Faz apenas duas semanas que IT está em cartaz, mas ele já conseguiu um enorme feito: tirou o posto de maior bilheteria de um filme de terror nos Estados Unidos. Um posto que permanecia igual há 44 anos.
O recordista anterior era ninguém menos que O Exorcista. O longa de 1973 dirigido por William Friedkin mantinha até hoje os números e era a maior bilheteria americana de um filme de terror adulto. Quando foi lançado, O Exorcista se tornou um absoluto fenômeno cultural. Muito do que hoje acontece com IT, mas lembre-se: era uma época sem internet.
Então nada de memes, de campanhas de marketing arrasadoras e trailers-teasers. O que se viu foi um incrível marketing no melhor estilo boca a boca. Ninguém resistia às histórias de público desmaiando, chorando e tendo reações extremas aos momentos mais traumáticos do filme. Elas precisavam ver por elas mesmas ao invés de ouvir.
Embora também seja um fenômeno, IT tem uma força diferente. É classificado como adulto por boas razões, mas não chega nem perto de ser perturbador como O Exorcista era quando foi lançado e ainda permanece. Neste sentido, mãe! chega muito mais perto.
No entanto, é fácil perceber por que IT se tornou este arrasa quarteirões: é uma experiência menos intensa, um filme que todos podem ver e rever para levar sustos e torcer para o time de amigos, ao contrário de O Exorcista, um filme que dificilmente o público teve vontade de rever no cinema.
Nos Estados Unidos, IT já tem 236.3 milhões de dólares, sem os números deste final de semana. A bilheteria total americana de O Exorcista é de $232.9 milhões de dólares. No que diz respeito à bilheteria mundial, IT ainda não ultrapassou o filme da sopa de ervilha. Mas não falta muito, talvez ultrapasse já neste final de semana, inclusive: o longa de 1973 tem no total $441.3 milhões. Nada muito distante dos atuais $404.3 milhões de dólares de IT. Lembrando: faz apenas duas semanas que o longa baseado no livro de Stephen King está em cartaz e ainda não foram contabilizados os números deste final de semana.
E você, já flutuou também?
Deixe um comentário