20 anos de DEMÔNIO LHAMA! Conheça 20 curiosidades sobre ‘A Nova Onda do Imperador’

É um fato incontestável: estamos ficando velhos.

De uns dias pra cá comemoramos 60 anos de alguns de nossos astros favoritos, como Hugh Grant, Julianne Moore, Stanley Tucci e Tilda Swinton, celebramos os 30 anos de Edward Mãos de Tesoura, 30 de Uma Escola Atrapalhada e 35 anos do não-fim de Caverna do Dragão. É muita coisa, gente!

E pra aumentar nossos atestado de idade, hoje mais uma data: os 20 anos de estreia de A Nova Onda do Imperador, uma das animações mais incríveis da dona Disney. Nos EUA o longa estreou dia 10 de dezembro de 2000 e por aqui chegou dia 29/12/2000.

A história do imperador transformado em lhama por uma malvada (e tapada) feiticeira é um dos longas mais engraçados do estúdio e até hoje está na nossa lista entre os preferidos. Lembrando que o filme está disponível no Disney+.

Então vamos lá:

Conheça 20 curiosidades sobre A Nova Onda do Imperador

1. Na versão original, os personagens são dublados por David Spade (Kuzco), John Goodman (Pacha), Eartha Kitt – que já foi a Mulher-Gato na série do Batman (Yzma) e Patrick Warburton (Kronk). Já no Brasil, eles têm as vozes de Selton Mello (Kuzco), Humberto Martins (Pacha), Marieta Severo (Yzma) e Guilherme Briggs (Kronk). É considerada por muitos (nós, inclusive) como uma das melhores dublagens da Disney por aqui.

CONHEÇA OUTRAS PERSONALIDADES BRASILEIRAS QUE DERAM VOZ ÀS ANIMAÇÕES

2. O tema de Kronk, que ele murmura durante sua cena, foi improvisado pelo ator Patrick Warburton durante as gravações.

3. A Nova Onda do Imperador deveria ter sido bem diferente: o longa ia ter uma pegada meio O Príncipe e o Mendigo e contaria a história de Manco, um imperador que conhecia um camponês chamado Pacha e trocaria de lugar com ele. Quando Yzma descobre a troca, ela transforma Manco em uma lhama (que não fala) e obriga Pacha a obedecê-la. Pacha então se apaixona por Nina, a prometida do imperador e Manco aprende sobre humildade com uma lhama fêmea chamada Mata, se apaixonando por ela enquanto tentam salvar o reino. A versão não agradou o público-teste e o filme foi quase inteiramente descartado, mesmo tendo metade dele pronto. Inclusive a personagem de Carla Gugino (Nina) foi deletada da história. Parte dessa transformação é contada no documentário The Sweatbox, feito pela esposa do cantor e compositor Sting, que havia composto várias músicas para esta versão e acabou tendo somente uma no filme final.

4. A esposa de Pacha, Chicha, está grávida. De acordo com os comentários do DVD, esta é a primeira animação da Disney a mostrar uma mulher grávida.

5. Pacha significa “Terra” na linguagem inca. Isso pode ter relação com o formato de seu corpo, o poncho verde e sua paixão pela natureza.

6. Na cena que Kuzco e Pacha estão procurando entre as poções, Pacha diz “Leões, tigres, ursos” (no original “Lions, tigers, bears”) e quando percebem que a poção de humanos está sumida, Yzma diz “Oh my” (no original). Esta frase é uma fala de O Mágico de Oz e foi colocada ali para referenciar o filme.

7. O nome de Kuzco é uma referência à capital inca, Cusco. A cidade ainda existe no Peru, nas montanhas do Andes, numa altitude de 3200 metros.

Cusco, no Peru

8. Yzma geralmente está de roxo, uma cor frequentemente associada com loucura e realeza. Em algumas culturas, o roxo é uma cor pouco popular. Um exemplo disso é o Japão, onde o roxo é considerado a cor da morte.

9. A produção do filme originalmente queria que Sting cantasse a música de abertura, mas ele disse que era muito velho e que eles precisavam de alguém mais jovem e popular. A produção então optou por Tom Jones, onze anos mais velho que Sting…

10. Kuzco é o segundo protagonista da Disney a ser de descendência nativo-americana (inca, neste caso). A primeira é Pocahontas e o terceiro Kenai de Irmão Urso.

11. Os bolinhos de espinafre do Kronk são, na realidade, empanadas. Um salgado bastante popular em países de língua espanhola da América Latina. Na versão americana do filme, eles são chamados “puffs” (e aqui, bolinhos), por ser o mais próximo de uma empanada por lá.

BAIXE O LIVRO DE RECEITAS DA DISNEY COM A RECEITA DOS BOLINHOS DE ESPINAFRE DO KRONK

12. A cena do chipanzé comendo o inseto é na verdade uma referência à cena de abertura do filme Cidadão Kane.

13. Na perseguição final, Kuzco e Pacha correm por uma escada em caracol de pedras. A sombra do guarda polvo aparece na parede. A cena é uma homenagem a uma cena semelhante no quadro Aprendiz de Feiticeiro de Fantasia.

14. Era para o ator Owen Wilson ter sido a voz de Pacha (naquela versão anterior do filme), mas o personagem ficou com o bonachão John Goodman. Wilson acabou fazendo a voz de outro personagem icônico da Disney: Relâmpago McQueen.

15. Michael J. Fox e Rowan Atkinson foram cotados para dar voz a Kuzco. Fox acabou sendo a voz de Milo Thatch em Atlantis e Rowan Atkinson (o Mr. Bean) já tinha dublado Zazu em O Rei Leão.

16. No final do filme, Yzma é transformada em um gato. Uma referência a sua personagem na série clássica do Batman, a Mulher-Gato.

17. No Brasil, a canção tema é interpretada por Ed Motta.

18. Quando Kronk diz para Yzma não beber o vinho, ela o joga em um cacto que durante a cena toma o formato de uma lhama, prevendo o futuro de Kuzco.

19. Além de ser a voz de Kuzco no Brasil, Selton Mello também faz as vozes de Asnésio em DuckTales (a versão dos anos 80) e Kenai em Irmão Urso.

20. A Nova Onda do Imperador terminaria com Kuzco construindo uma imensa casa de verão ao lado da vila de Pacha. O cantor e compositor Sting então enviou um bilhete para a produção afirmando que isso mostraria que Kuzco na verdade não havia aprendido nada com sua jornada e continuava o mesmo. Então, Kuzco acaba por construir uma casa bem menor e mais apropriada para a vila.

VIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: