O poder da moda como um aliado na autoestima e confiança

A moda é um dos alicerces da economia pois gira bilhões de dólares todos os anos e faz parte da rotina da sociedade. No entanto, a sua importância vai muito além disso. Está comprovado pela ciência que a maneira de se vestir influencia as nossas vidas em aspectos tão importantes quanto a autoestima e a confiança.

O efeito da moda na psicologia humana é um tema estudado pelos especialistas da mente há muitos anos. Adam D. Galinsky e Adam Hajo, ambos professores da Northwestern University, escreveram para um jornal de psicologia social que o estilo das roupas que você veste reflete diretamente no humor, saúde e confiança de maneira geral — um fenômeno chamado de cognição indumentária (enclothed cognition, em inglês).

Segundo estes renomados pesquisadores, o modo como as roupas influenciam no cotidiano acontece principalmente devido a dois fatores, quais sejam, o significado simbólico que elas representam e a experiência física de usar uma peça. Em outras palavras, um relógio não é apenas um acessório e vestir uma peça que você gosta e com a qual se sente bem pode se traduzir em melhor humor e maior autoconfiança.

smile_color_laugh_black_african_american_woman_female_cheerful-597017.jpg

No entanto, como muitos especialistas mostram, a moda também é algo interpretativo e o jeito como você se sente é mais importante do que a maneira como a sociedade te enxerga. Sendo assim, como aponta o trabalho de Galinsky e Hajo, é bem mais seguro confiar na sua autoestima do que depender da aprovação externa.

Homens e mulheres se beneficiam das mesmas vantagens que a moda traz para o lado psicológico. Em 2014, a montadora de carros KIA realizou uma pesquisa para tentar descobrir quais peças de vestimenta e mudanças estéticas tornam as pessoas mais confiantes.

Na parte do top 10 da lista das mulheres estão coisas como o salto alto, um vestido preto e um perfume de classe. Para os homens, a confiança tende a aumentar com um barbear recente, um novo terno ou um cheiro agradável após o banho.

A professora Karen J. Pine, da universidade britânica de Hertfordshire, afirma no livro “Mind What You Wear: The Psychology of Fashion” (“Preste Atenção no Que Veste: A Psicologia da Moda” em tradução livre) que quando colocamos uma peça de roupa nós, automaticamente e independentemente do gênero, nos associamos com algumas características dela — mesmo quando não estamos cientes disso.

“Quando nos vestimos de maneira casual, naturalmente ficamos relaxados e taciturnos. Se visto algo social para uma ocasião especial, isso pode influenciar no jeito que eu ando ou me comporto”, afirma Pine.

Tais estudos da ciência se traduzem no cotidiano popular e refletem no pensamento de homens e mulheres — independente da característica e do jeito deles. Para a blogueira Fabiana Côrrea, a roupa é uma ferramenta poderosa que faz as pessoas se sentirem mais confiantes. “Ajuda os outros a verem nossas qualidades no trabalho e, consequentemente, contribui para a autoestima. Injusto? Pode ser, mas funciona”, escreveu a colunista.

man_male_person_business_businessman_shirt_necktie_clothing-880168

Como Fabiana bem aponta, o jeito como nos vestimos reflete um pouco do que somos para a sociedade. Isto é importante para o trabalho e pode influenciar no desempenho profissional. Segundo uma pesquisa da empresa norte-americana Office-Team, especialista em recrutamento empresarial, as roupas se traduzem no cotidiano institucional.

O levantamento feito por eles mostrou que cerca de 80% dos profissionais entrevistados concordam que a vestimenta influencia na hora de alguém ser promovido ou não.

Um estudo do Conselho Nacional de Pesquisas do Canadá também demonstrou como as roupas não afetam apenas o seu nível de confiança, como também a percepção das pessoas ao seu redor e o sucesso na vida pessoal e profissional.

O guarda-roupa também impacta no esporte e o poker é um exemplo perfeito disto. Já imaginou usar a roupa do Super-Homem para servir como fonte de confiança? Bom, no poker isso é possível e até mesmo viável para os competidores.

Em muitos torneios, o código de vestimenta é bem liberal e isso dá muito poder de criatividade para homens e mulheres. De chapéu de caubói até óculos brilhantes, os atletas utilizam certas artimanhas visuais para tentar influenciar positivamente nas suas performances. Além disso, até os próprios competidores reconhecem que as vestimentas influenciam nas ações que acontecem na mesa.

“Sua aparência na mesa afeta a forma que os adversários jogam contra você. Subconscientemente, estamos fazendo suposições sobre os outros com a informação limitada que temos, então a aparência é importante”, afirma o renomado competidor de poker Shannon Shorr.

Até mesmo o trabalho realizado direto de casa, forma conhecida como home office, também é uma variável profissional afetada pela moda. De acordo com Lisa Stariha, autora do livro “The Body Empowerment Coach” (“O Treinador de Empoderamento Corporal” em tradução livre), é importante ter uma certa disciplina na hora de se vestir para o dia.

De acordo com Stariha, por mais tentador que seja trabalhar de pijama, isto não ajuda em muita coisa no desempenho do profissional. “Para se sentir mais bonita(o), confiante e forte, você precisa trocar as suas roupas confortáveis por outras mais formais que vão te empoderar”, completa a coach.

Na área dos trabalhos formais, especialmente as tradicionais profissões de médico ou advogado, a vestimenta é ainda mais relevante. De acordo com os estudos de Galinsky e Hajo, um médico se sente mais confiante nas suas habilidades quando trabalha de jaleco. Desta maneira, os especialistas indicam que a roupa “invade” o corpo e o cérebro — alternado o estado psicológico.

Seja para se sentir mais confiante consigo mesmo e na rotina ou influenciar positivamente no trabalho, a moda serve como uma poderosa aliada para a sociedade.  A princípio nossas escolhas de vestimenta podem parecer secundárias, mas ao entender melhor como isto funciona é possível perceber como elas fazem toda a diferença.

*Conteúdo patrocinado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s