Nós aqui do Ocidente achamos a Índia muito peculiar. Por conta disso mesmo, americanos, ingleses e até brasileiros gostam muito de pintar suas cores multicoloridas nas telas do cinema.
Então que tal fazermos uma viagem cinematográfica pela Índia em 10 filmes? #partiu
NAMASTE 😉
O Exótico Hotel Marigold (1 e 2)
Seis aposentados decidem viajar até à Índia, onde um lar de repouso com um conceito refrescante acaba de abrir as portas. Apesar do choque de culturas, aprendem a apreciar aquilo tudo que agora os rodeia, acabando por deixar os preconceitos de lado e abraçar uma nova comunidade e uma nova vida, provando que a idade nada mais é que um estado de espírito e que estamos sempre a tempo de recomeçar.
As Aventuras de Pi
Pi Patel vê-se obrigado a sair da Índia quando a família, dona de um pequeno zoológico, decide emigrar para a América. Embarcam num cargueiro, com todos os seus animais, e partem ao desconhecido. Durante a viagem, uma tempestade faz com que o barco naufrague, ficando Pi num pequeno bote salva-vidas acompanhado de um tigre, uma hiena, uma zebra e um orangotango. Indicado ao Oscar de melhor filme.
Lion: Uma Jornada Para Casa
Indicado ao Oscar em 2017 em diversas categorias, inclusive a de melhor filme, Lion conta a história do pequeno Saroo, que após se perder do irmão na Índia quando criança, acaba adotado por uma família Australiana. Depois de adulto, Saroo decide que é hora de tentar reencontrar sua família indiana.
Quem Quer Ser um Milionário?
Das favelas de Bombaim à cadeira do concurso que pode mudar a sua vida. Este é o caminho de um órfão indiano – Jamal Malik encontra-se a apenas uma pergunta de vencer, embora o seu objetivo não seja ganhar o dinheiro. Enfrentando as suspeitas da produção de que está trapaceando, Jamal vai tentar convencê-los da sua autenticidade. Ao fazê-lo, leva-nos pela história da sua vida, mostrando como um rapaz de rua pode saber todas as respostas (que o levarão a um feito mais importante do que ganhar a enorme quantia que o espera). Vencedor de 8 Oscars, incluindo melhor filme.
Comer Rezar Amar
A Índia é vista em várias sociedades ocidentais como o local ideal para uma transformação interior. Por isso mesmo faz parte do itinerário que Elizabeth traça para si própria, ao lado de Bali e Itália. Um dia, apercebendo-se que sempre teve problemas em estabelecer relações, Elizabeth atira-se de cabeça para uma nova aventura, largando tudo e tirando um ano para viajar e experimentar novas culturas, esperando conseguir resolver os seus problemas interiores e reencontrar-se pelo caminho. A Índia faz a parte do “rezar” do título.
Viagem a Darjeeling
Este filme acompanha a “loucura” de três irmãos, muito diferentes e bastante atípicos, que viajam juntos à procura da sua mãe. Esta obra, que foi essencialmente filmada na região do Rajastão, transmite-nos as paisagens desta zona árida pela janela do mais famoso transporte indiano, o comboio.
Gandhi
O épico de Richard Attenborough conta-nos a vida de Gandhi, um dos maiores líderes e pensadores políticos do século XX, que lutou pela não-violência, pela tolerância religiosa e pela liberdade. O filme realça, essencialmente, o percurso de Gandhi na África do Sul no início do século XX quando, eficazmente, frustrou os desígnios dos Ingleses em muitas das suas políticas discriminatórias. Retrata, em seguida, o seu papel na longa cruzada para a independência da Índia. Vencedor de 8 Oscars, incluindo melhor filme.
Bollywood Dream
Três jovens atrizes brasileiras que chegam à Índia e tentam trabalhar no cinema. O filme, sem um roteiro definido, foi tendo sua história e suas falas escritas enquanto era gravado, criando situações autênticas. Uma das melhores participações é de um garoto indiano, chamado Kaushi Satish, professor de dança para o trio de personagens, que tentam trabalhar como dançarinas numa produção bollywoodiana.
Um Toque de Rosa
Embora se passe em Londres e não exatamente na Índia, o longa conta a história de Kalim, um jovem canadense filho de indianos que vê sua vida virar do avesso quando a mãe tradicionalista decide visitá-lo e ele precisa apresentá-la o namorado inglês.
A 100 Passos de um Sonho
O longa se passa na França, mas a cultura indiana é predominante neste “romance culinário”. A história do filme gira em torno de Hassam Kadam (Manish Dayal): um jovem simples com o dom para a culinária. Hassam se muda com o pai e dois irmãos para a Europa após uma tragédia destruir o restaurante da família na Índia. Sem querer, a família acaba se instalando em frente ao renomado restaurante de Madame Mallory (Helen Mirren) e declarando guerra ao decidir montar ali seu restaurante indiano.