#novamusica – Camões

O carioca way of life sempre inspirou as composições de Camões, cantor e compositor que mescla a musicalidade brasileira a batidas eletrônicas. Assumindo seu lado mais pop, ele divulga a canção “Nova Aurora”, que já chega com um clipe. A inspiração veio da Baixada Fluminense e das cidades que ficam às margens da capital fluminense. O clima é festivo, assim como os moradores do bairro que deu nome à música.

Nova Aurora fica em Belford Roxo, um dos municípios que integram a região metropolitana do Rio de Janeiro. Após uma primeira visita, em uma comemoração de aniversário, Camões pensou em homenagear o lugar e suas pessoas. “Nova Aurora representa o meu interesse cada vez maior por fazer músicas mais democráticas, que comuniquem algo a mais pessoas. Nunca tinha ultrapassado a carapaça de motéis, lojas de piscina e fogos de artifício da Avenida Brasil e descobri um novo universo de gente de verdade, com coração gigante e senso de comunidade. Quando voltei pra casa depois daquele festão, foi irresistível pegar a viola e fazer uma canção sobre o lugar”, lembra o compositor.

Em Nova Aurora, a festa começa no sábado e só termina ao meio dia de domingo. Para abrir o apetite, salgadinhos; depois chega a hora do churrasco, e ainda tem caranguejada ao amanhecer. “Isso que é rave. Quando a música ficou pronta, não havia nada melhor para ilustrá-la do que a própria festa. Então resolvi filmar o clipe no aniversário de 58 anos da Santa, que trabalha há muitos anos na minha casa, registrando toda a alegria desse cantinho especial do Rio”, conta.

A canção vem para inaugurar um novo momento na carreira do artista. “Nova Aurora” será a primeira faixa de um álbum completo, sucessor dos elogiados EPs “Cupim” e “Anilina”. Na nova música, já é possível sentir um caminho mais orgânico, optando por uma bateria (tocada por Gabriel Nigri e captada por Junior Neves), acompanhando as batidas eletrônicas que se tornaram parte intrínseca do trabalho de Camões. O objetivo é uma estética que remete ao início dos anos 80, com sonoridades que ecoam George Benson e Tom Browne.

“Essa música é um respiro na narrativa de aflições amorosas que vinha construindo. Tenho tido mais interesse pelo que alegra do que pelo que agonia. Acho que ‘Nova Aurora’ traz essa leveza”, analisa Camões.

O trabalho do contar é permeado de letras cheias de lirismo, poesia, franqueza e bom humor. Seus mais recentes lançamentos são marcados pela pluralidade e experimentações. Camões usa o pop como base em uma evolução técnica e artística, faceta que não deixou de lado para este novo trabalho. O álbum tem previsão de lançamento ainda para este ano.

Indo na contramão de “Anilina”, onde exercitou seu lado de produtor em home studio, Camões convida músicos talentosos para comporem a sonoridade do álbum. Assim, ele explora novos limites com Antonio Dal Bó (synths), Gabriel Nigri (bateria) e Giordano Bruno (baixo em “Nova Aurora”), enquanto Camões assina novamente a produção. Já as letras não se limitam aos encontros e desencontros amorosos, expandindo o olhar para novas temáticas. “As duas músicas que tratam do tema têm mais a ver com aceitação, tanto do que passou quanto do que está para começar. Nas outras canções, levo meu olhar cronista pra novos horizontes: ‘Nova Aurora’ é sobre uma festa. ‘Só Na Cena’, sobre os anseios de um artista. ‘Pista 3’, sobre ressaca e liberdade. ‘Trava Vida’ é sobre ansiedade e por aí vai”, adianta.

Ao mesmo tempo em que olha para frente, Camões retorna a referências sonoras e visuais para apresentar este novo momento. O clipe assume a nostalgia, adotando uma estética de filmes caseiros, buscando a mesma sensação familiar da canção. Fábio Nogueira e Neno Andueza assinam direção e fotografia do vídeo.

Anúncios

Um comentário sobre “#novamusica – Camões

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s