“Feitiço do Tempo” e outros 5 filmes que repetem o mesmo dia

Este mês o filme Feitiço do Tempo completa 25 anos de estreia. Um clássico involuntário, o filme conta a história de um repórter (Bill Murray) que vai para a cidade de Punxsutawney, no estado da Pensilvânia, para cobrir o evento do dia da marmota, evento real que acontece todos os anos nos Estados Unidos e Canadá onde a população acompanha a saída de uma marmota de sua toca para “prever” quantos dias ainda vai durar o inverno. Acontece que o repórter de Bill Murray entra em uma espécie de looping, e acorda todos os dias no mesmo dia.

Diferente de uma “viagem no tempo”, o personagem repete o mesmo dia diversas vezes. E, claro, esta ideia foi também usada em diversos outros filmes. Vamos listar aqui cinco deles que valem a pena uma conferida.

Contra o Tempo (2011)

source-code-movie-image-jake-gyllenhaal-04

Neste longa, Jake Gyllenhaal acorda no corpo de um estranho oito minutos antes de um ataque terrorista explodir o trem em que eles estão. É seu trabalho usar este tempo para encontrar o terrorista e impedir o ataque.

No Limite do Amanhã (2014)

Edge-of-Tomorrow

Um filme-videgame em sua essência, aqui vemos o personagem de Tom Cruise morrer e “voltar pro início da fase” infinitas vezes, para aprender como vencer uma guerra contra alienígenas. A graça do filme está no seu treinamento com uma soldado linha-dura interpretada por Emily Blunt, que acaba matando-o mais vezes que os próprios alienígenas.

Primer (2004)

Primer

Um dos filmes sobre tempo mais criativos do cinema, Primer é um filme sobre dois cinetistas que acidentalmente criam um aparelho que os permite voltar no tempo por algumas horas. Os dois vão repetir as voltas de algumas horas para enganar um ao outro.

Corra Lola, Corra (1998)

Run-Lola-Run

Um dos nossos filmes preferidos de todos os tempos, este já clássico de ação do diretor Tom Tykwer coloca sua protagonista em cenas eletrizantes de tirar o fôlego. Lola precisa correr contra o tempo para ajudar seu namorado e suas ações (que duram 20 minutos) se repetirão três vezes com cada uma delas sofrendo pequenas mudanças que afetarão todo o curso da história.

A Morte te Dá Parabéns (2017)

happy-death-day-trailer-one-00

Um dos filmes mais criativos dos últimos tempos, A Morte te Dá Parabéns mistura Feitiço do TempoPânico, ao colocar sua protagonista sendo morta por um assassino mascarado e acordando sempre no mesmo dia (o do seu aniversário) para descobrir quem a persegue.

LEIA NOSSA RESENHA

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s