Tem algo de muito sério (e errado) acontecendo com o mundo. Uma recente campanha da Gillette vem recebendo uma enxurrada de ofensas depois de **presta atenção** pedir aos homens que ajudem a acabar com o assédio sexual, o bullying e, de maneira geral, serem decentes.
Na última segunda-feira a marca de lâminas de barbear lançou um anúncio intitulado “We Believe” (Nós Acreditamos), que mostrava homens sendo homens: perseguindo um garoto afeminado, brigando, mansplaining e rindo de assédio sexual.
De acordo com a Gillette, o anúncio marca o início de uma campanha chamada “The Best a Man Can Get” (O Melhor que um Homem Pode Ser), que irá focar em respeito e modelo masculino. A campanha foi lançada depois da realização de um estudo com mais e 1000 homens nos Estados Unidos sobre o que significa para um homem “ser o melhor de si”. O resultado enfatiza comportamentos “não masculinos” (muitas aspas aqui) como honestidade, moral, integridade e respeito.
E é isso que o anúncio mostra. No final, o vídeo pede que os homens quebrem o círculo vicioso de comportamento tóxico, principalmente sendo bons modelos para crianças crescerem e serem bons indivíduos.
Pra ser MACHO precisa ser OGRO?
O caso é que tudo isso parece ter desagradado alguns homens, que viram no anúncio uma ameaça à tão frágil masculinidade. Depois do lançamento, a empresa recebeu muitos comentários no twitter, especialmente de homens conservadores que não vêem problema nenhum em perseguir inocentes ou em assediar mulheres e, continuam clamando que existe uma “guerra contra a masculinidade” que só eles parecem enxergar.
Para alguns homens, como Pers Morgan, um mundo sem bullying ou assédio é impensável, e a Gillette foi longe demais:
“Eu usei Gillette durante toda minha vida adulta mas esta campanha absurda de “virtudes” pode fazer com que eu desista de uma marca preocupada em abastecer a atual e patética guerra global contra a masculinidade. Deixem os meninos serem meninos. Deixem os homens serem homens.”
É, no mínimo vergonhoso, ver tal comportamento.
Ah, e os brasileiros, que andam com a masculinidade tão abalada, podem ficar tranquilos. Por aqui, propaganda de lâmina de barbear vai ser sempre como as de cerveja: futebol, piadas imbecis e muita “masculinidade” de raiz.
Assista ao vídeo legendado: