Autocuidado na quarentena: a importância da saúde mental

Dora Ramos

Saúde mental e bem-estar são elementos essenciais para levarmos uma vida saudável e lidar melhor com as situações do dia a dia, porém, nesse delicado período em que estamos lindado com a quebra da rotina, o isolamento social, a perda de renda e de entes queridos, o constante medo da incerteza do amanhã, grande parte da população tem sua saúde mental e emocional afetadas.

Com as mudanças causadas pela pandemia, os impactos foram percebidos em diversos campos, principalmente nos profissionais e pessoais, que podem acabar desencadeando estresse e um estado de ansiedade, que já atinge mais de 18 milhões de pessoas no Brasil e podem debilitar o equilíbrio mental.

Por isso, é de grande importância dar uma maior atenção ao nosso estado mental, mas é possível amenizar a situação com atividades simples feitas em casa. Aqui vão algumas dicas:

Meditação – A meditação pode ajudar a reduzir o estresse e ansiedade, pois é uma prática que necessita de concentração e foco no momento, trazendo tranquilidade e relaxamento para esvaziar a mente de pensamentos que podem te deixar inquieto. É possível fazer meditação em qualquer lugar, desde que esteja confortável, além disso, existem diversos apps e vídeos de meditação guiada que podem auxiliar neste momento.

Comece um novo hobby – Você gosta de cozinhar? Pintar? Desenhar? Que tal cantar e dançar? Ler ou até mesmo fazer artesanato? É muito importante tirar alguns minutinhos do dia para se dedicar a uma tarefa que goste. Além de tornar o dia mais prazeroso, vai melhorar seu humor e estado emocional por estar praticando algo que gosta, além de distrair a mente das notícias exteriores.

Se mantenha ativo – Apesar do isolamento, evite manter uma rotina sedentária. Procure exercícios que possam ser feitos em casa sem o uso de aparelhos específicos. Alguns exercícios leves podem fazer a diferença no seu dia. Neste caso, procure orientações com profissionais gabaritados na área, mesmo que seja através de videoaulas, para que não corra o risco de sofrer algum tipo de lesão.

Estabeleça uma rotina – É importante ter uma rotina diária para não se perder ou acumular tarefas ao longo do dia. Com organização, é mais fácil dar conta das atividades, evitando a ansiedade. Você pode fazer um checklist diário, e existem apps que ajudam nesse tipo de tarefas.

Mantenha a calma – Nos deparamos com uma enxurrada de notícias diariamente sobre a pandemia, mas é importante sempre averiguar a fonte da notícia, todo cuidado é pouco para evitar cair em fake news

Mas o mais importante neste momento, é manter o contato com aqueles que amamos e mostrar apoio a quem precisa, nada mais importante neste período do que gestos de empatia e solidariedade. Afinal, essas são virtudes louváveis em qualquer momento de nossas vidas.

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