O momento certo para colocar a mente em ordem

Por Rafaela Oliveira

A pandemia não só bagunçou nossa vida financeira e pessoal, como também nos trouxe uma perspectiva bastante desorganizada dentro da nossa mente. E para enfrentar esse período complicado, precisamos parar e respirar.

Como especialista em organização, não posso deixar de falar sobre este ponto, a organização da mente. Podemos manter nossas casas, armários, geladeiras em perfeita ordem, porém, nada toma seu curso certo e produtivo quando estamos mentalmente perdidos.

Neste sentido, procurei cada vez mais estudar sobre como fazer essa organização interna e muito necessária. E são alguns os pilares para que isso aconteça, para que a saúde mental esteja em dia.

Nota geral de organização da mente – é necessário tirar tudo o que tem na cabeça e colocar no papel, isso vai esvaziar a mente e dar outra perspectiva e ânimo para realizar as tarefas e manter-se sã. Determine tempo para cada coisa que for fazer, isso vai gerar confiança e foco. Ache uma atividade para desconectar desse mundo da internet que é um verdadeiro gatilho de ansiedade (livros, exercícios físicos, palavras cruzadas, etc.). Não pratique a auto cobrança, o momento é delicado e as pessoas podem levar de forma mais leve a situação.

– Informação: a velocidade das informações é continua e intensa. Às vezes é necessário parar de consumir tantas coisas que podem até nos fazer mal. As redes sociais também trazem um certo desconforto imperceptível quando utilizada de maneira desmedida e sem consciência. Para manter o equilíbrio da mente, devemos diminuir o que tem no facebook/instagram e aumentar o consumo de conteúdo que lhe dê conhecimento. 

Sentimentos – com toda a minha bagagem na temática, percebi que a mente funciona muito mal quando acumulamos sentimentos que não são positivos. Parece óbvio, né? Mas não costumamos a nos atentar a isso. Agora é o momento de você se livrar deles. Aproveite esse tempo a mais na quarentena e faça aquela chamada de vídeo com aquele familiar que você brigou e peça perdão e perdoe. Se livre de sentimentos ruins.

Corpo – mantenha a alimentação saudável! Mantenha os exercícios. Existem muitos profissionais que estão fazendo lives para tirar aquele tempo para se exercitar em casa. Aproveite esse momento para esquecer de tudo e dar um respiro para a mente.

Financeiro – as dívidas tiram qualquer um de seu eixo. Por isso, devemos fazer planilhas de gastos e de ganhos. Procure métodos de fazer isso e faça disso seu lema. Reveja todos os seus investimentos e veja os que são necessários ou não. Estabeleça as prioridades. Uma vida financeira saudável é parte indispensável para uma mente tranquila.

Casa – agora passamos muito mais tempo dentro de casa. Precisamos manter as coisas em seus devidos lugares para contribuir com a organização mental. Mantenha uma rotina de limpeza constante. O ambiente deve estar mais do que salubre, deve estar confortável para que você não enlouqueça. Não durma com a louça suja, mantenha o banheiro sempre higienizado, as roupas cheirosas e limpas, e tente sempre organizar logo após que bagunçar/utilizar.

Vamos manter a calma, tentar dar nosso melhor diante à situação. Organize sua mente! Primeiro vem a organização interna e depois dos espaços físicos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: