20 coisas que você não sabia sobre ‘Star Wars: O Despertar da Força’

A esta altura, muita gente já assistiu Star Wars – Episódio VII: O Despertar da Força. Se você ainda não viu, é melhor passar longe deste texto (porque ele CONTÉM SPOILERS) e ler nossa resenha AQUI pra se convencer a ir correndo pro cinema.

Mas se você já viu, vai ficar bem interessado nessa lista de 20 coisas que você não sabia sobre o filme, olha só:

o despertar da força1. Recorde mundial

Episódio VII acaba de  destronar Jurassic World e tomar para si o posto de maior bilheteria do ano no final de semana de abertura. A retomada da saga dos dinossauros tinha feito em julho $208 milhões de dólares e Star Wars alcançou este fim de semana a marca de $238 milhões. Não só ultrapassou o recorde anterior do ano, como também se tornou a maior bilheteria de abertura de todos os tempos.

2. Quem são os pais de Rey?

Muito se especula a respeito dessa linhagem. Alguns acham que Rey é irmã de Kylo Ren e, portanto, filha de Han e Leia. Outros acham ainda que ela é filha do General Snooke. Ou até mesmo de Luke. Mas o caso é que, além de ser muito pouco provável que ela seja apenas uma órfã qualquer com um futuro brilhante, o fato de o sabre de luz de Luz chamar por ela e ela terminar o filme prestes a ser treinada pelo próprio Luke diz muito a respeito de sua linhagem.

r2d23. Por que R2-D2 acorda no final do filme?

O robô permanece num estado de semi-coma durante boa parte do filme, enquanto seu mestre está desaparecido. Mas o mapa que BB-8 possui um pedaço e o recado do outro droid o despertam justamente quando ele percebe a possibilidade de reencontrar Luke. (e de quebra, de deixar o gancho pra sequência).

4. Obi-Wan Kenobi e Yoda estão em Episódio VII

Você pode não ter percebido. Mas durante o flashback de Rey (quando ela toca o sabre de luz de Luke), uma série de imagens e sons aparecem na tela: ela vê a si mesma como uma criança sendo abandonada nos desertos de Jakku. Neste flashback é possível ouvir duas vozes conhecidas: de Obi-Wan e Yoda. A ideia era que a audiência sentisse a presença dos personagens, mas não de forma exagerada. O mais interessante foi a forma como foi gravada a voz de Ewan McGreggor: o ator foi convidado para gravar apenas uma frase: ‘Rey … these are your first steps,’. Então ele, simpaticamente foi até o estúdio, gravou e foi embora em sua moto. “Ele foi incrível e gentil, ficamos muito gratos”, afirmou JJ Abrams.

5. Por que Kylo Ren idolatra Darth Vader?

Segundo o diretor afirmou em uma entrevista, o fato de Kylo Ren idolatrar Darth Vader vai muito além dele ser neto de Anakin: “Ele idolatra o que Vader representa e o que Vader estava tentando fazer. E a ideia de que Vader não conseguiu sucesso, se você olhar pelo ponto de vista de Ben Solo, ele foi seduzido pelo inimigo e falhou por causa daquela sedução. Então a ideia é que Ren quer completar o que Vader começou.”

6. Star Wars não ficou com o primeiro lugar da bilheteria em um país

Pois é, parece que nem todo o mundo é fã do filme. Na Coréia do Sul, Star Wars perdeu o posto de primeiro lugar da bilheteria para o filme The Himalayas. O drama de sobrevivência baseado em fatos reais arrecadou $1.6 milhões de dólares na bilheteria sulcoreana da sexta-feira, enquanto a saga de Rey e Finn ficou com $1.3 milhões. Ambos os filmes estrearam na sexta-feira.

daniel-craig-star-wars-pic7. Daniel Craig fez uma participação especial em Episódio VII

Você precisaria ser um verdadeiro Jedi para reconhecer, mas o astro Daniel Craig (o atual 007) faz uma ponta como um stormtrooper durante o filme. Como Craig filmava 007 Contra Spectre no mesmo estúdio, o ator foi convidado para participar do filme e acaba interpretando o soldado que acompanha Rey enquanto ela está presa. É Craig o stormtrooper convencido por Rey a libertá-la e deixar sua arma antes de ir embora.

8. Harrison Ford queria que Han Solo morresse em O Retorno de Jedi

A esta altura, se você está lendo, já sabe que Han Solo morre em O Despertar da Força. Mas o ator Harisson Ford queria que o personagem tivesse morrido antes: “Eu achei que seria ótimo se ele tivesse se sacrificado por um ideal”, disse Ford para o programa Conan.

9. Adam Driver achou a máscara de Kylo Ren terrível

Você pode achar o visual de Kylo Ren super cool, mas o ator Adam Driver tem diversas reclamações a respeito da máscara. Uma das maiores era que ele mal conseguia enxergar durante as filmagens enquanto usava o acessório: “Era terrível. Até agora eu não sei quem fazia parte do elenco do filme porque não conseguia enxergar nada.”. Driver diz ainda que todos que usavam as máscaras de stormtrooper compartilham de seu sentimento, pois também enxergavam muito pouco quando estavam mascarados.

10. Os stormtroopers não são apenas clones

Quem acompanha a saga e os desenhos de spin-offs, sabe que os stormtroopers são tidos como meros clones treinados para serem soldados. Mas uma fala de O Despertar da Força deixa claro que eles vão além disso: ela deixa claro que a Primeira Ordem deixou de usar clones e passou a usar bebês raptados como soldados. Esta informação adiciona um dilema moral um pouco maior para a história toda: não só o lado mau sequestra e treina bebês comuns para serem soldados, o lado bom mata estes bebês comuns, que não têm culpa alguma de terem sido treinados para matar.

bb811. BB-8 surgiu de um esboço em um guardanapo

Uma das figuras mais cativantes de O Despertar da Força é o droid BB-8. O robozinho surgiu de um esboço feito pelo diretor J.J. Abrams em um guardanapo em um restaurante. Existem diversas versões do droid usadas no filme e, quando as filmagens terminaram, o ator John Boyega (que interpreta Finn) embrulhou uma delas como se fosse um bebê e o ergueu cantando a música de O Rei Leão.

12. O elenco gravou uma versão acapela dos temas do filme no programa de Jimmy Fallon

Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac, Adam Driver, Gwendoline Christie, Lupita Nyong’o, Carrie Fisher, Harrison Ford e até mesmo BB-8 se uniram a Jimmy Fallon and The Rootspara um tributo acapela de todos os principais temas de Star Wars. O vídeo é nada menos que incrível.

13. Oscar Isaac se sentiu “verde e inseguro” ao interpretar Poe Dameron

A oportunidade de estrelar um filme da saga Star Wars pode parecer algo de ouro para um ator, mas Osccar Isaac afirmou ter sido seu trabalho mais difícil. Quando foi convidado pelo diretor J.J. Abrams, o ator se disse cético com a escolha: “J.J. basicamente me disse que era um personagem heroico, intenso e dramático, e que me via nele. Foi muito difícil. Eu nunca me senti tão ‘verde’ e inseguro. Ficava me perguntando o que estava fazendo lá. Mas então Abrams me instruía e pedia sempre mais intensidade. Chegou um momento que pareceu que eu tinha feito aquilo minha vida toda.”.

kylo ren rey14. A luta de espada e sabre de luz entre Rey e Kylo Ren é a cena preferida do diretor

Quando perguntado sobre qual é sua cena preferida, J.J. Abrams não hesita “A luta de espada e sabre de luz entre Rey e Kylo Ren. A cena tem um visual fantástico e fala muito sobre a história“. Detalhe: quando Abrams fez esta afirmação, o filme ainda não tinha estreado e ninguém sabia (por mais que imaginasse) que haveria de fato uma luta entre Rey e Kylo.

missa-star-wars15. Uma igreja em Berlim realizou uma cerimônia com o tema de Star Wars

