Resenha do site – Eternos

*O Pausa Dramática é um site independente sem vínculos ou patrocínios. Nos ajude a permanecer no ar: compartilhe este post em suas redes e siga nossos perfis no InstagramFacebook e Twitter.

Faz quase 15 anos que o MCU chegou aos cinemas com Homem de Ferro. Não dá pra ignorar a importância dos filmes, tanto para o cinema quanto para a cultura pop. Mas da mesma forma, não dá pra ignorar o fato de que a Marvel parece sempre ter se preocupado mais com forma que com conteúdo.

Com raríssimas exceções, seus personagens têm a profundidade e a complexidade de uma poça d’água. E isso sempre deixou os filmes meio infantis. Casos ainda mais visíveis acontecem em longas multicoloridos, com piadas nível quinta série e exagerados como Guardiões da Galáxia, por exemplo.

Mas tudo fazia parte de um plano maior, então perdoamos um deslize aqui e outro ali para chegarmos na obra-prima que foi Vingadores: Ultimato, este sim um filme adulto, com complexidade, drama e ação na medida certa, que encerrou um ciclo de maneira perfeita. E, ainda nem sabíamos, abria as portas para uma nova era.

Primeira grande produção da fase 4 do MCU, Eternos chega aos cinemas carregado de peso: no elenco nomes com passagem pelo Oscar como Angelina Jolie e Salma Hayek, caras conhecidas do público como Kit Harring, Richard Madden, Gemma Chan, Kumail Nanjiani e Brian Tyree Henry. No comando, uma das diretoras mais celebradas da atualidade, vencedora do Oscar de direção e filme em 2021 por Nomadland, Chloé Zhao. Natural então que, com toda essa bagagem, viesse muita expectativa.

Um grupo novo de heróis, desconhecido do grande público que não consome os quadrinhos, os Eternos são seres meio divinos mandados para a Terra há mais de 5 mil anos para proteger os humanos dos deviantes, umas criaturas semelhantes a animais monstruosos que ameaçam a raça humana desde sempre. Os Eternos não morrem, não adoecem e não envelhecem. Permanecem com a mesma aparência por todos os 5 mil anos, passando pelas evoluções da humanidade como “ajudantes” em impérios como o egípcio e o babilônico.

LEIA MAIS

Disney adia lançamentos de 2022 da Marvel e Indiana Jones 5

Veja o calendário completo da fase 4 da Marvel

Saiba quais são as próximas séries da Marvel para o Disney+

Maluma baby! Cantor empresta voz para personagem de ‘Encanto’, nova animação da Disney

Vilã de ‘WandaVision’ vai ganhar série própria no Disney+

Disney divulga datas dos próximos lançamentos nos cinemas e streaming

Eternos desagradou muita gente. E acredito que sei porquê: é um filme muito mais adulto do que se se esperaria de uma produção da Marvel. Filosófico, reflexivo, plasticamente deslumbrante, de ritmo mais lento e com mais tempo para desenvolver seus personagens, o longa certamente desagradou quem esperava uma cena de batalha há cada 3 minutos. Por mais que elas existam (e sejam espetaculares), elas estão lá para ajudar a contar a história. E não o contrário, como de costume.

Claro que além de tudo isso, temos o fato de que, pela primeira vez, temos um elenco de variadas etnias, raças e até orientações sexuais em um filme da Marvel. Sim, as produções levaram quase 15 anos para amadurecer e evoluir e, embora pareça que os fãs não tenham evoluído junto, Eternos abre as portas para um novo universo no mundo de super-heróis: onde há espaço para todos. Afinal, poder se ver na tela em um filme de super-herói, seja você oriental, negro, indiano, latino ou gay faz sim toda a diferença do mundo.

No fim, fica a sensação de que os fãs da histeria comum da Marvel não estão prontos para um filme mais reflexivo como Eternos, e que, talvez e justamente pela mudança de rumo, ele seja um dos melhores filmes de super-heróis já feitos.

FAÇA PARTE DO GRUPO DO WHATS DO PAUSA DRAMÁTICA E RECEBA DICAS E CONTEÚDO DIRETO NO SEU CELULAR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: