A minissérie ‘Julia’ da HBO Max é o spinoff perfeito para o filme ‘Julia & Julia’

Quando a gente assistiu Julie & Julia, lá em 2009 se apaixonou pela personagem de Meryl Streep. Seu jeito diferente, descontraído e seus maneirismos nos apresentaram a Julia Child.

Figura conhecida nos Estados Unidos, uma espécie de Palmirinha americana, a chef, cozinheira e apresentadora de TV revolucionou a televisão e a forma de comer dos americanos nos anos 60. Mas, ao mesmo tempo que a história de Julia Child em Julie & Julia nos encantava, ela também mostrava muito pouco da vida da própria autora. Baseado em cartas que Julia trocava com sua amiga Avis, o longa deixou pouco espaço para a batalha real de Julia Child: a de enfrentar um mundo machista nos anos 60 como uma mulher de opinião e de atitude.

Para preencher este buraco, ganhamos de presente Julia, a minissérie da HBO Max, que mostra a luta da então escritora de um dos livros de culinária mais famosos nos Estados Unidos contra o mundo corporativo machista. Ao ser convidada de um programa esnobe e pedante sobre literatura para falar do seu livro, Julia vira ao mesmo tempo piada e sensação ao preparar, ao vivo, uma omelete ao invés de comentar o livro em si.

Daí pra frente o que vemos é, literalmente, uma delícia: Julia enfrentando o preconceito, o marido (que, descobrimos, não é tão apoiador quanto o personagem de Stanley Tucci no longa de 2009), o pai e o descréditos de um mundo dominado por homens que não entendem o propósito de criar um programa de TV ensinando a cozinhar. Como a gente bem sabe, hoje a TV está cheia deles. Julia Child foi a pioneira nos EUA: seu programa ficou no ar durante 10 anos (de 1963 a 1973) e marcou a história da TV e da culinária.

LEIA MAIS

#listadefilmes – 10 filmes para conhecer o elenco e esperar por ‘A Bela e a Fera’

#listadefilmes – filmes com comida

Eternos coadjuvantes: 10 atores que (quase) nunca chegaram a protagonistas

Personagens reais e suas versões nos cinemas

Nora Ephron – o adeus

HBO Max passa a permitir reprodução em modo aleatório de diversas séries

HBO Max prepara série prequel de ‘It: A Coisa’ contando o surgimento de Pennywise

HBO Max vai produzir ‘Premonição 6’

10 clássicos do cinema que você vai encontrar no HBO Max

Claro que, logo de cara, não tem como não comparar a interpretação de Sarah Lancashire àquela que, em 2009, rendeu à Meryl Streep uma indicação ao Oscar, afinal Julia Child é, em si, uma personagem quase caricata. Mas a impressão passa logo quando percebemos que esta Julia tem muito mais nuances e camadas. E assim a série acaba funcionando como um spinoff, um anexo muito mais sobre a personagem que sobre seu livro, como no filme.

Criada pelo produtor de The Marvelous Mrs. Maisel, a produção é leve e descontraída, cada episódio como nome de um prato e delicias desfilam em frente aos nossos olhos. Julia é emotiva, mas também é divertida. Sua comédia é inteligente, mas também é física (a cena do piloto de seu programa com ela pulando suas assistentes por trás do balcão enquanto destrincha um frango ao vivo é hilária). Julia também é mais “gente comum”: uma mulher entrando na menopausa que não tem o apoio necessário do pai ou do marido, mas que se propõe a ir contra todos para fazer o que quer: com o sucesso de seu livro, ela acredita que pode fazer muito mais pelas refeições dos americanos.

Com a avalanche de programas culinários hoje na TV, é como se estivéssemos assistindo à História sendo feita. Sabemos o que acontece depois. Estamos vivendo o que acontece depois. E, assim como nos apaixonamos por Julia Child em 2009, nos apaixonamos novamente agora. Como se degustássemos nosso prato favorito repetidamente, mas a cada vez descobríssemos um novo tempero para adicionar.

Julia está disponível na HBO Max. Julie & Julia, de 2009, está disponível no Star+.

*O Pausa Dramática é um site independente sem vínculos ou patrocínios. Nos ajude a permanecer no ar: compartilhe este post em suas redes e siga nossos perfis no InstagramFacebook e Twitter.

FAÇA PARTE DO GRUPO DO WHATS DO PAUSA DRAMÁTICA E RECEBA DICAS E CONTEÚDO DIRETO NO SEU CELULAR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: