#listadefilmes – 10 filmes de Kenneth Brannagh para ver antes de ‘Assassinato no Expresso do Oriente’

Você talvez não saiba, mas Kenneth Brannagh é um dos maiores atores e diretores do cinema. Muito mais que o Professor Lockhart em Harry Potter e a Câmara Secreta, Brannagh já dirigiu e atuou em inúmeros filmes e é um dos mais celebrados adaptadores de Shakespeare para o cinema.

Vamos dar uma olhada em 10 produções em que ele atuou ou dirigiu (ou ambos) para conhecer um pouco mais de seu trabalho enquanto esperamos pela estreia do elogiado Assassinato no Expresso do Oriente, que ele dirige e estrela como o detetive Hercule Poirot, e que estreia dia 23 de novembro no Brasil.

Sempre bom lembrar que Brannagh dirigiu Thor, Cinderella e está no comando da futura adaptação de Artemis Fowl para o cinema.

Hamlet (1996)

Não havia outra maneira de começar esta lista. O épico grandioso dirigido e estrelado por Brannagh é provavelmente a melhor adaptação da história de Shakespeare já feita pro cinema. No elenco, nomes de peso como Kate Winslet, Judi Dench e Robin Williams. Teve 4 indicações ao Oscar.

Othelo (1995)

Outra adaptação de Shakespeare, mas desta vez Brannagh está somente em frente às câmeras, como o vilão Iago em uma das mais espetaculares interpretações do cinema. No elenco ainda estão Laurence Fishbourne, Irène Jacob e Michael Sheen.

Frankestein de Mary Shelley (1994)

Também uma adaptação literária, dirigida e estrelada por Brannagh como o temido doutor Victor Frankestein. No elenco Robert de Niro, Ian Holm e Helena Bohan Carter. Uma indicação ao Oscar.

Muito Barulho Por Nada (1993)

Novamente adaptando Shakespeare por trás e diante das câmeras, mas desta vez em uma comédia de erros filmada em preto e branco. No elenco ainda estão Emma Thompson, Keanu Reeves, Kate Beckinsale, Imelda Stauton e Denzel Washington.

Sete Dias com Marilyn (2011)

Neste longa autobiográfico que conta a história da semana que o repórter Colin Clarck passou ao lado da diva do cinema e de Sir Laurence Olivier (interpretado por Brannagh) em 1957. Recebeu uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante pelo trabalho.

O Caminho Para Eldorado (2000)

Nesta animação incrível o ator contracena com Kevin Kline como Tulio. Kline é Miguel e os dois amigos golpistas vão fazer de tudo para pôr as mãos no tesouro da mítica terra de Eldorado.

Para o Resto de Nossas Vidas (1992)

Filme indispensável para qualquer fã de cinema, o longa conta a história de uma reunião de amigos dez anos depois de se separarem. Prepare o lencinho. O ator atua e dirige o longa que também tem Stephen Fry, Imelda Stauton, Emma Thompson e Hugh Laurie no elenco.

Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)

Não tem como não citar o papel mais popular do ator entre as novas gerações. No longa, Brannagh interpreta o professor galã-canastrão Gilderoy Lockhart.

A Proposta (1998)

Neste suspense, Brannagh é um padre envolvido em uma trama doentia de um casal que deseja ter um filho a qualquer custo. No elenco Madeleine Stowe e William Hurt.

Dunkirk (2017)

No épico de guerra de Christopher Nolan, o ator é um general que precisa manter a sanidade enquanto vê muitos de seus soldados morrerem à espera de socorro.

*Menção honrosa

As Loucas Aventuras de James West (1999)

Ok, este é considerado um dos piores filmes de todos os tempos. Mas tente assisti-lo como um filme B e a diversão é garantida. Brannagh interpreta o vilão caricato Dr. Arliss Loveless. Indicado a 9 Framboesas de Ouro, venceu em 5 categorias: pior filme, pior casal, pior música, pior roteiro e pior diretor. Desligue o cérebro e veja, é diversão certa.

Anúncios

Um pensamento sobre “#listadefilmes – 10 filmes de Kenneth Brannagh para ver antes de ‘Assassinato no Expresso do Oriente’

  1. Pingback: Equipe de ‘Assassinato no Expresso do Oriente’ fará nova adaptação de Agatha Christie para os cinemas |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s