O que as vitórias no Globo de Ouro significam para o Oscar?

Mesmo para uma organização com suas esquisitices, a premiação do Globo de Ouro deste ano não teve lá muitas surpresas (veja os ganhadores AQUI).

Por mais que seja a premiação mais famosa depois do Oscar, os Globos não são uma prévia confiável da maior premiação do cinema. Principalmente porque ZERO votantes do Globo de Ouro também votam no Oscar. Os votantes do Globo são a mídia especializada internacional (e nesta lista a única brasileira é a jornalista Ana Maria Bahiana). Já no Oscar, quem vota é quem faz cinema, e aí inclua atores, roteiristas, diretores, compositores, músicos… MENOS jornalistas. Captou?

Mas então, o que realmente significa para os filmes serem vencedores no Globo de Ouro com relação ao Oscar?

Por mais que uma vitória no primeiro não signifique necessariamente nem uma indicação no segundo, os filmes ganham impulso quando premiados. Ou desaceleram.

Vamos ver o caso do Globo de Ouro deste ano: Nasce Uma Estrela começou a noite como favorito nas categorias de filme de drama e atriz (Lady Gaga). E no final das contas, saiu da festa só com o troféu de melhor canção original (Shallow).

Já Bohemian Rhapsody era tratado como azarão. E levou os prêmios de melhor filme de drama das mãos de Nasce Uma Estrela e Rami Malek levou o de melhor ator por sua interpretação sobrenatural de Freddie Mercury.

Pantera Negra

O que não significa, necessariamente as vitórias ou derrotas no Oscar. Claro, se o filme vencedor ganha impulso na premiação (não era nem muito cotado para estar entre os indicados até antes de ontem), o perdedor perde colocação, principalmente no favoritismo de Gaga, agora eclipsado por Glenn Close e Olivia Colman, vencedoras na noite deste domingo nas categorias de atriz. E, da mesma forma, Malek passa na frente de Bradley Copper na corrida de melhor ator (cujo prêmio deve mesmo ficar com Christian Bale, por seu papel em Vice).

Os Globo de Ouro também impulsionaram Green Book na sua corrida pelo Oscar. Um dos favoritos da temporada de premiações vinha perdendo lugar nas últimas semanas, e a vitória nas categorias de melhor filme de comédia ou musical, roteiro e ator coadjuvante (Mahersala Ali, favorito pro Oscar) pode recolocá-lo no páreo.

Da mesma forma, Pantera Negra, O Retorno de Mary Poppins Infiltrado na Klan se viram no final da corrida ao saírem de mãos abanando da premiação.

Green Book

Mas novamente, como todos os votantes são diferentes, nada disso significa muita coisa. Bohemian RhapsodyGreen Book terem ganhado os maiores prêmios da noite não garantem nada. Por exemplo: A Forma da Água, Spotlight, BirdmanO Discurso do Rei, todos vencedores do Oscar de melhor filme, não ganharam prêmio de melhor produção no Globo de Ouro. Na verdade, Spotlight não ganhou NENHUM Globo de Ouro.

Agora é esperar pra ver. A votação dos indicados ao Oscar começou nesta segunda, no dia seguinte à entrega dos Globo, e claro que isso pode influenciar nos nomes. Gente que não tinha prestado atenção em Green Book, por exemplo, pode resolver assistir e gostar por ele ter ganhado o prêmio de melhor filme.

Claro que não estamos levando em conta um fator muito importante nesta contagem: Roma. O épico pessoal de Alfonso Cuarón levou os Globos de melhor filme estrangeiro e diretor e confirma seu favoritismo no Oscar. Impossibilitado de concorrer a melhor filme no Globo (a regra diz que somente filmes falados em inglês podem concorrer na categoria principal), Roma provavelmente teria levado o prêmio no lugar de Bohemian Rhapsody, o que pode acontecer no Oscar.

A lista dos indicados ao Oscar será divulgada dia 22 de janeiro (você pode ver nossas previsões AQUI) e a cerimônia acontecerá no dia 24 de fevereiro.

No dia 22 de fevereiro o Pausa Dramática se reunirá novamente com outros críticos de cinema de Curitiba para nosso bate-papo anual do Oscar. Em breve mais informações do nosso encontro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s