Oito acertos – e um erro – de Vingadores: Ultimato (COM SPOILERS)

Talvez você ainda não tenha visto Vingadores: Ultimato. Mas, levando em consideração que em cinco dias o filme fez U$1,2 bilhões de dólares na bilheteria mundial, é muito provável que você seja um dos 5,6 milhões de brasileiros que já viram o filme.

Então, se você já viu, acompanhe uma breve análise que fizemos de cinco acertos do filme. E se você ainda não viu e não quer levar spoilers, pode CLICAR AQUI e conferir nosso especial #SemanaVingadores que fizemos no ano passado. Se quiser continuar, vá por sua conta e risco 😉

ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS

Acerto 1: os Vingadores “originais”

Desde o início, Ultimato mostra que está ali para homenagear os cinco Vingadores originais. O filme é deles e os demais heróis fazem pontas ou aparecem lá para o final do filme. São eles que resolvem a bagunça e são eles que ganham e perdem.

Acerto 2: girl power

Ok, Capitã Marvel aparece bem pouco durante o filme. Talvez justamente por conta do que listamos acima. Mas, além do fato dela aparecer e ser fundamental em dois momentos-chave do longa, ela reafirma a mudança no rumo da Marvel: as mulheres também estão no comando.

A cena, durante a batalha, que o time feminino se une contra Thanos é incrível e as mulheres vibraram no cinema.

Acerto 3: referências e auto-referências

A gente sabe que o pessoal da Marvel adora uma referência. Então, por que não ir buscar nos seus próprios filmes? A sacada de fazer os heróis voltarem para os filmes anteriores e encontrarem personagens importantes do MCU (como o pai de Howard Stark ou Natalie Portman em uma aparição digital) foi genial.

As piadas com Hulk fingindo estar bravo ou Stark disfarçado de guarda contracenando com ele mesmo ou as lutas de personagens com seus “eus” de outro tempo mostram como a Marvel sabe buscar as referências dentro de si mesma e agradar as novos e velhos fãs.

Acerto 4: Não perca tempo com explicações de coisas absurdas

Todo fã de cinema sabe que, nos filmes, as viagens no tempo têm suas próprias regras. Por si só, viagens no tempo são coisas complicadas de se explicar e entender. Se eu voltar no tempo, posso mudar meu hoje? Era Marty McFly que estava certo e uma pequena alteração no passado pode arruinar meu futuro?

E Ultimato não perde muito tempo com isso. Questionando justamente filmes como De Volta Para o Futuro, o longa cria suas próprias regras pra viagens no tempo e não se estende muito em explicações, já que sabe que se trata de algo completamente hipotético e que uma explicação longa e detalhada pode acabar com o ritmo do filme.

Acerto 5: um épico emocional

Por mais que Ultimato talvez demore um pouquinho a mais do que devia para engatar de vez, o longa é um verdadeiro épico cinematográfico. Emoções que vão do choro ao riso em minutos, acertos de contas, correção de erros do passado e tudo culminando numa batalha digna de O Retorno do Rei e em um final emocional de acalmar os corações. Aplausos merecidos dentro do cinema.

Acerto 6: Piadas no lugar certo

A absoluta maioria das piadas de Ultimato vem tão natural que parece improvisada. Não existe o “momento engraçado”, tudo flui organicamente de forma que pareça tudo parte de um contexto maior.

Claro, exceto pelo momento engraçadinho de Peter Quill, que continua soando forçado e irritante.

acerto 7: melhor desenvolvimento dos personagens

Se até Guerra Infinita os personagens dos Vingadores não eram bem desenvolvidos, em Ultimato eles ganharam traços mais fortes do que nunca.

Acerto 8: Primeiro personagem gay na Marvel

Também é digno de nota a primeira aparição de um personagem assumidamente gay nos filmes da Marvel. Tudo bem que foram necessários 11 anos e 22 filmes, mas ele finalmente chegou. Não é um herói, ok, mas não dá pra querer demais né? Pelo menos na sessão em que eu estava o personagem não gerou risinhos na plateia.

Ah e o personagem é interpretado pelo próprio diretor do longa, Joe Russo.

O ERRO

Convenhamos que transformar uma depressão/obesidade/alcoolismo em piada não foi nada bonito, né?

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s