#listadefilmes – 10 filmes passados basicamente em uma nave espacial

Quem não gosta de um bom filme no espaço? Os astronautas confinados no espaço da nave, flutuando acima da Terra… tudo muito lindo até que geralmente acontece uma m…

Sim, esta é a sina dos astronautas no cinema. Quem é convidado para um filme destes já sabe que provavelmente não chegará vivo no final. Acontece né? A pessoa estuda uma vida pra ir pro espaço pra morrer lá, fazer o que.

Mas vamos deixar de filosofada. Que tal uma lista com 10 filmes passados basicamente dentro de uma nave espacial? Ah, não vamos citar Star Wars Star Trek porque né?

2001: Uma Odisseia no Espaço

uma-odisseia-no-espac3a7o.jpg

Um dos grandes clássicos do cinema, 2001 é presença obrigatória na cinemateca de qualquer fã de cinema. Na obra, vemos um apanhado geral da evolução humana desde a aurora do Homem até a concepção da inteligência artificial e a exploração espacial.

A história do filme é dividida em quatro grandes partes, sendo o fio central entre elas a presença de um monólito que transpassa toda a história da humanidade descrita na tela. E, de quebra, um dos maiores vilões do cinema…

Lunar

Lunar

No filme vemos a vida de Sam Bell (Sam Rockwell) como responsável pelas operações de mineração na Lua da empresa Lunar Industries. Ela opera no lado oculto do satélite natural extraindo Hélio 3, então a principal fonte de energia da tela. Tudo vai bem na vida de Bell até que ele sofre um acidente e, ao despertar, descobre que está na companhia de um sujeito que diz ser o próprio Sam Bell.

Alien

Alien

Ridley Scott inova na estética e principalmente na condução de uma ficção cientifica mais adulta e crível se diferenciando de tudo que até então havia sido produzido nesse área. Um verdadeiro marco que virou referência e fonte de inspiração para muitos filmes que vieram depois dele. A história embora simples, compensa em seu um primor em seu roteiro. Conta como um grupo de tripulantes que estava voltando para a terra na nave Nostromo que trazia mineiros para a Terra, acaba sendo interrompida por um chamado estranho, fato que tirou o grupo do caminho, os levando para um local desconhecido. Chegando lá se deparam com uma nave abandonada.

A curiosidade dos tripulantes impulsiona 3 deles para uma pequena exploração nessa nave e chegando até lá encontram um fóssil de alguma criatura estranha, além de uma porção de ovos que aparentam conter alguma criatura viva. Essa descoberta é o inicio de uma serie de acontecimentos que vai transformar essa jornada numa tensa busca pela sobrevivência.

Apollo 13

Apollo 13

Baseado em fatos reais, Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo é de 1995 e foi dirigido por Ron Howard — o roteiro ficou a cargo de William Broyles Jr. e Al Reinert. A obra é estrelada por Tom Hanks e narra a história verídica da missão Apollo 13, da NASA, que terminou de forma desastrosa.

O objetivo da missão era pousar na Lua pela terceira vez, porém problemas técnicos obrigaram a agência espacial a trazer os astronautas de volta à Terra. Aí começa o drama, conforme a situação vai crescendo em tensão e angústia pela tragédia que se apresenta de forma cada vez mais evidente.

Wall-e

Wall-e

Uma das melhores animações da Pixar, na telona o que se vê é a vida de WALL-E, um simpático robozinho responsável por recolher lixo da superfície de um planeta Terra devastado e abandonado em um futuro distópico, no ano de 2805.

O simpático robô realiza seu trabalho dia após dia até que se depara com a presença de EVA, uma sonda robô moderna responsável por vir à Terra para localizar alguma sobra de vegetação. Da interação entre os dois robôs nasce um relacionamento emocionante e o filme levou muita gente às lágrimas.

Gravidade

Gravidade-poster

Aqui vemos a sufocante aventura da doutora Ryan Stone (Sandra Bullock), que fica perdida no espaço após um acidente em sua primeira missão espacial. O elenco do filme conta ainda com George Clooney, que interpreta o tenente Matt Kowalski, comandante da equipe.

Gravidade tem aspectos técnicos incríveis, especialmente no quesito direção, edição e mixagem de som e fotografia. Os diálogos também são marcantes e a história fica aberta a uma série de interpretações. O filme recebeu 10 indicações ao Oscar e levou sete estatuetas (melhores efeitos visuais, melhor edição, melhor fotografia, melhor mixagem de som, melhor edição de som, melhor trilha sonora e melhor diretor).

Leia AQUI nossa resenha.

Interestelar

Interestelar

No filme, vemos o planeta Terra em frangalhos e uma única esperança de salvá-lo. Assim, o ex-piloto da NASA (Matthew McConaughey) parte em busca de um buraco de minhoca que pode levar a outros planetas e, com isso, dar uma chance de salvar a existência da vida humana por aqui.

Um dos filmes mais complicados da lista, Interesterlar ainda é uma obra ininteligível pra muita gente, mas nem por isso é um filme menor. Uma obra incrível do diretor Christopher Nolan.

Leia AQUI nossa resenha

Solaris

Solaris

A Corrida Espacial entre Estados Unidos e União Soviética não se deu apenas no envio de satélites e astronautas para o espaço, mas também teve a sua face cinematográfica. Encarado como resposta a 2001, Solaris estreou em 1972 dirigido pelo icônico cineasta soviético Andrei Tarkovski e roteirizado por ele em parceria com Friedrick Gorenstein.

O filme é baseado no romance homônimo escrito pelo polonês Stanislaw Lem e conta a história do doutor Kris Kelvin (Donatas Banionis), um psiquiatra enviado até a uma estação espacial que orbita o planeta Solaris. Sua viagem tem como finalidade investigar estranhos acontecimentos no local e, com base em suas descobertas, decidir se as pesquisas no planeta devem ou não prosseguir.

O sucesso estrondoso da adaptação de Tarkovski fez com que Solaris permanecesse em cartaz na União Soviética durante 15 anos ininterruptos e ganhasse até mesmo uma refilmagem em Hollywood — Solaris, de 2002, dirigido por Steven Soderbergh.

Passageiros

Passageiros

Dois passageiros acordam 90 anos antes do tempo programado durante uma viagem de rotina no espaço devido a um mau funcionamento de suas cabines. Sozinhos, Jim e Aurora começam a estreitar o seu relacionamento. Entretanto, a paz é ameaçada quando eles descobrem que a nave está correndo um sério risco e que eles são os únicos capazes de salvar os mais de cinco mil colegas em sono profundo.

Claro que se trata de uma descrição um tanto simplista, já que o filme envolve questões maiores como até mesmo o direito de uma pessoa decidir sobre a vida de outra, mas no fim das contas, Passageiros nada mais é que um romance de ação estrelado por duas beldades do cinema atual: Jennifer Lawrence e Chris Pratt.

Vida

Vida

Vida bebe da fonte de Alien? Sem dúvida. Isso é um problema? De forma alguma! Talvez o primeiro real “sucessor” do clássico de Ridley Scott em todos estes anos, Vida coloca cinco astronautas em uma nave em busca da pesquisa pela vida em Marte.

Após conseguirem uma amostra do solo no planeta vermelho eles testemunham a pequena célula crescer e, invariavelmente, fugir do controle. Com Jake Gyllenhaal e Ryan Reynolds no elenco. Leia AQUI nossa resenha.

Com informações DE e DE.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s