20 curiosidades para celebrar 20 anos de Pânico

Parece inacreditável, mas foi no dia 20 de dezembro de 1996 que Pânico estreou nos cinemas americanos e deu origem a um dos maiores ícones do cinema pop moderno. Sidney corria, coitadinha, para fugir do assassino mascarado. E a gente do lado de cá ria e sofria com ela.

scream

Leia mais: revisitando o cinema dos anos 90 – Pânico

Leia mais: de Sidney à Emma – relembrando Pânico

Leia mais: morre Wes Craven, criador de Freddy Krueger e da série Pânico

neve-campbell-scream-4

_ Hello Sidney……

Vamos ver 20 curiosidades sobre o filme para celebrar seus 20 anos de estreia:

  1. Para manter Drew Barrymore assustada e chorando o maior tempo possível, o diretor Wes Craven contava-lhe histórias reais sobre a crueldade com animais. A atriz escolheu o papel de Casey durante as gravações. Inicialmente a atriz seria Sidney Prescott, mas ela preferiu a outra personagem.
  2. Foram usados cerca de 50 litros de “sangue” – xarope de milho e corante.
  3. Wes Craven achou a máscara do Ghostface em uma loja de produtos de escoteiros na Califórnia.Vários moldes diferentes de máscaras foram criados para evitar qualquer problema entre o filme e a empresa que criou a máscara, a Funworks. Eventualmente, os donos da Funworks e os produtores de Pânico entraram em acordo. Mas mesmo assim, quando Bob Weinstein (um dos produtores) assistiu a pedaços da primeira cena do filme (a da Drew Barrymore) acho que aquela máscara era meio idiota para o propósito do filme. Só concordou em não trocá-la por outra após assistir toda a sequência da cena.
  4. De acordo com o Box Office Mojo, Pânico ocupa o primeiro lugar na bilheteria americana entre os filmes de terror-slash com $103 milhões de dólares arrecadados nos EUA.
  5. A venda de identificadores de chamadas triplicou após o lançamento do primeiro filme!
  6. Scream foi originalmente intitulado Scary Movie (título que depois ficou com a horrível paródia “Todo Mundo Em Pânico”). Quando o filme estava quase completo, os irmãos Weinstein mudaram o título do filme de Scary Movie para Scream após terem se inspirado pela canção de Michael Jackson que Harvey Weinstein ouvinda no rádio.
  7. Roger Jackson foi a voz do assassino em todos os três filmes. Outro papel famoso de Jackson é o de Mojo Jojo, em As Meninas Superpoderosas.
  8. Courtney Cox aceitou o papel de jornalista chata pois queria de desvencilhar de sua imagem boazinha que ficou após encarnando a Mônica, de Friends.
  9. Courteney Cox e David Arquette se conheceram e se apaixonaram no set do filme.
  10. O roteirista Kevin Willamson não acreditava no sucesso do filme. Segundo ele, o excesso de sangue e a essência gore poderiam prejudicar o longa.
  11. Em uma rápida cena, o diretor Himbry (Henry Winkler) olha para o corredor e vê o faxineiro limpando o chão. Este faxineiro é Wes Craven vestido de Freddy Kruger – com a blusa, calça e chapéu tradicionais do personagem.
  12. Depois que Drew Barrymore largou o papel de Sidney, a protagonista foi oferecida a Reese Witherspoon. Depois de recusar o papel por não querer fazer outro filme de terror depois de Jovens Bruxas, Neve Campbell acabou ficando com a personagem.
  13. Segundo o Box Office Mojo, a bilheteria mundial de ‘Pânico‘ foi de US$ 173 milhões, o que não é nada mal para um filme com orçamento de US$ 14 milhões.
  14. Dewey (David Arquette) deveria ter morrido no final do primeiro filme, mas como o personagem funcionou bem durante a história, Craven resolveu deixá-lo vivo. Porém, o diretor faz o personagem ficar bem perto da morte em todos os filmes.
  15. Robert Rodriguez, Sam Raimi e Danny Boyle eram as primeiras opções para dirigir o filme, mas nenhum deles levou a ideia a sério.
  16. A cena final do filme, onde ocorrem quatro mortes, demorou 21 dias para ser filmada.
  17. Pânico‘ é baseada em fatos reais. Em 1998, Kevin Williamson revelou o fato a CNN. O roteirista disse que os assassinatos que ocorreram em Gainesville (Flórida) foram a sua “inspiração” para a história.
  18. A Santa Rosa High School seria parte das filmagens de ‘Pânico‘. Depois de terem um acordo verbal com a direção da escola vários problemas surgiram, e a instituição cancelou as gravações por causa dos exames finais. Há relatos de que na verdade a comunidade e os pais dos alunos não queria um filme do gênero slasher sendo filmado lá.
  19. Pânico teve mais três sequências, em 1997, 2000 e 2011 e também virou série de TV com duas temporadas em 2015 e 2016.
  20. Ao todo os quatro filmes renderam mais de $600 milhões de dólares de bilheteria no mundo todo.

scream-650x400

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s