5 dicas para boleiros e confeiteiros de primeira viagem

alex atala

Desde que começamos a fazer bolos e tortas percebemos algumas coisas na confeitaria que poucas pessoas falam.

Por isso mesmo resolvemos listar aqui 5 dicas fáceis e rápidas que podem ajudar (e muito) quem tá começando a não desanimar. Dá uma olhada:

1- SEMPRE desconfie das receitas “fáceis” da internet

Dificilmente uma receita em confeitaria vai ser tão fácil que pode ser explicada em um vídeo de menos de um minuto. NÃO, aquela receita de macaron “lindos e fáceis” NÃO DÁ CERTO. Não, aquele brownie maravilhoso explicado em um minuto e meio NÃO DÁ CERTO. Tudo depende de preparo, ingredientes, paciência. Sim, paciência.

Nós gravamos dois vídeos testando receitas da internet que felizmente deram certo, mas outras duas que testamos no último mês deram BEM errado. Uma foi parar direto no lixo.

2- SEMPRE teste as receitas antes

Você viu aquela receita super bacana, que vai agradar a família toda e resolveu fazer pra festa da firma. E no dia não deu certo e você teve que sair às pressas comprar um cento de coxinha na padaria pra levar. É, meu amigo, acontece. Sempre procure testar a receita antes, seja em quantidades menores ou pra você mesmo. Até porque pode ser que por algum motivo você não goste do resultado final. Vai que.

3- Não é porque é um naked cake que é simples de fazer

Não, gente. Não é porque não tem cobertura ou algo assim que você pode simplesmente empilhar tudo e tá ok. Distribuição dos ingredientes de destaque, finalização, recheio, uma boa apresentação afinal, faz toda a diferença. Afinal de contas, você também, ainda que pelado, quer ter uma boa aparência né? (mesmo que muitas vezes mesmo com a aparência não muito boa as pessoas comam)

4- SEMPRE confira os ingredientes e pré-aqueça o forno

Sabe aquela história de buscar o açúcar na vizinha? Pois é, só funciona em filmes e seriados (ou livros). Na vida real você vai largar seu bolo no meio e jogar fora se não tiver açúcar, ovo ou fermento em casa (true story). Então sempre confira a lista dos ingredientes antes de começar a fazer. Claro que você não precisa separar tudo em potinhos bonitinhos e cenográficos como nos vídeos da internet e na TV, mas conferir antes é sempre bom.

Outra coisa: SEMPRE pré-aqueça o forno. A gente também achava que era besteira e só servia pra gastar mais gás. Não é. Faz toda a diferença na hora de assar. A dica é: quando você começar a preparar a receita já ligue o forno (vazio). Assim quando você terminar o preparo e estiver na hora do seu bolo assar o forno já vai estar quentíneo 😉

Aproveita e dá uma olhada na nossa lista de 10 canais de receita no Youtube que valem a pena seguir

5- Quando puder, troque o “untado e enfarinhado” pelo papel manteiga ou silpat

WTF é silpat? É, a gente também nunca tinha  ouvido falar até viciar no Bake Off Brasil. Trata-se de um tapetinho de silicone que vai no fundo da forma e não deixa o assado grudar. Parece bem prático, ainda não testamos (o orçamento não deixou), mas é o novo must have da confeitaria (aparentemente).

Na falta do silpat, papel manteiga tá aí pra isso. Ele dificilmente gruda no seu bolinho e também pode ser untado, se for o caso. Aliás, faz algum tempo que usamos forma de silicone para cupcake e eles não grudam. Já na forma de silicone com furo no meio, ainda não conseguimos trabalhar sem grudar.

Dá uma olhada nesse vídeo mó estilo Pollishop e veja que MARRAVILHA é o tal do silpat. (Aliás, bem que essa Padaria 2000 podia mandar um pra nós aqui né?)

Uma última dica: usar bico de confeitar não é um bicho de outro mundo. Mais difícil que usar na verdade é colocar a coisa DENTRO do saco de confeitar sem sujar a cozinha toda (e a roupa, e a cara, e o cabelo, e o chão). Aquela diquinha do copo nem sempre dá certo viu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s