Por que você PRECISA assistir ‘Salvation’, a série apocalíptica da CBS?

Vamos partir de um pressuposto bastante simples: todos gostamos de histórias de fim de mundo, certo? Armageddon, O Dia Depois de Amanhã, 2012…. são filmes que a gente adora, e vocês  também (tanto que fizemos uma lista só deles aqui no site), mas precisamos admitir um pequeno defeito: eles possuem um roteiro ínfimo, por mais bacanas que sejam.

Agora vamos imaginar que, em um universo paralelo, cineastas como Michael Bay (Transformers, Armageddon) ou Roland Emmerich (O Dia Depois de Amanhã, 2012, Independence Day) acordassem um dia e soubessem escrever um roteiro e escolher um elenco. Sentariam em suas escrivaninhas, criariam diálogos inteligentes, tramas plausíveis, personagens reais, situações críveis, dramas identificáveis, protagonistas bons de verdade, ainda que utilizando como plano de fundo um possível fim do mundo. Imaginou?

Então você conseguiu ter uma boa ideia do que é Salvation.

salvation

Um estudante do prestigiado MIT, o Instituto de Tecnologia dos EUA, descobre acidentalmente que um asteroide está em rota de colisão com a Terra e que se realmente nos acertar as consequências serão catastróficas. Claro que o governo americano logo vai entrar em cena, assim como um gênio-bilionário disposto a ajudar a salvar o planeta e muita gente vai se meter na confusão que tomará até ares de intriga internacional.

É tudo bastante absurdo? É e não é. Claro que toda a coisa de “estamos esperando um fim do mundo” a gente acha absurda, ainda que não necessariamente impossível, mas a trama bem construída de Salvation torna tudo muito mais crível. Dentro de comparações com Bay e Emmerich, claro. Seus personagens têm o que dizer, têm problemas reais que vão além da catástrofe (afinal suas vidas não se interrompem do dia pra noite para que possam se limitar a salvar o mundo). Têm filhos, pais, namorados, passado, como todos nós. Seus protagonistas não se limitam a um jovem engraçadinho e uma mulher sensual correndo de um lado pro outro. Eles realmente têm o que fazer e, ao contrário de um Ben Affleck (Armageddon) ou Shia LeBouf (Transformers) são realmente inteligentes (!!!).

salvation (1)

Darius Tanz (Santiago Cabrera), Grace Barrows (Jennifer Finnigan), Harris Edwards (Ian Anthony Dale) e Liam Cole (Charlie Rowe)

Liam e Jilliam, o casal jovem protagonista, passam longe do padrão estereótipo de Hollywood: ele é magrelo e tem até uma pancinha. Ela está sempre de roupa e não é sensual. Mas ambos são absurdamente inteligentes (onde já se viu?). O trio “adulto” formado pelos agentes do governo Grace e Harris e o bilionário high tech Darius Tanz é encarnado por atores eficientes que ensaiam um triângulo amoroso, ainda que corpos arfantes e suados e explosões em câmera lenta não façam parte do contexto (onde já se viu? ²).

O elenco é cheio de nomes conhecidos? Nenhum (podemos dizer que o mais conhecido aqui é Santiago Cabrera, que fez Heroes). A série “viralizou” e virou meme (fatores que parecem importar hoje em dia)? Nem de perto. Aqui o que importa é a trama. E Salvation é construída como um bom livro de suspense onde cada capítulo/episódio traz uma reviravolta que te faz sempre querer mais.

Programada para ter apenas uma temporada de 13 episódios, a série estreou nos EUA em julho e não tem previsão de chegada no Brasil (mas é pra isso que os Torrents e o Legendas.tv estão aí – de nada).

Se você gosta de séries bem feitas, com bons atores e boa história e com suspense crescente e trama de prender na cadeira, você não pode perder Salvation.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s