Nesta semana, o Ministério da Cultura divulgou a lista com os 22 longas-metragens que vão disputar uma das vagas entre os 5 indicados à estatueta de Melhor Filme em Língua Estrangeira do Oscar 2019.
Neste ano, o MinC ressalta que houve avanço na representatividade feminina, já que 9 produções que integram a seleção foram dirigidos ou codirigidos por mulheres, um percentual de 40,9%. Para comparação, em 2017, dos 23 filmes selecionados, apenas 4 tiveram mulheres na direção.
Títulos de ficção e documentários, as produções com comando feminino que estão na disputa são: O Animal Cordial (Gabriela Amaral Almeida), O Caso do Homem Errado (Camila Lopes de Moraes), Encantados (Tizuka Yamasaki), Aos Teus Olhos (Carolina Jabor), Paraíso Perdido (Monique Gardenberg), Como é Cruel Viver Assim (Julia Rezende), O Desmonte do Monte (Sinai Mello e Silva Sganzerla), Alguma Coisa Assim (Mariana Bastos e Esmir Filho) e As Boas Maneiras (Juliana Rojas e Marco Dutra).
O maior destaque da lista fica por conta de Ferrugem, o longa do diretor Aly Muritiba (nascido na Bahia mas hoje residente em Curitiba), que venceu o prêmio de melhor filme no Festival de Gramado no último sábado além de já ter sido exibido no Festival de Sundance
Veja a lista completa:
1. Além do Homem – Direção: Willy Biondani
2. Alguma Coisa Assim – Direção: Mariana Bastos e Esmir Filho
3. O Animal Cordial – Direção: Gabriela Amaral Almeida
4. Antes Que Eu Me esqueça – Direção: Tiago Arakilian
5. As Boas Maneiras – Direção: Julia Rojas e Marco Dutra
6. Aos Teus Olhos – Direção: Carolina Jabor
7. Benzinho – Direção: Gustavo Pizzi
8. Canastra Suja – Direção: Caio Sóh
9. O Caso do Homem Errado – Direção: Camila de Moraes
10. Como é Cruel Viver Assim – Direção: Julia Rezende
11. Dedo na Ferida – Direção: Silvio Tendler
12. O Desmonte do Monte – Direção: Sinai Sganzerla
13. Encantados – Direção: Tizuka Yamazaki
14. Entre Irmãs – Direção: Breno Silveira
15. Ferrugem – Direção: Aly Muritiba
16. O Grande Circo Místico – Direção: Cacá Diegues
17. Ex-Pajé – Direção: Luiz Bolognesi
18. Não Devore Meu Coração – Direção: Felipe Bragança
19. Paraíso Perdido – Direção: Monique Gardenberg
20. Talvez Uma História de Amor – Direção: Rodrigo Spada Bernardo
21. Unicórnio – Direção: Eduardo Nunes
22. Yonlu – Direção: Hique Montanari
O anúncio do candidato oficial brasileiro será no dia 11 de setembro.
A escolha será feita por uma Comissão Especial de Seleção formada por Jorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema, pela atriz Bárbara Paz, a produtora Lucy Barreto e pelos diretores Flávio R. Tambellini, Jeferson De, João Jardim e Hsu Chien.
Os cinco finalistas do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro serão divulgados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas no dia 22 de fevereiro de 2019.
A aguardada cerimônia será realizada em 24 de fevereiro de 2019, quando a Academia deve estrear edição mais enxuta da festa e uma categoria de “filme popular”.
Deixe um comentário