Resenha do site: Casa Gucci

Novo longa do diretor Ridley Scott é decepcionante e arrastado. Saiba o que o Pausa Dramática achou

É difícil entender as escolhas que o diretor Ridley Scott fez para o elenco de Casa Gucci. Com exceção de Lady Gaga e Al Pacino, o restante do elenco “italiano” do longa passou bem longe de qualquer origem latina. Adam Driver e Jared Leto, por exemplo, têm descendência alemã, escocesa e irlandesa, entre outros. Jeremy Irons, por sua vez, é tão inglês quanto o chá das cinco.

Então por que escolher este elenco para representar uma tradicional família italiana? Mas esta é só uma das perguntas que nos fazemos enquanto Casa Gucci desfila na tela em suas quase intermináveis duas horas e meia. Que sotaque é aquele que Gaga está tentando fazer? Pode ser italiano… mas também pode ser russo, alemão, holandês…

O sotaque, aliás, talvez seja o maior problema do longa. Não há justificativa para o fato de um diretor experiente como Scott (de filmes como Gladiador, Blade Runner, Alien ou Thelma & Louise) ter optado por filmar na Itália, com atores americanos falando com sotaque italiano. Por que então não filmar nos EUA com os mesmos atores ou na Itália com atores locais? Ou, quem sabe, sem fingir um sotaque? Outra escolha difícil de entender: por que Jared Leto foi escalado para ficar sob quilos de maquiagem e interpretar o caricato Paolo Gucci? Por que Salma Hayek (mexicana de descendência libanesa) foi escalada para viver Pina, uma vidente estereotipada?

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O sotaque forçado e os personagens que beiram o humorístico de segunda poderiam ter sido relevados, se o filme se mostrasse interessante. Mas depois de um bom começo e um segundo ato morno, a conclusão de Casa Gucci é arrastada e desinteressante. A ponto de nosso único desejo ser mesmo o de ver a próxima roupa que Gaga irá usar em cena.

A bem da verdade, a própria história contada em tela não é das mais interessantes. Exceto pela personagem de Gaga, Patrizia, ninguém tem ambição, ninguém tem motivação. Todos ao seu redor já têm tudo nas mãos e não têm pelo que lutar. Não conseguimos torcer por ninguém, não tomamos partido. Maurizio Gucci, personagem de Adam Driver, muda de comportamento tão repentinamente que parece que virou outro personagem. A impressão é a de que estamos acompanhando mesmo um desfile de moda de mais de duas horas, com um pouco de melodrama no meio. Enquanto isso, Driver dá sinais de estar se prendendo num único personagem em todos os seus trabalhos e Gaga se mostra uma atriz acima da média.

Casa Gucci é plástico, sem emoção, sem ritmo e desinteressante. Infelizmente um filme que fez mais buzz do que deveria (boa parte por conta de sua protagonista) e que, depois de visto, merece voltar pro guarda-roupas, pois já saiu de lá com cheiro de guardado. No frigir dos ovos, Casa Gucci tem mais pontos negativos e erros que acertos.

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