Como equilibrar os cinco tipos de saúde em tempos de COVID-19

*Por Bia Nóbrega

Para encarar a crise que estamos vivendo, é preciso que a saúde, como um todo, esteja funcionando de forma integral, ou seja, as partes físicas, emocionais, mentais, sociais e espirituais precisam estar em harmonia.

Mas independentemente do que está ocorrendo no cenário mundial, a sua  saúde depende não só de como cuida do seu corpo (alimentação, exercícios físicos, acompanhamento médico e cuidados com sono) mas também da relação com suas próprias emoções (saúde emocional), com seus próprios pensamentos (saúde mental), com os grupos sociais com os quais convive (saúde social), como também da sua relação consigo mesmo e o Universo (saúde espiritual).

Agora que vivemos algo completamente inédito, e consequentemente, estamos “desbussolados” (sem clareza, segurança ou estabilidade em relação ao rumo a ser tomado), precisamos mais do que nunca cuidar de nós mesmo. Separei cinco dicas valiosas que irão te ajudar nessa missão. São elas:

1.Saúde Física: Comer comida de verdade na quantidade que seu corpo demandar e não sua gula emocional, fazer atividade física para ampliar o movimento que está restrito a poucos cômodos e ter boas noites de sono.

2.Saúde emocional: Acolher os sentimentos negativos (medo, tristeza, tédio, irritação etc.), nomeá-los (estou sentindo medo, tristeza, tédio, irritação etc.), experienciá-los acolhendo e realmente sentindo-os para finalmente agir de acordo com nossos valores. Por exemplo, se eu valorizo relacionamento, não posso transmitir a minha irritação nas relações. Deixo esse vídeo sobre agilidade emocional, que irá reforçar a minha sugestão:

3.Saúde mental: Aceitar os pensamentos, sejam eles positivos ou negativos, e organizá-los. Não é hora de remoer as falhas do passado (o que leva à depressão) ou fantasiar o futuro (o que leva à ansiedade). Viva o agora, um dia por vez, colocando cada pensamento em seu lugar. Inclusive sugiro que faça mapas mentais para encontrar um bom lugar para cada pensamento. Veja como: 

4.Saúde social: Criar momentos agradáveis com quem está “confinado” com você, seja amigos ou família,  irá enriquecer a sua vida. Isolamento físico não precisa ser sinônimo de isolamento social – agende Cafés da Manhã/da Tarde, Happy Hours e diversos encontros virtuais.

5.Saúde Espiritual: Ter momentos seus com você mesmo, de conexão mais profunda consigo e com o universo, buscando sua paz interior e refletindo sobre a coerência entre o que fala e faz. Para te ajudar a entrar no estado ideal, a meditação pode ajudar:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: