro advindos dessa galinha maravilhosa. Criada a partir de um livro que os personagens da saga de Harry Potter liam em aula, a história pretende contar a vida do autor destes livros: Newt Scamander. Mas vai muito além.

Newt (interpretado com um pouco menos de inspiração que o usual por Eddie Redmayne) chega em Nova York desembarcando de Londres por volta de 1926, carregando apenas uma maleta. Nela, estão diversos animais exóticos que ele, como bruxo, coleta pelo mundo afora. Uma confusão mirabolante digna das mais célebres aventuras literárias o colocará ao lado de Jakob Kowalski (este sim, um inspiradíssimo Dan Folger) e os dois serão a dupla dinâmica e a força motriz do filme.

Leia mais: 10 coisas que você precisa saber antes de assistir Animais Fantásticos e Onde Habitam

Se a introdução parece um pouco longa, logo o filme engata e a aventura e a magia tomam conta da tela. Mistérios, criaturas voadoras, ameaçadoras ou adoráveis (como o ornitorrinco cleptomaníaco Pelúcio) correm, voam, desaparecem pela tela ou vem em nossa direção deixando rastros de um 3D espetacular enquanto vamos sendo apresentados à história um pouco mais intrincada do que poderia parecer. Muito mais do que contar a vida de Newt, o longa (primeira parte de cinco, diga-se de passagem) irá mostrar como com o passar dos anos o mundo bruxo e o mundo humano foram se distanciando até que ambos se tornassem completamente independentes um do outro e, enquanto isso, contando o passado de alguns personagens conhecidos dos fãs.

Interesses amorosos (prepare o lencinho) e alívios cômicos são intercalados por momentos de puro terror. Atenção: Animais Fantásticos não é um filme para crianças. Cenas fortes e até mesmo assustadoras (incluindo mortes, ainda que sem uma gota de sangue) fazem parte da história junto com batalhas de feitiços e perseguições. Além de uma dança de acasalamento que resulta em uma das cenas mais constrangedoras do cinema dos últimos anos, talvez só superada pela dancinha de Johnny Depp em Alice no País das Maravilhas.

Conheça As Crônicas de Miramar, a aventura que já foi chamada de Harry Potter à brasileira

Com interpretações eficazes de Colin Farrel e Katherine Waterston e uma atuação infeliz de Ezra Miller, quem domina mesmo o filme é o rechonchudo padeiro vivido por Folger. Seu Jacob Kowalski é engraçado e emotivo, curioso, ágil e esperto o bastante para contrapor certa apatia de Newt, que parece se preocupar somente em recuperar seus animais perdidos e não enxerga o mal maior por trás de diversos acontecimentos. Seu deslumbramento em alguns momentos é igual ao nosso do lado de cá da tela.

Ao entrar para assistir ao filme, espere uma história eletrizante, que em momento algum deixa sua varinha mágica cair, com alguns pontos bem fechadinhos. Mas também tenha em mente que você está vendo apenas o primeiro de cinco filmes e que ele é uma expansão do universo criado em Harry Potter. A própria J. K. Rowling se responsabilizou pelo roteiro, e soube fazer isso muito bem: sua história deixa as pontas certas soltas para que a platéia queira mais, mas ao mesmo tempo amarra outras, para que o filme funcione também sozinho. David Yates, que dirigiu os quatro últimos longas da saga do bruxinho mais famoso da literatura e do cinema, repete aqui o trabalho eficiente.

Assim como Harrry, Ronnie e Hermione, Scamander, Yates e Rowling formam um ótimo time, que sabe trabalhar em conjunto e realizam a tarefa hercúlea de reiniciar uma saga e expandir um universo que ainda vive fresco na memória dos fãs. Com uma história e personagens originais, o trio nos entrega de bandeja um filme de encher os olhos, que é pura magia e emoção, que funciona perfeitamente em si mesmo mas que também se conecta com os outros oito filmes já existentes.

Anúncios

Um comentário sobre “Resenha do site SEM SPOILERS – Animais Fantásticos e Onde Habitam

  1. Roberta Lurnel Gonçalves disse:

    AMEI!! AMEI!! AMEI!! AMEI!! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    Eu não sabia que o Johnny Depp já ia aparecer agora e me surpreendi!! Vi na pré e verei novamente!
    Meus olhos encheram de lágrimas logo no início com Hedwig’s Theme!!
    J.K. Rowling me levará a falênciaa!!!
    Tô toda cagada esperando o segundo!!!!!! HAHAHAHA
    Beijos em todos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s