Grandes nomes do pop/rock brasileiro celebram os 30 anos de Rock in Rio em box comemorativo

rock in rio 30 anos

Entre 11 e 20 de janeiro de 1985 foi realizado na cidade do Rio de Janeiro pela primeira vez aquele que seria o maior festival de música brasileiro de todos os tempos. Com nomes importantes da música nacional como Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Pepeu Gomes e nomes internacionais como AC/DC, Iron Maiden, Scorpions e Queen, nascia o Rock in Rio.

Hoje o festival se internacionalizou e conta com edições em Lisboa, Madrid e Las Vegas. Este ano a sexta edição brasileira acontecerá no mês de setembro e uma comemoração dos 30 anos do festival está sendo preparada para o mesmo mês.

Dezessete gigantes da música brasileira se reuniram para a gravação de um show especial que será lançado em setembro em formato de box, contendo CD, DVD, blu ray e partituras de 30 hits que representam a história do rock brasileiro. Nomes como Pato Fu, Paralamas do Sucesso, Baby do Brasil, Capital Inicial, Ira, Skank, Jota Quest, Kid Abelha, Frejat e Pitty, entre outros interpretarão grandes sucessos de outros artistas dando seu toque pessoal em cada canção.

dvd_rockinrio_30_anos_pato fu
Pato Fu

As gravações foram feitas durante 4 dias na Cidade Das Artes, no Rio de Janeiro e proporcionaram grandes números musicais. Regidos por Liminha, produtor musical do projeto, os artistas cantaram sucessos eternizados por outros músicos, imprimindo o seu estilo na nova versão.

“A gente se considera uma banda de bairro, porque adoramos cantar música dos outros. No nosso começo de carreira fazíamos muito isso, quando ainda não tínhamos um repertório autoral amplo. O Hebert, então, é uma jukebox ambulante” conta João Barone, baterista dos Paralamas do Sucesso, que canta Inútil, do Ultraje A Rigor, e Tempos Modernos do Lulu Santos. “É um hino da nossa época, quando éramos jovens e íamos no show do Lulu pra entregar nossa demo depois no camarim dele. Coisa que fazem com a gente hoje.” Completa o baixista Bi Ribeiro. Os Paralamas também foram homenageados, desta vez pelo Jota Quest, do vocalista Rogério Flausino, que não conseguia esconder a alegria em fazer a sua versão para a música Caleidocóspio. “Os Paralamas são, definitivamente, um dos pilares do rock brasileiro. A gente ainda não tinha feito nada deles até então. Escolhemos Caleidoscópio por ter uma onda peculiar de metais e muito groove”, explica.

Cds-Fundo-Preto-564x402

Aos mineiros do Pato Fu, coube fazer suas próprias leituras de Seu Espião, sucesso do Kid Abelha, e Três Lados, da também mineira Skank. E por falar em Skank,  o grupo ficou responsável por fazer uma nova versão para Andar Com Fé, de Gilberto Gil, música que quase foi gravada em 1994, para o disco Calango. “Na época, a gravadora insistiu para que a gente gravasse e o diretor artístico era, justamente, o Jorge Davidson, que está dirigindo hoje aqui também. Então, finalmente, vamos entregar a Andar Com Fé que ele tanto queria.”, brinca Samuel Rosa.

dvd_rockinrio_30_anos_skank
Skank

A banda também regravou Para Lennon e McCartney, eternizada pelo Clube da Esquina, e Gil ainda foi lembrado em outra música, Palco, interpretada por Fernanda Abreu. Porém, o campeão de regravações do projeto foi Renato Russo. O compositor morto em 1996 foi homenageado em 4 canções: Veraneio Vascaína, pelo Ira!; Quase Sem Querer e Geração Coca-Cola, por Dinho Ouro Preto e Tempo Perdido, que ganhou a voz de Paulo Ricardo. “O ano de 1985 marca o lançamento do primeiro disco do RPM e também o primeiro do Legião. Então, sempre estivemos muito próximos e não é à toa que somos amigos até hoje.’’, conta Paulo Ricardo.

Ouça “Três Lados” com Pato Fu:

spotify:track:6SYR7ui43puYkOLnqM3Avy

Outros artistas e músicas que completam o projeto são Paula Toller, cantando Vou Deixar (Skank); Legião Urbana – representado por Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos – interpretando Por Você (Barão Vermelho) e Toda Forma de Poder (Engenheiros do Hawaii); Blitz, cantando Óculos (Paralamas) e Sonífera Ilha (Titãs); e Frejat, com Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda (Hyldon) e Você Me Acende (Erasmo Carlos). O box chega às lojas em setembro e abaixo você confere um pouco das músicas que fazem parte do projeto e alguns depoimentos de gente como Dinho Ouro Preto e Paula Toller:

Veja a lista das músicas do box:

As Músicas:

  • Frejat:

Você me acende (Erasmo Carlos)
Na rua, na chuva, na fazenda (Hyldon)

  • Fernanda Abreu:

Onde você mora (Cidade Negra)
Palco (Gilberto Gil)

  • Pato Fu:

Três lados (Skank)
Seu espião (Kid Abelha)

  • Jota Quest:

Caleidoscópio (Paralamas do Sucesso)
Decadance Avec Elegance (Lobão)

  • Blitz:

Óculos (Paralamas do Sucesso)

  • Pitty:

A menina dança (Novos Baianos)

  • Skank:

Andar Com Fé (Gilberto Gil)
Para Lennon e McCartney (Milton Nascimento)

  • Paralamas do Sucesso:

Inútil (Ultrage a Rigor)
Tempos Modernos (Lulu Santos)

  • Cidade Negra:

Legalize já (Planet Hemp)
Fazendo música, jogando bola (Pepeu Gomes)

  • Suricato:

Pro dia nascer feliz (Barão Vermelho)

  • Ira:

Veraneios vascaína (Aborto Elétrico)
Flores (Titãs)

  • Marcelo D2:

Samba Makossa (Chico Science e Nação Zumbi)
Policia (Titãs)

  • Dinho Ouro Preto:

Quase sem querer (Legião Urbana)
Geração Coca-Cola (Legião Urbana)

  • Legião Urbana:

Toda Forma de Poder (Engenheiros do Hawaii)
Por Você (Barão Vermelho)

  • Paula Toller:

Vou deixar (Skank)

  • Baby do Brasil:

Agora só falta você (Rita Lee)
Semana que vem (Pitty)

  • Paulo Ricardo:

Tempo Perdido (Legião Urbana)

  • Achados no Espaço:

Do seu lado (Jota Quest)

  • Eduardo Souto Neto:

Tema Oficial Rock in Rio: Faixa bônus (Eduardo Souto Neto)

VIA

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s