10 curiosidades sobre ‘Encanto’ + o que achamos do filme

60ª animação da Disney traz de volta os animados musicais da Disney com história encantadora e visual deslumbrante

O novo longa dos estúdios de animação Disney chega este mês aos cinemas trazendo uma história cheia de magia e diversidade.

Conheça 10 curiosidades sobre Encanto

*O Pausa Dramática é um site independente sem vínculos ou patrocínios. Nos ajude a permanecer no ar: compartilhe este post em suas redes e siga nossos perfis no InstagramFacebook e Twitter.

FAÇA PARTE DO GRUPO DO WHATS DO PAUSA DRAMÁTICA E RECEBA DICAS E CONTEÚDO DIRETO NO SEU CELULAR

60º filme

Encanto é o 60º filme de animação dos estúdios Disney. Tudo começou com Branca de Neve e os Sete Anões, em 1937. De lá pra cá foram inúmeros sucessos, como A Bela Adormecida, Dumbo, Alice no País das Maravilhas, A Pequena Sereia, A Bela e a Fera, Aladdin, O Rei Leão, Frozen e muitos outros.

Como forma de comemorar, a Disney fez uma vinheta especial pra Encanto com uma pequena retrospectiva:

Lin Manuel-Miranda

A música de Encanto é de Lin Manuel-Miranda, queridinho da Disney que já compôs as músicas para Moana, O Retorno de Mary Poppins, A Jornada de Vivo e filmes adaptados da Broadway, como Hamilton e Em Um Bairro de Nova York.

Foto de Lin-Manuel Miranda - O Retorno de Mary Poppins : Foto Emily Blunt,  Lin-Manuel Miranda -

Produção demorada

A ideia de Encanto surgiu em 2016 quando Lin Manuel-Miranda recebeu uma oferta de John Lasseter para trabalhar com o diretor de Zootopia Byron Howard. Os primeiros rascunhos começaram em 2016 mas o filme acabou levando mais tempo para sair. Em 2020 chegou-se a falar que o longa seria sobre uma família brasileira, mas em junho do mesmo ano Miranda afirmou que a história se passaria na Colômbia.

Nova animação da Disney, 'Encanto', terá canções de Lin-Manuel Miranda

Título internacional

Esta é a segunda vez que um filme animado da Disney tem título em outra língua que não o inglês. O primeiro foi Saludos Amigos, de 1942 (que no Brasil se chamou Alô, Amigos). Coincidentemente, ambos os filmes receberam títulos em espanhol.

Também é a quarta produção canônica das animações da Disney a retratar a cultura da América Latina. As outras duas são Você Já Foi à Bahia?, de 1944, e A Nova Onda do Imperador, de 2000.

A visita de Disney à América Latina |

Protagonismo feminino

Encanto é o segundo filme de 2021 da Disney Animations a trazer uma protagonista feminina, depois de Raya e o Último Dragão. É a primeira vez que duas animações protagonizadas por mulheres são lançadas no mesmo ano pela Disney.

Cultura colombiana

Embora outros três filmes já tenham retratado a cultura da América Latina de diversos países, Encanto é tecnicamente o primeiro a retratar uma cultura específica: a colombiana. A Nova Onda do Imperador trazia uma mistura de referências dos impérios inca e do Peru e os longas estrelados por Zé Carioca passeavam por diversos países, inclusive o Brasil.

Elenco latino

Boa parte dos protagonistas de Encanto receberam as vozes de artistas de origem latino americana. Caso de Mirabel, a protagonista, que tem voz de Stephanie Beatriz. Além dela, outros nomes como John Leguizamo, Diane Guerrero e Wilder Valderrama também fazem parte do elenco.

Aliás, esta é a terceira vez que Lin Manuel-Miranda e Stephanie Beatriz trabalham juntos. As anteriores foram em Brooklin Nine-Nine e Em Um Bairro de Nova York.

Premiere de Encanto acontece em Hollywood; confira as reações!

Participação especial

O cantor colombiano Maluma faz uma participação especial no filme emprestando sua voz para Mariano, o noivo prometido da irmã de Mirabel.

Colombian Superstar Maluma Joins 'Encanto' Voice Cast -

Eu uso óculos….

Mirabel é a primeira protagonista feminina da Disney a usar óculos e apenas a quarta dentre todos os longas. Os outros são Milo Tatch (Atlantis), Chicken Little (O Galinho Chicken Little) e Lewis Robinson (A Família do Futuro).

Ainda não existem informações se Mirabel será uma princesa Disney oficialmente, mas se for, será a primeira delas a usar óculos.

DISNEY NEWS: Meus favoritos #3 | Disney Amino PT Amino

Números

Encanto foi lançado exatamente 80 anos depois de Dumbo (1941), 70 depois de Alice no País das Maravilhas (1951), 60 depois de 101 Dálmatas (1961), 40 depois de O Cão e a Raposa (1981), 30 depois de A Bela e a Fera (1991), 20 depois de Atlantis: O Reino Perdido (2001) e 10 depois de O Ursinho Pooh (2011).

Também é o décimo longa animado da Disney a não ser baseado em nenhum material pré-existente, junto com O Rei Leão (1994), Dinossauro (2000), Lilo & Stitch (2002), Irmão Urso (2003), Nem Que A Vaca Tussa (2004), Selvagem (2006), Bolt (2008), Zootopia (2016) e Raya e o Útimo Dragão (2021).

Encanto: Conheça a história mágica do novo filme da Disney - Notícias de  cinema

Saiba o que achamos de Encanto

Muito já se falou sobre Encanto, a sexagésima animação dos estúdios Disney que estreia no próximo dia 25 de novembro nos cinemas brasileiros. Da locação inspirada na Colômbia às origens latinas, da diversidade e representatividade às músicas compostas por Lin Manuel-Miranda. Mas nada do que você tenha lido te prepara para a beleza estonteante da aventura protagonizada por Mirabel Madrigal.

Centrado na pequena vila que dá nome ao filme, Encanto conta a história da família Madrigal: como eles foram parar ali, como ganharam os dons de que tanto de gabam e como fizeram do lugar e de todos à sua volta uma enorme família. No centro da ação está Mirabel (voz original de Stephanie Beatriz, de Em Um Bairro de Nova York), a única da família que não possui um dom. Entre irmãs e primas capazes de criar flores por onde passam ou donas de força extrema, tios que podem prever o futuro ou fazer chover e uma mãe que cura qualquer doença ou ferimento com arepas mágicas (um tipo de pão tradicional da América Latina feito com farinha de milho), a garota de 15 anos é a única que “não tem nada de especial”.

Mirabel decide então descobrir o motivo dela ser a única sem um dom e esbarra em um mistério da família: o tio Bruno. Desaparecido há muito tempo, Bruno previa o futuro mas desagradava a todos com as previsões (que realmente se concretizavam). Para silenciá-lo a família quase o obrigou a fugir. E é nele que Mirabel acredita estar a resposta para sua pergunta.

E aqui eu insiro uma nota particular de piada interna que talvez eu tenha sido o único a perceber: o personagem Bruno acaba por falar demais quando faz suas previsões e sua fuga é um meio de silenciar sua voz. Eu fui o único que pensou em “Silêncio, Bruno!” de Luca?

Em meio ao visual arrebatador cheio de cor e movimento da vila de Encanto e da Casa Madrigal e dos inúmeros e carismáticos personagens da história, é fácil para nós, adultos, percebermos a real lição por traz daquela trama: não devemos passar a vida nos preocupando em atender às expectativas dos outros e escondendo o que queremos de verdade. Não devemos ter medo de sermos quem quisermos ser.

LEIA MAIS

Maluma baby! Cantor empresta voz para personagem de ‘Encanto’, nova animação da Disney

Disney anuncia data de estreia de live action de Pinóquio no Disney+

Gal Gadot será Rainha Má em novo live action de Branca de Neve

Resenha do site – Eternos

Resenha do site: A Jornada de Vivo

10 curiosidades sobre ‘Jungle Cruise’ e mais: saiba o que achamos do filme

Resenha do site – Raya e o Último Dragão

10 curiosidades sobre ‘Luca’ + o que achamos do filme

Com uma trama que flui de maneira fácil e rápida, números musicais incríveis que soam modernos e internacionais e uma personagem tão verdadeira que é quase de carne e osso, Encanto transmite sua lição mais para os pais que para as crianças. Estas, vão se deliciar com os animais, as cores e as piadas do filme. Ao abrir mão dos contos de fada e aportar no realismo mágico, a Disney produz um longa de emocionar.

Não tão dramático quanto Frozen ou Raya e o Último Dragão, Encanto consegue, sem o perdão do trocadilho, encantar de maneira fácil ao encher nossos olhos com aquele visual de cair o queixo e nos deixar com uma importante lição: seja quem você quiser ser. Este pode ser o seu maior dom.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: