Resenha do site – Vida

poster-vidaUm diretor com pouca (ou nenhuma) experiência no gênero. Uma história que parece batida (‘Mais um filme no espaço?’, você pensa). Um filme com pouca divulgação apesar de um elenco focado em estrelas.

Que filme é esse? Vida, do diretor sueco Daniel Espinosa (sim, sueco) chega sem fazer muito alarde. Depois de longas incríveis passados no espaço nos últimos tempos como Gravidade e de outros medianos como Passageiros, chegou a hora de reviver o gênero que fez de Alien seu ícone: o terror espacial. Escrito por Rhett Reese e Paul Wernick (a dupla de roteiristas responsáveis por Deadpool e Zumbilândia, entre outros), Vida vai além do eco.

Não, não é por acaso que falamos em Alien. Tudo em Vida ecoa o clássico. Mas isso não é ruim, de forma alguma. Se o fato de o diretor só ter experiência em pequenos longas de ação e de a história parecer batida te assustou um pouco, reveja seus conceitos. E se prepare para se assustar, e muito, na sala de cinema.

Em uma sequência espetacular de abertura, a câmera passeia por dentro da nave em gravidade zero sem um corte sequer, para nos apresentar a tripulação e deixar clara a missão deles no espaço: provar a existência de vida em Marte. Claro que a coisa não vai prestar, disso a gente já sabe, mas a história que este filme irá contar, meus amigos… irá ficar com vocês por muito tempo.

Um a um seus personagens são mostrados, com o elenco encabeçado por Jake Gylenhaal e Ryan Reynolds e, num ataque hitchcockiano, o jogo vira. Mais do que nos envolvermos com os personagens, nos sentimos sem ar junto com eles no espaço claustrofóbico de uma nave espacial orbitando a Terra. (com frequência me peguei prendendo a respiração no cinema ou mesmo agora enquanto escrevo este texto)

Com uma tensão crescente e pulsante, um perigo próximo e poucas alternativas de solução, Vida vai nos encurralando na poltrona aos poucos e quando damos conta estamos encolhidos, tentando fugir do que está na tela e procurando, junto com os atores, um fiapo de esperança.

Anúncios

Um comentário sobre “Resenha do site – Vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s