Você algum dia já se sentiu vítima de preconceito? Você é negro, gay, mulher, lésbica, transexual, soropositivo? Então muito provavelmente já.
Todos nós que fazemos parte deste grupo (ou de qualquer outra minoria) já sentimos na pele o que é ser tratado de forma diferente por este ou aquele motivo.
Nos anos 70, quando começou a se falar em homossexualidade, a coisa era bem diferente. Homossexuais eram considerados doentes, tratados com lobotomia ou eletrochoque. E isso era normal. Era uma doença e precisava ser curada. Os negros tinham acabado de sair de uma luta pela igualdade, mas as coisas ainda estavam pesadas.
É neste clima que When We Rise começa. Contando a história destes três personagens: Roma – lésbica que lutava pelos pobres e pela igualdade de direitos das mulheres; Ken – soldado da guerra do Vietnã, negro e gay; e Cleve, um jovem de 18 anos, gay, filho de psicólogo e que seria o epicentro de uma luta histórica.
Acompanhando a história real, testemunhamos a vida destes três personagens, também reais, em suas lutas por direitos, movimentos sociais, surras, prisões. Vamos da “descoberta” da homossexualidade nos anos 70, para a epidemia de AIDS nos anos 80, a luta pela constituição de uma família nos anos 90 e a conquista de direitos nos anos 2000.
When We Rise é mais do que uma minissérie de quatro episódios. É um documento histórico. É uma necessidade. Mostra que uma boa história não trata apenas de uma causa, mas de pessoas. Sua história real nos deixa emocionados não apenas pelas perdas e conquistas daquela gente, da nossa gente. Mas por ver o quanto gerações anteriores à nossa foram corajosas o bastante para apanhar, sofrer, lutar, dar a cara a tapa, ser esfaqueado, sofrer preconceito na pele e, ao mesmo tempo, nunca desanimar e nunca deixar de lutar. Cenas como a primeira marcha pelos direitos e a imensa colcha de retalhos com nomes de mortos pela AIDS estendida na frente da casa branca são de chorar. E colocam na nossa cabeça uma pergunta: “E nós? Estamos fazendo o que?”.
Criada por Dustin Lance Black (roteirista de longas como Milk – pelo qual ganhou um Oscar, e J. Edgar) e dirigida por Gus Van Sant (diretor de Milk, Elefante e Gênio Indomável), e interpretada com ferocidade por atores como Guy Pearce e Mary Louise-Parker, When We Rise é um documento histórico que nos coloca de testemunhas de nossa própria história: fomos diretamente afetados pelos atos dessa gente que teve coragem de se erguer contra as normas e as regras antiquadas da sociedade. Agora é nossa vez. Não de sentar e usufruir, de lutar cada vez mais por um mundo mais igual. Para todos.
https://www.youtube.com/watch?v=MnohcmagXyk



