30 curiosidades para celebrar 30 anos de ‘De Volta Para o Futuro’ (e a chegada de Marty McFly em 2015)

21 de outubro de 2015 é uma data histórica. Todo fã de cinema que se preze sabe o que ela significa: é o dia em que Marty McFly chega no futuro em De Volta Para o Futuro 2, de 1989.

back to the future

Muita comemoração está prevista para esse dia ao redor do mundo. Sessões triplas dos filmes nos cinemas, exposições, edições especiais da Pepsi Perfect mostrada no filme, um curta e um livro sobre a saga, reunião do elenco onde Michael J. Fox disse que detestava o DeLorean, um vídeo imaginando Doc e Marty chegando nos dias de hoje de verdade e até história em quadrinhos. Nós aqui já comemoramos também com um post especial com 40 papéis de parede para celular dos filmes e uma volta para o passado para ver como estava o mundo quando o primeiro filme foi lançado.

Para coroar esta semana de celebração, vamos postar abaixo 30 curiosidades dos filmes que se tornaram verdadeiros clássicos do cinema:

  1. Em 1955, Doc Brown, ao encontrar Marty pela primeira vez, faz a pergunta que todo americano sempre faz em histórias de viagens no tempo: Quem é o presidente dos EUA? E a resposta é o ator Ronald Reagan. O mesmo Reagan, adorou a citação e, inclusive, incluiu em um de seus discursos a famosa frase da série “Nunca houve uma época melhor para se viver, um momento de vibrantes maravilhas e feitos heroicos. Como foi dito no filme De Volta Para o Futuro, para onde nós vamos, não precisamos de estradas”.
  2. O físico Stephen Hawking cita De Volta para o Futuro em seu livro “Uma breve história do tempo”.
  3. No filme Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola (A Million Ways To Die In West), uma comédia no velho oeste, o Doc Emmett Brown (revivido por Christopher Lloyd) aparece numa breve cena em consertando a Máquina do Tempo na Ferroaria.back-to-the-future-2
  4. De Volta Para o Futuro ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Sonoros e foi indicado nas categorias de Melhor Som, Melhor Roteiro Original e Melhor Canção Original pela música The Power of Love. Em outra premiação importante, a do Globo de Ouro, “De Volta Para o Futuro” foi indicado em quatro categorias: melhor filme (comédia/musical), melhor ator (comédia/musical), melhor canção e melhor roteiro.
  5. De Volta para o Futuro foi o filme que mais faturou no ano de 1985 e até hoje já ganhou mais de 380 milhões de dólares pelo mundo, sendo a 67o bilheteria americana com odólar ajustado pela inflação. Ele custou mínimos 19 milhões. O primeiro filme estreou em 3 de julho nos Estados Unidos, mas só chegou ao Brasil seis meses depois, estreando no dia de Natal do mesmo ano.
  6. O shopping que foi o ponto de encontro de Marty e Doc Emmett para o teste do DeLorean fez Doc lembrar de quando o fazendeiro Peabody era dono de tudo e tinha a estranha mania de plantar dois pinheiros, dando o nome ao shopping Twin Pines Mall (Shopping Pinheiros Gêmeos). Quando Marty volta no tempo, ele acidentalmente derruba um dos pinheiros na fuga dos tiros de espingarda do velho Peabody. Quando está de volta para o futuro, Marty chega no shopping que agora se chama Lone Pine Mall (Shopping Pinheiro Solitário).
  7. Quando Marty McFly vai para 1955,os dois filmes em cartaz no cinema são A Boys Life eWatch the Skies,  são, respectivamente, os nomes dos projetos originais de Steven Spielberg (produtor do filme): E.T. e Contatos Imediatos de Terceiro Grau. No primeiro filme, McFly retorna a 5 de novembro de 1955 – mesma data da viagem no tempo de “Um Século em 43 Minutos”, de 1979.Back-to-Future-II-Marty-McFly
  8. A cena em que Marty McFly tenta convencer seu pai, George McFly, vestido der Darth Vader é bem maior do que a mostrada no filme. Por questão de tempo, partes foram cortadas (mas extras dos DVDs estão ai para isso). Note que esse é a referência nerdmáxima, pois mistura Darth Vader de Star Wars com o vulcano Spock de Star Trek, inclusive com sua saudação característica.
  9. Na cena do Twin Pines Mall, quando vemos o cachorro Einstein dentro do DeLorean, na verdade é um humano vestido de cachorro! Apenas as cenas em close são do verdadeiro cão.
  10. Há uma homenagem escondida ao diretor Stanley Kubric. Quando Marty conecta a guitarra ao amplificador, o painel mostra CRM-114. CRM refere-se ao decodificador de mensagem do filme de Kubrick, Dr. Fantástico (1964). 114 é o serial numérico da exploração  de Júpiter de 2001 – Uma Odisséia no Espaço (1968).
  11. Em 1985, o skate não era tão popular quanto hoje. Para achar um especialista para as manobras de Marty, os produtores foram até Venice Beach, uma praia frequentada por pessoas com hobbies “estranhos”, onde encontraram Per Wellinder, campeão europeu de skate, o qual se tornou o dublê de Michael J. Fox nas cenas de skate. Aliás, o hoverboard ou hoverskate, como foi chamado por aqui, não existe! Nos documentários do filme até foi dito que ele existe, mas é mentira. Outro fato que levou os fãs a acreditarem foi um vídeo fake que contou com a participação até Tony Hawk!
  12. A rua principal da cidade é a mesma do filme Gremlins de 1984. Também foi usada em um episódio da série Buffy e no clipe de Why Don’t You Get a Job? da banda Offprinsg.Bact-to-the-Future-Eric-Tan
  13. Lembram da cena em que Marty é rejeitado na audição da banda da escola? O professor que dá o sinal de negativo é Huey Lewis, autor do tema do filme, The Power of Love. A canção chegou a ficar em primeiro lugar na Hot 100 da Billboard.
  14. No primeiro filme, Lorraine, a mãe de Marty, ao ver o nome escrito na cueca do rapaz novo, fica lhe chamando de Calvin Klein desde então. Uma propaganda realmente orgânica da marca de roupas do estilista. No terceiro, nós temos uma grande homenagem aos filmes de Western (Velho Oeste) com Marty se autoproclamando Clint Eastwood, o ator que é o grande ícone dos filmes de Velho Oeste.
  15. O nome completo de Marty é Martin Seamus Mcfly, lembrando que Seamus Mcfly é o nome do trisavô dele no terceiro filme!
  16. O Doc sempre é citado como Emmet L. Brown. Poucos sabem que seu nome completo éEmmett Lathrop Brown e este esconde alguns segredos. Se invertemos a palavra Emmett, formamos  TTEMME, que tem o mesmo som de TIME, tempo em inglês. Já o curioso nome do meio, Lathrop, ao ser invertido quando, gera PORTHAL, similar a PORTAL. Junte a isso o nome Brown, marrom em inglês e teremos o Portal do Tempo Marrom. Great Scott!Easter-egg-lone-pines-mall-back-to-the-future
  17. Por falar em Great Scott, a expressão utilizada pelo Doc Emmett Brown, traduzida na dublagem como Santo Deus, não está longe da real ideia. Era uma expressão popular utilizada no século XVIII e início do XIX, com Scott substituindo a palavra God, Deus.
  18. Um dos links que houveram da parte 2 para a parte 3 foi, Biff Tannen rico assistindo a um filme de western com Clint Eastwood em que ele está duelando e utiliza uma chapa de metal para se proteger do tiro e Marty chega exatamente nesta hora. Por isto, na parte 3, Marty consegue vencer o antepassado de Biff, Cachorro Louco Tannen, com o mesmo truque.
  19. Quando Marty volta ao ano de 1985, ele fica feliz ao ver que tudo estava normal e ao encontrar o mendigo “Red” deitado num banco. Red Thomas era o prefeito em 1955 e talvez tenha ido do posto mais alto da cidade para as ruas.
  20. O filme tem dois erros de timing para os mais detalhistas. Marty encontra a família da mãe em novembro de 1955 assistindo a um episódio do seriado “The Honeymooners”, porém o episódio em questão só passaria um mês depois. A guitarra Gibson ES-345, aquela com a qual ele toca Johnny B. Goode, só seria produzida em 1958.
  21. A dupla de rock ZZ Top aparece no terceiro filme vestidos como uma banda do velho oeste. Eles cantam o tema Doubleback.bttf timer
  22. No terceiro filme, Bufford Tannen atira em Marty e pede que ele dance (dançar ao som das balas, ou seja, ficar pipocando no chão é mais uma homenagem aos filmes de velho oeste). Marty escapa de tiros dançando o passo moonwalk de Michael Jackson enquanto cantarola Billy Jean.
  23. Como uma ideia pode mudar tudo: Robert Zemeckis concebeu que a história no Velho Oeste seria a continuação e terminaria ali. Marty e Doc iriam para o futuro de 2015 e de lá cairiam em 1885. Contudo, durante as gravações, ele voltou atrás e decidiu gravar um filme de ligação e que o Velho Oeste seria o terceiro episódio. O roteiro da parte 2 foi escrito no intervalo das gravações da parte 3. Por isso vemos tantas referências ao velho oeste na parte 2.
  24. No rascunho original, a máquina do tempo do Doutor Brown deveria ser uma geladeira. A ideia não foi aceita pelos produtores, por haver o medo de que crianças entrassem nos eletrodomésticos e morressem congeladas (ao invés disso tivemos adolescentes pegando os carros e indo até 88 milhas por hora (142km/h)!).
  25. Apesar de Marty ter 17 anos no filme, Michael J. Fox que o interpreta já tinha 24 anos durante as filmagens. Michael J. Fox é apenas dez dias mais novo que Lea Thompson, que interpreta sua mãe no filme. Além disso, ele é três anos mais velho que o ator que faz seu pai, Crispin Glover!
  26. O diretor Robert Zemeckis sempre disse que, sabendo que nunca iria acertar como seria o futuro, fez a sua versão de 2015 sendo extremamente exagerada de propósito. Porém, apesar de tantas tendências que não deram certo, temos algumas que realmente aconteceram.back-future-doc-marty
  27. Eric Stoltz deveria ter sido Marty, mas o ator foi demitido do papel após gravar algumas cenas. John Litgow recusou o papel de Doc Brown e Ralph Macchio (o Karate Kid) recusou o papel de Marty. Christopher Lloyd nasceu dia 22 de outubro, dia seguinte da chegada de Marty em 2015.
  28. O DeLorean, o carro com portas que abrem para cima é de uma fabricante irlandesa e teve apenas 9 mil unidades produzidas. Acredita-se, porém, que ainda existam cerca de 6,5 mil espalhadas pelo mundo. A viagem no tempo ocorre quando o DeLorean atinge 141 km/h depois que o capacitor de fluxo libera 1,21 gigawatts por fissão nuclear.
  29. Originalmente, o animalzinho de estimação de Doc Brown não era um cachorro, mas um chimpanzé.
  30. No início do filme, aparece uma miniatura da torre do relógio com um homem pendurado nela. No final do filme, descobrimos que Doc Brown fica pendurado no relógio.

VIA e VIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s