Muitos diretores de cinema brasileiros já fizeram a transição. Em maior ou menor grau, com mais ou menos sucesso, muitos deles já estão dirigindo grandes filmes e até mesmo blockbusters na meca do cinema.
Veja nossa lista de 13 filmes brasileiros que se você não viu, deveria ver
25 filmes essenciais do novo cinema brasileiro
Com a estreia de Presságios de Um Crime, do brasileiro Afonso Poyart, vamos relembrar alguns outros diretores que já atracaram por lá:
Fernando Meirelles
Diretor de longas importantes no Brasil, como Domésticas e Cidade de Deus, Meirelles já dirigiu gente como Ralph Fiennes, Julianne Moore, Jude Law e Anthony Hopkins. Os principais filmes de Meirelles nos EUA são:



Carlos Saldanha
Saldanha não chegou a ter uma carreira no cinema brasileiro. Foi direto para Hollywood onde começou assinando como co-diretor de A Era do Gelo. Depois, assumiu sozinho o leme de diversas outras animações:



José Padilha
Depois de estourar no Brasil com Tropa de Elite, Padilha chegou a Hollywood em grande estilo, com uma refilmagem de um filme clássico dos anos 80:
Bruno Barreto
Um dos responsáveis pelo renascimento do cinema brasileiro nos anos 90 com o indicado ao Oscar O Que é Isso Companheiro?, Bruno Barreto não teve muita sorte em sua estreia no cinema americano. Depois de uma única tentativa posterior a Assassinato Sob Duas Bandeiras, de 1990, voltou a fazer filmes no Brasil.

Walter Salles
Talvez um dos mais bem sucedidos brasileiros lá fora, Salles também foi importante na chamada retomada do cinema brasileiro, com o também indicado ao Oscar Central do Brasil. Salles dirigiu grandes nomes do cinema nacional, como Terra Estrangeira e Abril Despedaçado e lá fora, dirigiu longas como:



Vicente Amorin
O austro-brasileiro foi da TV para o cinema e estreou na tela grande com O Caminho das Nuvens, com Wagner Moura e Cláudia Abreu. Logo após partiu dirigir filmes nos EUA:
Heitor Dhalia
Diretor de filmes “alternativos” elogiados pela crítica, como Nina e O Cheiro do Ralo, Dhalia dirigiu um thriller pequeno e sem muita importância nos EUA, voltando logo depois para o Brasil e dirigindo Serra Pelada.

Márcio Garcia
Sim, o galã da TV é um diretor de cinema também, e por mais que no Brasil tenha dirigido apenas um curta metragem, lá fora conseguiu até unir Juliana Paes e Dean Cain em uma comédia romântica:


Andrucha Waddington
Depois do ótimo Eu, Tu, Eles, Andrucha Waddington foi elogiado com Casa de Areia e partiu tentar o sucesso nos EUA. Conseguiu uma produção que envolveu diversos países em um filme grandioso mas de pouca repercussão. Acabou voltando para o Brasil e assumindo a direção da bobagem Os Penetras.

Afonso Poyart
Depois do espetacular 2 Coelhos, Poyart estreia esta semana nos cinemas brasileiros com um thriller de suspense digno dos melhores nomes do cinema americano.

Deixe um comentário