Sim, uma cerimônia, oficial! “A espera acabou… a Força despertou!”, bradou o vigário em treinamento Ulrike Garve durante a abertura da cerimônia da igreja Zion, em Berlim para cerca de 500 pessoas. Enquanto o tema de abertura de Star Wars era tocado no órgão, uma projeção apresentava um clipe de O Retorno de Jedi onde Luke Skywalker luta com Darth Vader enquanto declara que jamais irá se unir ao lado negro. “Quanto mais falamos a respeito, mais paralelos entre a tradição cristã e os filmes são vistos”, disse Garve. “Nós quisemos mostrar estas analogias para os fiéis”. A pastora Eva-Maria Menard ecoou os sentimentos assumindo a intenção do serviço nas mídias sociais: “Nós precisamos falar de assuntos contemporâneos ou ficaremos ultrapassados e nossos fiéis nos abandonarão”.

16. John Boyega responde sobre o racismo contra sua participação

Quando o primeiro trailer de O Despertar da Força foi lançado, outra coisa também pareceu despertar: o preconceito. Várias pessoas foram ao twitter para ofender o ator John Boyega, que é negro e descendente de nigerianos, com a hashtag #BoycottStarWarsVII. Desnecessário dizer que o boicote não teve praticamente nenhuma adesão (vide a bilheteria do filme), mas Boyega respondeu às mensagens: “Eu estou preso em quem eu sou, e sou confiante e tenho orgulho de minhas origens. Não fui criado para temer pessoas com opiniões diferentes. E estas são apenas pessoas doentes. Vocês têm todo tipo de alienígena neste filme: com tentáculos, cinco olhos e coisas assim. Aliens que, se existissem, definitivamente seriam um problema. E ainda assim vocês se fixam na cor de outro ser humano. Vocês precisam voltar pra escola e desaprender tudo o que aprenderam. Acho que Yoda disse isso, ou Obi-Wan.”

17. J.J. Abrams não queria dirigir o filme

Apesar de ser fã da trilogia original, Abrams não queria assumir o comando de O Despertar da Força. Foi somente quando teve a visita em sua casa de Kathleen Kennedy, presidente da LucasFilm que ele pensou seriamente a respeito. As negociações duraram mais de um mês. A maior preocupação de Abrams era com a grande magnitude e importância cultural do projeto.

Oscar_Isaac_7064918. Tio de Oscar Isaac no filme

O tio do ator Oscar Isaac é um grande fã de Star Wars, ele chega a ter um armário de action figures do filme. E o ator conseguiu que o tio fizesse uma visita ao set de filmagens. Feliz da vida, seu tio levou presentes para a equipe do filme: camisetas feitas em casa com a escrita “Star Guars”, pronúncia latina do filme, praticamente um meme cultural. As camisetas fizeram tanto sucesso que J.J. Abrams colocou o tio no elenco de extras do filme.

sex-and-the-city-star-wars19. Semelhanças entre Sex and The City 2 e O Despertar da Força?

Sim, existe uma semelhança entre os dois filmes. Com a intenção de fazer os filmes da forma mais realista possível, o diretor foi em busca de cenários reais para as filmagens. Um deste cenário é o deserto de Abu Dhabi, o mesmo que as protagonistas do filme Sex and The City 2 cruzam de camelo no longa. Assista o vídeo em que J.J. Abrams fala das gravações no deserto.

20. O que podemos esperar de Episódio VIII?

O treinamento de Rey com Luke já é um bom começo. Provavelmente Finn irá despertar e se juntar à Resistência, quem sabe um romance entre Rey e Finn esteja em vias de acontecer. Mas, mais importante, um encontro entre os irmãos Luke e Leia parece algo certo.

Anúncios

4 comentários sobre “20 coisas que você não sabia sobre ‘Star Wars: O Despertar da Força’

  1. cyberjunior disse:

    Hollywood sempre foi muito racista, romance entre atores negros e brancos em filmes só se um dos atores não for americano, espero que isso mude mais em star trek foi assim o romance de Urrura e Spock.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s