#listadefilmes – 10 diretores brasileiros que chegaram à Hollywood

Muitos diretores de cinema brasileiros já fizeram a transição. Em maior ou menor grau, com mais ou menos sucesso, muitos deles já estão dirigindo grandes filmes e até mesmo blockbusters na meca do cinema.

Veja nossa lista de 13 filmes brasileiros que se você não viu, deveria ver

25 filmes essenciais do novo cinema brasileiro

Com a estreia de Presságios de Um Crime, do brasileiro Afonso Poyart, vamos relembrar alguns outros diretores que já atracaram por lá:

Fernando Meirelles

Diretor de longas importantes no Brasil, como Domésticas Cidade de Deus, Meirelles já dirigiu gente como Ralph Fiennes, Julianne Moore, Jude Law e Anthony Hopkins. Os principais filmes de Meirelles nos EUA são:

ensaios_sobre_a_cegueira_poster01

jude-law-rachel-weisz-360-poster

o jardineiro fiel

Carlos Saldanha

Saldanha não chegou a ter uma carreira no cinema brasileiro. Foi direto para Hollywood onde começou assinando como co-diretor de A Era do Gelo. Depois, assumiu sozinho o leme de diversas outras animações:

era do gelo 2

a-era-do-gelo3_poster

Poster-de-Rio

José Padilha

Depois de estourar no Brasil com Tropa de Elite, Padilha chegou a Hollywood em grande estilo, com uma refilmagem de um filme clássico dos anos 80:

robocBruno Barreto

Um dos responsáveis pelo renascimento do cinema brasileiro nos anos 90 com o indicado ao Oscar O Que é Isso Companheiro?, Bruno Barreto não teve muita sorte em sua estreia no cinema americano. Depois de uma única tentativa posterior a Assassinato Sob Duas Bandeiras, de 1990, voltou a fazer filmes no Brasil.

Voando Alto

Walter Salles

Talvez um dos mais bem sucedidos brasileiros lá fora, Salles também foi importante na chamada retomada do cinema brasileiro, com o também indicado ao Oscar Central do Brasil. Salles dirigiu grandes nomes do cinema nacional, como Terra Estrangeira e Abril Despedaçado e lá fora, dirigiu longas como:

agua negra

na-estrada-poster

promo_diarios_de_motocicleta_3c6b3

Vicente Amorin

O austro-brasileiro foi da TV para o cinema e estreou na tela grande com O Caminho das Nuvens, com Wagner Moura e Cláudia Abreu. Logo após partiu dirigir filmes nos EUA:

um homem bomHeitor Dhalia

Diretor de filmes “alternativos” elogiados pela crítica, como NinaO Cheiro do Ralo, Dhalia dirigiu um thriller pequeno e sem muita importância nos EUA, voltando logo depois para o Brasil e dirigindo Serra Pelada.

12 horas

Márcio Garcia

Sim, o galã da TV é um diretor de cinema também, e por mais que no Brasil tenha dirigido apenas um curta metragem, lá fora conseguiu até unir Juliana Paes e Dean Cain em uma comédia romântica:

Amor Por Acaso

Angie

Andrucha Waddington

Depois do ótimo Eu, Tu, Eles, Andrucha Waddington foi elogiado com Casa de Areia e partiu tentar o sucesso nos EUA. Conseguiu uma produção que envolveu diversos países em um filme grandioso mas de pouca repercussão. Acabou voltando para o Brasil e assumindo a direção da bobagem Os Penetras.

lope-poster

Afonso Poyart

Depois do espetacular 2 Coelhos, Poyart estreia esta semana nos cinemas brasileiros com um thriller de suspense digno dos melhores nomes do cinema americano.

pressagios de um crime

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s