#listadefilmes – 10 filmes de língua espanhola que você não pode perder

A gente sabe que é difícil não se limitar aos blockbusters. Sabemos da dificuldade de se encontrar nos cinemas um filme que seja que não tenha sido produzido por um grande estúdio, com elenco conhecido e orçamento milionário. E também sabe que quando isso acontece, o tal filme está passando em um único cinema da cidade e geralmente num horário bem absurdo.

Então a gente entende. E é por isso mesmo que esta lista está aqui: pra dar uma forcinha pra você que gosta de, nem que seja de vez em quando, ver algo diferente. E, por mais que a gente AME o Almodóvar, vamos listar aqui filmes menos conhecidos de diversos gêneros pra que você possa experimentar coisas novas 😉

Preso na Escuridão (Abre Los Ojos)

Abre Los Ojos

Preso na Escuridão ficou conhecido do grande público pelos motivos errados: foi refilmado em Hollywood com Tom Cruise a frente do elenco como Vanilla Sky. Mas não se engane: este original espanhol é absurdamente melhor. Comparado a ele, Vanilla Sky é uma comédia involuntária.

Na história, um homem acorda um dia com uma misteriosa máscara e lembrando-se muito pouco do que aconteceu antes. Envolvido com duas mulheres, ele passa a ter flashes de memória dos acontecimentos, que se mostram cada vez mais confusos. Um dos melhores filmes em língua espanhola dos últimos tempos.

As Bruxas de Zugarramurdi (Las Brujas de Zugarramurdi)

las Brujas de Zugarramurdi

Esta comédia de terror é absurda e inusitada, e ainda assim um filme incrível. Um bando de ladrões precisa fugir após um assalto a banco (o assalto em si é uma atração à parte). Na fuga, acabam tendo que pedir abrigo em uma casa que, eles não sabem, é habitada por bruxas que se alimentam de carne humana. Daqueles filmes que você não sabe se ri ou se fecha o olho. Imperdível.

Viva

viva

Embora dirigido por um irlandês, Viva se passa em Cuba e traz uma realidade ao mesmo tempo muito distinta e muito parecida com a nossa.

Jesus é um garoto de 18 anos solitário que tem como melhores amigos um grupo de travestis e drag queens que se apresentam em casas noturnas. Justamente quando ele decide se tornar uma drag, seu pai machista e retrógrado reaparece, transformando sua vida.

Rainhas (Reinas)

reinas

Três mães estão indo para Madrid para o casamento de seus filhos: está para acontecer o primeiro casamento gay da Espanha, e ele será um evento coletivo.

Na semana anterior à festa, quando as mães chegam para ficarem com seus respectivos filhos, nada vai dar certo e  chega um ponto em que até os casamentos podem degringolar. Mas só as mães podem salvá-los. Uma comédia deliciosa e hilária.

O Bar (El Bar)

el bar

Outro filme que você não sabe se fica tenso ou se ri (não por acaso do mesmo diretor de As Bruxas de Zugarramurdi), O Bar põe trancados dentro de um bar um grupo de estranhos.

Quando um dos frequentadores do pequeno bar sai pra rua, leva um tiro misterioso e morre na frente da porta. Quem está ali dentro não faz ideia do que está acontecendo lá fora (nós tão pouco) e todos ficam com medo da sair. Mas quanto tempo terão que permanecer ali? Por que estão atirando?

O Incidente (El Incidente)

incidenteposter2

Dois irmãos estão fugindo da polícia quando um deles é baleado na escadaria de incêndio de um prédio. Uma família está viajando de carro quando a menina mais nova começa a ter um ataque de asma.

Duas histórias que parecem não ter nenhuma ligação, mas que conduzem um filme absolutamente original de dar nó nas ideias.

O Quarto Secreto (La Cara Oculta)

la-cara-oculta

A vida de Adrian, um maestro da orquestra em Bogotá, começa a degringolar quando sua noiva desaparece após desconfiar de uma traição.

Daí pra frente não podemos dizer muita coisa e aconselhamos, inclusive, a você NÃO VER o trailer, que entrega muita coisa do filme.

O Corpo (El Cuerpo)

el cuerpo

Um detetive está conduzindo uma investigação sobre um corpo desaparecido do necrotério. A falecida, uma rica e poderosa mulher, parece esconder muitos segredos em seu passado e o desaparecimento se torna cada vez mais misterioso. A ponto de seu marido começar a desconfiar da polícia e de muitos desconfiarem que sequer existiu um corpo de verdade. Ou será que não existiu?

Solo

solo

Quando Manuel entra em um chat e conhece Julio, acaba marcando um encontro. Manuel está com o coração partido após o fim de seu relacionamento anterior e vê em Julio uma esperança de um novo amor.

Quando se encontram, ambos revelam seus medos e inseguranças e, ao mesmo tempo que a atração cresce, cresce também a desconfiança. Até que uma reviravolta nos deixa boquiabertos.

Medianeras

medianeras

Duas pessoas solitárias vivendo em seus apartamentos em Buenos Aires acabam se conhecendo pela internet. Martin e Mariana são vizinhos, mas nunca se viram.

Suas insatisfações com o mundo moderno, sua infelicidade e suas capacidades de interação social serão postos a prova neste romance sensível e imperdível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s