Resenha do site – Esquadrão Suicida

esquadrao-suicidaÉ extremamente complicado falar de um filme que está sendo esperado há um ano e que, quando chegou sofreu muito nas mãos da crítica internacional. Sites especializados enfatizaram os defeitos, fãs revoltados pediram boicote aos principais críticos e dia após dia as duras resenhas continuam pipocando. Mas… elas têm razão? O filme é mesmo ruim?

Bom, elas têm razão. E ao mesmo tempo não. Esquadrão Suicida tem problemas que podem sim enfatizar como o filme não funciona. Mas ao mesmo tempo tem pontos positivos (ainda que em menor quantidade).

O longa sofre de três grandes problemas básicos: 1- Trata-se de um filme feito para fãs. Ao contrário de longas como Vingadores ou Batman Vs Superman que são filmes que apresentam heróis já conhecidos e queridos do público e uma história que prende a atenção de quem não lê os quadrinhos, Esquadrão Suicida traz personagens praticamente desconhecidos do público em geral numa história não muito digerível; 2- Todo o longa tem um atmosfera”fora de tom” que só evidencia sua falta de estrutura e de mão forte na direção, com piadas fora de hora e interpretações pra lá de caricatas, dignas de um filme dos anos 20 ou 30, cheias de caretas e olhares. Fica evidente que cada ator parece estar participando de um filme diferente: enquanto Viola Davis parece estar em um drama policial denso, Margot Robbie parece fazer parte de uma animação e Jared Leto de um auditório de programa infantil; 3- Criou-se um hype tão grande em cima do longa “de vilões” que a expectativa era imensa. Então imagine a decepção de um fã de cinema (e não de quadrinhos) que vai à sala de projeção sem conhecer aqueles personagens e se depara com vilões não tão malvados assim, com crise de consciência. O grande filme de vilões é, no fim das contas um filme de heróis.

Mas Esquadrão Suicida também tem suas qualidades. É um filme que não enrola, que não perde tempo com prólogos. Existe uma rápida introdução a alguns personagens mas é só. Rapidamente a ação toma conta da tela em cenas nada menos que espetaculares. Outra vantagem é a forma como os eventos do longa se conectam diretamente com o final de Batman Vs Superman para continuar a história o universo DC Comics no cinema. Um dos maiores triunfos de Esquadrão Suicida é uma bomba relógio, uma força da natureza prestes a explodir a qualquer momento, e atende pelo nome de Jay Hernandez. O ator descendente de mexicanos dá vida a El Diablo, talvez o mais humano e crível dentre o balaio de gatos que é o time de vilões do filme.

No que diz respeito ao restante de seus atores e personagens, a grande surpresa é mesmo Margot Robbie. No papel da insana e apaixonada Arlequina, ela domina o filme da forma que suas grandes estrelas não conseguem com seu personagem anárquico e inconsequente. Will Smith repete o mesmo personagem de sempre com piadinhas irônicas e cara fechada e Jared Leto como Coringa… bom, esse é um caso à parte. Seu Coringa é extremamente exagerado, consegue ultrapassar todos os limites. Não existe sequer maneira de compará-lo com Heath Ledger, Jack Nicholson ou mesmo Cesar Romero. Sua interpretação vai além do caricato, do exagero, do plausível. Se Viola Davis foge do tom por estar séria demais, Leto consegue transformar o filme em uma chanchada quando aparece em cena. Enquanto estávamos tentando acreditar naquela história, o ator aparece em cena para nos esfregar na cara que tudo uma brincadeira. Infelizmente o que era pra ser um dos grandes trunfos do filme é na verdade um de seus maiores defeitos. Bom é que se imaginarmos o longa sem as cenas do Coringa ele ainda funciona muito bem.

Colocado na balança, Esquadrão Suicida pende mais pra um filme que não funciona que pra um filme bom. Parte da culpa é de sua divulgação , que mostrou muitas das boas piadas do filme nos inúmeros trailers e vídeos divulgados antes da estreia. Entretanto os fãs vão adorar (e estão adorando), mas na soma de todos os defeitos ele acaba sendo uma decepção. Diverte, empolga e entretém. Mas seu maior problema mesmo é colocar supervilões que no fim das contas são heróis. Daí o problema de como o filme foi vendido errado. Filmes de heróis já temos bons e vários. Não precisávamos de mais um.

Anúncios

8 comentários sobre “Resenha do site – Esquadrão Suicida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s