Resenha do site – Liga da Justiça

liga da justiça.jpgÉ bem verdade que pra muitos fãs de cinema de super-herói o que importa aqui é mais o evento que o filme em si. Que, finalmente, ver reunidos na telona personagens icônicos como Mulher Maravilha, Batman, Flash e Superman (não é spoiler isso né?), é mais uma emoção que uma experiência cinematográfica.

Mas vá lá. Vamos tentar ver Liga da Justiça como um filme, e não como o evento que nosso coração de fã esperava. Como evento ele funciona? Muito bem, obrigado. E como filme? Bom, é seguro dizer que sim, como filme também funciona.

As comparações com o já vasto universo cinematográfico da Marvel são inevitáveis. Um sem número de filmes e séries montaram um super-universo de heróis, mas os filmes permanecem com a profundidade de um pires. Atores bons mas nem tanto. Histórias boas mas nem tanto. Conflitos inexistentes. Efeitos de encher os olhos. Tudo isso pode ser dito dos filmes do MCU. E também pode ser dito de Liga.

As interpretações de Ben Affleck, Henry Cavill, Ezra Miller, Ray Fisher e Gal Gadot não ultrapassam o eficiente. Jeremy Irons está um pouco menos perdido que em Batman Vs Superman, talvez alguém tenha esclarecido para o ator que não estava representando Shakespeare. Diane Lane, Amy Adams e JK Simmons se limitam a pontas de luxo. Mas quem realmente decepciona é Jason Momoa. Seu Aquaman, um híbrido de galã de boteco com rato de academia, é todo peitoral e cara de mau. E não convence ninguém. Como ator, Momoa é um ótimo peixe

Aliás, o único a mostrar o corpo é Momoa. Não se vê nenhum pedaço de pele de Affleck, Miller ou Fisher a não ser o rosto. Ah, e Cavill, claro, que deve ter em contrato que precisa mostrar o peito cabeludo.

No que diz respeito a conflitos, textos e profundidade de personagens, Liga da Justiça não deixa o MCU pra trás e entrega zero. Se você achou o “Martha!” forçado em BvS, espere para ver como o conflito entre estes mesmos dois heróis se resolve desta vez. É quase risível.

Ok, deixemos pra lá essa de analisar o longa do ponto de vista cinematográfico. Filme de super herói pra ator ganhar prêmio? Só Christopher Nolan conseguiu por enquanto. Os demais nem perto passam.

Estamos aqui para falar de um evento esperado provavelmente desde que o primeiro filme do gênero chegou às telas. Estamos aqui para falar o longa que reúne um time classe A de heróis contra um super vilão que, invariavelmente, quer dominar o mundo. E neste ponto, amiguinhos, Liga da Justiça funciona como poucos. Para ficarmos nas comparações, tem muito menos gente em cena que em um Capitão América: Guerra Civil, por exemplo. O que dá muito mais oportunidade para cada um brilhar.

Cenas de ação em câmera lenta (afinal ainda estamos falando de um filme de Zack Snyder), uma introdução que lembra bastante Watchmen, também do diretor, batalhas épicas e conexões com os longas anteriores. Tudo isso você pode esperar. Uma ou outra piadinha também, ainda que surjam nos momentos mais inapropriados, especialmente de Barry Allen/Flash (com certeza cortesia de Josh Whedon, trazido dos Vingadores para finalizar o filme após a saída tepentina de Snyder por motivos familiares e que assina como roteirista).

Quase como se formassem uma família, Batman e Mulher Maravilha vão unir três “filhos” (entre dois adolescentes revoltados e um hiperativo) até a volta do… outro pai, em torno de um objetivo comum.

Se Liga da Justiça vai ser um marco do cinema é difícil dizer, provavelmente não. Mas se ele vai satisfazer o apetite dos fãs? Com certeza sim. Ação, comédia, romance, drama (ok, nem tanto), efeitos… tudo isso num pacote de colãs de spandex é exatamente o que o público espera e ganha ao final das pouco mais de duas horas de projeção.

Ah, e por falar em projeção, não se levante até o final dos créditos.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Resenha do site – Liga da Justiça

  1. Pingback: Liga da Justiça bate todos os recordes de bilheteria de estreia no Brasil em um único dia |

  2. Pingback: Está ficando chato ver tanta reclamação dos filmes da DC |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s