Mas afinal, quem é esse homem com esse bigode??

Hoje em dia, um homem com o bigode igual ao de Hercule Poirot muito bem poderia estar no Loolapalooza, bebendo uma cerveja orgânica e ouvindo uma banda desconhecida tocar seu ukelele. Basicamente um hipster.

Mas não se engane, mon ami, Poirot é muito mais que um bigode. “Nascido” em 1920, quando seu primeiro livro foi publicado (O Misterioso Caso de Styles), o detetive era um refugiado belga da Primeira Guerra Mundial que agora se gabava de ser o “mais famoso detetive de Londres”.

poirot_david suchet

David Suchet como Hercule Poirot

Peculiar, com modo de falar, de andar e vestir característicos, baixinho e ligeiramente acima do peso, com uma “cabeça em forma de ovo”, Poirot também tinha noção de sua excelência e bradava para quem quisesse ouvir que era infalível. Em 1928, quatro romances após sua estreia, ele ganhou os palcos de Londres em uma adaptação teatral de um dos livros. Já era um personagem consagrado da literatura.

Hercule Poirot foi, ao lado de Miss Marple, a estrela maior da Rainha do Crime. O pequeno detetive belga esteve presente em mais de 50 contos e 33 romances.

Seu último caso, Cai o Pano, foi escrito por Agatha Christie em 1942 e se passava na mesma casa de sua primeira história, porém a autora deixou ordens para que fosse publicado somente após sua morte e foi mantido em um cofre de banco por 30 anos, sendo publicado somente em 1975.

Kenneth-Branagh-Hercule-Poirot-Mustache

Kenneth Branagh como Hercule Poirot

Desde 1928 no teatro, foram inúmeros os atores que deram vida, em diferentes formas, a Poirot. Dentre os mais conhecidos estão Albert Finney (em Assassinato no Expresso do Oriente, em 1974), Peter Ustinov (em Morte Sobre o Nilo, em 1978),  Alfred Molina (em Assassinato no Expresso do Oriente, em uma versão para a TV em 2001) e, claro, David Suchet.

A partir de 1989 David Suchet foi a personificação de Poirot na TV. A série estrelada por ele encerrou em 2014 com quatorze temporadas. Vinte e cinco anos depois, Suchet se gaba de ter interpretado o detetive em todas as histórias escritas com o personagem por Agatha Christie. Para o grande público (britânico, principalmente), é impossível desassociar o ator do personagem. De fato, sua pesquisa foi tão meticulosa e seu trabalho tão intenso que o Poirot de Suchet carrega absolutamente todas as características criadas pela autora nas páginas dos livros e é ainda hoje reconhecido nas ruas (mesmo sem o bigode).

Leia nossa resenha de Assassinato no Expresso do Oriente

Por isso o Poirot de Kenneth Branagh na nova versão de Assassinato no Expresso do Oriente causa certa estranheza aos fãs do personagem. Branagh não é baixo ou rechonchudo; seu Poirot não é careca e, portanto, não tem “cabeça de ovo”; e, o que talvez destoe mais do livro, ostenta um bigode volumoso até quase as orelhas e o mantém (assim como o cabelo), grisalho. O Poirot das páginas nunca deixou de tingir o bigode e os poucos cabelos que tinha e, ainda que opulento, seu bigode era pequeno, mal passando das linhas do nariz.

Decisão acertada de Branagh, no entanto, que consegue ao mesmo tempo construir um personagem seu e manter diversas características (anda que não físicas) da criação de Agatha Christie.

Falar de Poirot como um ser vivente de carne e osso é o mesmo que falar de Sherlock Holmes. Dois detetives da ficção absolutamente diferentes mas talvez em igual popularidade.

Com Assassinato no Expresso do Oriente, Kenneth Branagh traz aos fãs da Rainha do Crime uma nova vida ao detetive belga e a possibilidade de novas versões no cinema que, se forem tão absolutamente indefectíveis quanto esta, não apenas darão sobrevida à Poirot nas telas como também nas páginas.

Assista abaixo ao documentário Being Poirot, feito pela rede itv britânica com David Suchet (com legendas em inglês):

miramar-banner-gif

Anúncios

2 pensamentos sobre “Mas afinal, quem é esse homem com esse bigode??

  1. Pingback: Resenha do site – Assassinato no Expresso do Oriente |

  2. Pingback: E o assunto mais comentado do trailer de Vingadores: Guerra Infinita foi…. |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s