#novamusica – Arthus Fochi

Há mais de dez anos inspirado por ritmos e paisagens da América do Sul, Arthus Fochi trilhou caminhos de pesquisa e descoberta até chegar em Suvaco do Mundo (2017), lançado pelo selo e gravadora Cantores del Mundo. O novo disco solo do cantor fluminense, que é também compositor, poeta, intérprete, músico, professor e historiador, traça um diálogo entre o jazz e o rock, a música brasileira e a música latina, o folclórico e o moderno e o campesino e o urbano

O resultado dessa fusão são nove belas canções, – sete delas autorais – que transmitem com exatidão as fronteiras rompidas por Fochi desde que o cantor começou a se aventurar em viagens e residências em países sul-americanos, como Argentina, Uruguai e Chile. Suvaco do Mundo é um grande experimento musical, que passeia com desenvoltura entre diferentes gêneros comprovando o amadurecimento musical do artista.

Produzido pelo produtor e pianista Guilherme Marques e também por Fochi, é a primeira vez que o autor lança um disco com o formato do seu show com banda: Gabriel Barbosa na bateria, Luizinho Alves no baixo, Gabriel Pontes no saxofone e na flauta transversa e Machi Torrez na “cuerda de tambores”. Garantindo, assim, uma narrativa única e diferente de tudo o que Arthus fez até então.

Lançado em fevereiro, o single “Riso e Rosa” tem a letra assinada pelo compositor e amigo de longa data Claos Mozi. O lançamento da sexta faixa do disco foi primeiro passo para a nova empreitada de Arthus Fochi, agora consolidada com Suvaco do Mundo na íntegra, disponibilizado para streaming e também em versão física.

Feita em Bariloche, na Argentina, “Ovo da Vovó”, faixa de abertura do disco, é fruto de estudos de Fochi de diferentes formas de tocar candombe (ritmo típico afro uruguaio) no violão. Escrita enquanto o cantor fazia uma de suas viagens sozinho, foi pensando em uma omelete, na ufologia, no sentimento de querer ter uma filha e em uma vida sem expectativas, que surgiu os versos da canção.

O som, ora dançante, ora calmo, mas sempre suave e com uma delicadeza ímpar, invade todas as faixas do álbum, como é possível notar em “Fardo Amigo”, “Citadina”, “Mamã”, “Canteiro de Obra”, “Candombe Lágrima”, “Destempo” e “Nó Cego”.  Esta última, inclusive, apresenta em sua estética referências da influência de Jards Macalé, cantor e compositor brasileiro, na música de Fochi.

Sobre Arthus Fochi

Arthus Fochi é compositor, poeta, músico pesquisador, professor e historiador. Desde 2007 investiga ritmos da América do Sul, em viagens e residências artísticas realizadas. É articulador e fomentador da cultura hispano americana no Rio de Janeiro, onde produziu, em 2016, o evento chamado Peña Cultural Auá, com edições na Sala Funarte. Ao lado de Guilherme Marques, desenvolve como diretor geral o selo e gravadora Cantores del Mundo, cedido a Arthus em 2015 por Tita Parra (neta da folclorista icônica Violeta Parra). Com apoio técnico e parceria da editora Cozinha Experimental, lançou dois livros independentes: Afasia (2010) Poema Poeira (2012). Já participou de peças teatrais como diretor musical e ator (entre elas, “Xambudo”, dramaturgia de Aderbal Freire Filho, vencedora do Festival de teatro do Rio 2010). Em 2015 atuou e fez trilha sonora para o curta metragem “Sopro, Uivo, e assovio” de Bernard Lessa. Em 2013, iniciando a carreira musical, lançou o primeiro disco intitulado Êxodo Urbano, gravado em Madrid (a convite de Juan Alcón na IEMF Los Carmeles). Em 2017 lança o seu segundo disco Suvaco do Mundo, que apresenta de forma delicada e contagiante uma fusão entre a música brasileira e a música latina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s