Para a palhaçada! Saiba as diferenças entre nerd e geek e consiga identificar seu amigo (ou você mesmo)

24746.39180-Geek-e-nerd

Hoje em dia, virou moda todo mundo dizer que é nerd, geek, hipster e outras denominações que ganharam força com o avanço da internet. No caso dos geeks e nerds, ambos os grupos são confundidos constantemente, e muitas pessoas até acham que os dois são a mesma coisa, talvez pela aparência ou gostos pessoais, que são semelhantes.

Um infográfico em inglês, desenvolvido pelo site Masters In IT (especializado em levantar análises relacionadas a informações tecnológicas), explica bem que, de fato, existe um abismo entre um nerd e um geek de verdade.

Mas tenho uma notícia para você: nerds e geeks, na teoria, não são a mesma coisa. E digo mais: os dois perfis são completamente diferentes um do outro. Não entendeu? A gente explica 😉

De onde vem o termo GEEK?

  • Lá nos anos 1900, quando os carnavais itinerantes eram popular, havia um artista chamado “geek”. O trabalho dele era fazer atos bizarros e nojentos para o entretenimento dos presentes. Notavelmente, isso incluía cortar com a boca a cabeça de galinhas vivas.

O geek, hoje em dia, raramente corta cabeças de galinhas vivas com a boca. Ao invés disso, um geek é alguém que é geralmente bastante conhecedor – ao ponto de ser obcecado – de um assunto.

  • Ser um geek ganhou impulso quando programadores de computador e outros técnicos se entitularam assim, mas desde então virou algo mais popularizado. Já existem geeks do vinho, de carros e geeks do Senhor dos Anéis, cada um segue de perto minuciosamente a sua obsessão escolhida.
  • Para esclarecer melhor, é importante notar que um geek é geralmente sociável. Ele tem sua fascinação no que o torna único, mas você provavelmente não saberia da sua atitude geek a menos que ele contasse a você.

Os traços de um geek são mais centrados que os de um nerd. Eles possuem interesses e estilos de vida mais específicos e se tornam experts naquilo que gostam, mas não se enganem, pois muitas vezes, podem se mostrar pretensiosos e cansativos. Seus gostos pessoais incluem videogames, filmes, colecionar objetos, paixão por gadgets e tecnologia, computação, códigos, hacks, seriados, entre outros. Além disso, costumam usar camisetas com frases irônicas e engraçadas.

VEJA 30 PRODUTOS PARA QUEM AMA THE BIG BANG THEORY E FRIENDS

De onde vem a palavra NERD?

A palavra nerd foi cunhada em 1954, por um jovem doutor chamado Seuss, numa linha em que se lê “A nerkle, a nerd, and a seersucker too!”. Se você não deseja chamar alguém de uma palavra tão trivial como “nerd”, você também pode chamar essa pessoa de “seersucker”.

  • A conotação geral é de uma pessoa irritante e nada atraente que pode ser brilhante, mas que escolhe se concentrar em atividades não-sociais.
  • Outra definição de “nerd” é uma palavra com quatro letras com uma renda de seis números.

Os traços de um nerd incluem diversas características. Entre elas: interesse extremo e obsessivo com livros e estudos, introversão, dificuldade para se relacionar socialmente; e diversas habilidades mais desenvolvidas devido ao gosto por games, filmes, ciência e computadores. Alguns itens podem incluir o seriado Battlestar Galactica (BSG), Live Action (na maioria para jogos de RPG), SecondLife, xadrez, fantasia e ficcção científica, programação de PCs e física.

nerds-vs-geeks_531d53fba639f_w1500COMPARANDO GEEKS E NERDS

Os geeks e nerds podem compartilhar traços externos, ou não, mas quando você compara como eles vivem a vida, as diferenças se tornam aparentes.

  • Os nerds adoram usar jargões ou terminologias nada familiares em seu diálogo, enquanto os geeks usarão referências obscuras abundantemente.
    • Por exemplo, um nerd pode dizer “Esse Foley já foi usado excessivamente, o SD deve estar com preguiça.”
    • Um geek diria, da mesma coisa, “Uau! Eu adoro como Peter Jackson usa o Grito de Wilhelm em todo filme!”
  • Os geeks geralmente se interessam em detalhes microcósmicos da vida, como notar que sua situação atual é parecida com uma de um artigo de notícias ou romance. Os nerds estarão aparentemente desinteressados nos detalhes da vida cotidiana, estando mais concentrados nos aspectos macroscópicos, como as possibilidades científicas ou o futuro da humanidade.
  • Um geek pode gostar de jogos de tabuleiro, filmes ( e pode seguir diretores, compositores, ou assistentes obsessivamente), gadgets tecnológicos, hacking e música techno.
  • Um nerd gosta de atividades solitárias como programar e Second Life, ou jogos como xadrez e go.
  • Um geek tem habilidades sociais normais, embora possam estar propensos a serem pretenciosos e prolixos, especialmente quando o assunto é justamente sobre a paixão em particular deles. Aí, eles podem não deixar você sair enquanto eles não explicarem exatamente como essa coisa funciona e a história da equipe que a criou.
  • Um nerd é geralmente mais introvertido. Eles podem saber bastante sobre a mesma coisa que um geek tem especialidade, mas fazê-los falar sobre isso pode dar algum trabalho.
  • Além de popularem os departamentos de TI ao redor do mundo, você pode encontrar geeks em trabalhos como web design, design gráfico ou game design. Você pode encontrar geeks atrás de um bar, na loja de discos da sua cidade ou fazendo expressos na cafeteria.
  • Os nerds estarão trabalhando como cientistas de foguetes, ou programando softwares que o departamento de TI tem que gerenciar. Eles podem ser engenheiros, ou inventores, ou solitários brilhantes que raramente vêem a luz do dia. Você também pode encontrá-los atrás do balcão da última locadora de vídeo.

Com informações do Olhar Digital e Wikihow

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s