Estúdio desiste de campanha para Oscar de 'Cats' depois de desastre de bilheteria e crítica

Às vezes a fórmula está ali: grande elenco, diretor premiado, estrelas pop, adaptação de uma obra de sucesso… tudo parece no lugar certo mas algo acaba dando errado. MUITO ERRADO em alguns casos.

A gente já falou AQUI de alguns filmes feitinhos para ir pro Oscar que acabaram falhando miseravelmente mas aparentemente eles foram casos simples perto do desastre que foi Cats.

A adaptação cinematográfica do sucesso da Broadway era desde que anunciada, umas das maiores apostas pro Oscar 2020: no comando estava Tom Hooper, diretor de Os Miseráveis e vencedor da estatueta por O Discurso do Rei.

No elenco, nomes também oscarizados como Judi Dench, Jennifer Hudson, Ian McKellen e outros conhecidos do grande público como Idris Elba, James Corden e Rebel Wilson. Além da presença da estrela pop Taylor Swift, que também compôs e entoou uma canção original para o longa.

A história, adaptação de um dos maiores musicais da Broadway em um visual que parecia deslumbrante.

Mas… algo deu errado.

Quando o primeiro trailer foi divulgado, virou motivo de piada no mundo inteiro. Depois, o longa estreou dia 25 de dezembro com uma bilheteria ínfima: $6.5 milhões de dólares no seu primeiro final de semana nos EUA. Número ridículo perto dos mais de $100 milhões que o filme custou. Com uma semana em cartaz, o filme não chegou nem a $18 milhões de bilheteria mundial ainda. Pra se ter uma ideia, Frozen 2 teve uma bilheteria de $127 milhões de dólares no primeiro final de semana, só nos EUA.

Depois das críticas ruins, a Universal Studios logo divulgou que estava enviando para os cinemas uma versão “melhorada” dos efeitos do filme. O que, muitos disseram, realmente melhorou diversas imagens. Mas não fez muito pela coisa em si, que foi acusada de ter roteiro ruim e um visual geral que parecia fruto de algum alucinógeno.

Agora a Universal parece ter desistido de vez. O longa foi eliminado do site “For Your Consideration”, que divulga para os membros votantes do Oscar os filmes de cada estúdio (como a Disney fez com Vingadores: Ultimato) e Cats também não está mais no serviço de streaming feito para que os votantes assistam aos longas. Além de tudo, a música de Taylor Swift, feita para concorrer a prêmios (já que somente músicas originais podem concorrer) não ficou nem entre as pré-selecionadas para o Oscar 2020, embora tenha sido indicada ao Globo de Ouro.

Cats parece mais um caso onde um filme tinha tudo para dar certo mas, por algum motivo, deu errado. E BEM errado, neste caso…

Cats estreou nos cinemas brasileiros no Natal e permanece em cartaz para quem quiser conferir e tirar suas próprias conclusões. Assista ao trailer abaixo:

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s