#listadefilmes – 10 filmes-catástrofe mais bacanas dos últimos anos

Segundo a Wikipedia,

Cinema catástrofe é um gênero cinematográfico muito popular, que mistura três elementos principais: enredo apocalíptico, apelo melodramático e cenas de ação, de preferência com efeitos especiais que enfatizem o clima de tensão. O gênero compreende uma mistura de ficção científica e fantasia, permitindo ao roteirista abordar todo e qualquer tema capaz de causar pânico, que vão desde acidentes nucleares, passando por ataques de extraterrestres, colisão com cometas, incêndios, grandes acidentes ou intempéries da natureza, como terremotos, maremotos e erupções vulcânicas.

Ou seja: correria, explosões, os Estados Unidos sendo destruídos, invariavelmente um casal romântico ao som de uma música melosa (Don’t Want to Miss a Thing mandou beijo) e no final… a salvação, provavelmente com o sacrifício de algum dos protagonistas.

Então vamos ver  uma lista de 10 filmes-catástrofes bacanas dos últimos tempos? Embora a gente goste mais da coisa em escala global, vamos mostrar alguns mais “locais” também.

Pegue seu kit de primeiros socorros do fim do mundo e bora:

Twister (1996)

twister

Ao lado das vacas voadoras, um dos destaques mais interessantes do thriller Twister é o casal de protagonistas. Em filmes como Epidemia e Independence Day, é o marido estagnado que precisa recuperar o amor da ex-esposa. Em Twister é diferente: Bill Paxton é o almofadinha vendido, enquanto sua futura ex-mulher, Helen Hunt, precisa atraí-lo de volta ao projeto de vida que os uniu anteriormente.

O Dia Depois de Amanhã (2004)

O Dia Depois de Amanhã

Algumas pessoas dizem que o mundo acabará em fogo, mas em O Dia Depois de Amanhã, Dennis Quaid nos diz enfaticamente que tudo vai terminar em gelo. É claro que ninguém o escuta, então quando a corrente norte-atlântica é revertida abruptamente, os líderes do mundo são pegos despreparados no maior evento climático do planeta em mais de 10 mil anos.

Contágio (2011)

Contágio

Stephen Soderbergh trouxe seu estilo multilinear utilizado em Syriana, de 2005, ao cinema-catástrofe com Contágio, de 2011. Esse estilo encaixou com perfeição a um filme de desastre, permitindo ao diretor acompanhar a rápida propagação de uma doença letal de diversos pontos de vista simultaneamente. O elenco estrelado traz nomes como Laurence Fishburne, Matt Damon, Kate Winslet, Jude Law, Gwyneth Paltrow e Bryan Cranston.

Epidemia (1995)

Epidemia

Em Epidemia, Dustin Hoffman e Rene Russo correm para impedir que um vírus mortal chamado Motaba se espalhe pelo mundo, antes que Donald Sutherland jogue uma bomba gigante em cima de uma cidade infectada da Califórnia. Apesar de a velocidade com que Hoffman descobre a cura não seja cientificamente precisa, o resto do filme soa bastante plausível.

Armageddon (1998)

Armagedom

Dirigido por Michael Bay e produzido por Jerry Bruckheimer, Armageddon foi o adversário de outro filme de desastre do verão de 1998, Impacto Profundo. O filme apresenta um estilo visual impressionante contando a história de um grupo de astronautas que precisa destruir um meteoro no espaço, com Ben Affleck, Liv Tyler e Bruce Willis no elenco. E é considerado um dos piores filmes de todos os tempos.

2012 (2009)

2012

Nesta mega-produção do gênero, John Cusak é um motorista que vai ter que se desdobrar pra salvar a família e mais algumas pessoas de catástrofes naturais que estão atingindo o mundo todo e que irão limar a população do planeta. Com Chiwetel Ejiofor, Oliver Platt e Woody Harrelson no elenco.

Presságio (2009)

Presságio

Um dos filmes mais bacanas do gênero, Presságio conta a história de uma menina que vê o futuro e descobre uma série de números que contém informações sobre o fim do planeta. Encabeçando o elenco está Nicolas Cage, com a difícil missão de salvar quantas pessoas conseguir em um filme com cenas bastante impressionantes e um final bem inesperado.

Marte Ataca! (1996)

Marte Ataca

Uma das loucuras de Tim Burton, Marte Ataca! é um filme B de grife: grande elenco e propositalmente trash. No longa, marcianos decidem invadir a Terra e colonizar o planeta. Com visual bastante característico e excesso de personagens o filme agrada a poucos, mas tem suas qualidades. No elenco estão nomes como Jack Nicholson, Glenn Close, Pierce Brosnan, Natalie Portman, Annette Benning, Sarah Jessica Parker e Michael J. Fox.

Fim dos Tempos (2008)

Fim dos Tempos

E se, além de catástrofes naturais, alienígenas, meteoros e doenças ainda existisse uma outra ameaça: o oxigênio? Sim, neste longa do controverso diretor M. Night Shyamalan são as árvores que passam a produzir oxigênio tóxico para acabar com a população numa espécie de vingança da natureza. Tudo é possível né?

Terremoto: A Falha de San Andreas (2015)

Terremoto A Falha de San Andreas

Depois de um terremoto devastador atingir a Califórnia, um piloto do Departamento de Resgate e Segurança de Los Angeles (Dwayne Johnson) e sua ex-esposa (Carla Gugino) tentam escapar de Los Angeles e seguir para São Francisco para encontrar e resgatar sua filha distante. E tome explosões, inundações, e The Rock salvando todo mundo com sua péssima interpretação. Detalhe: Kylie Minogue faz uma ponta no filme.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s